Os apaixonados pela História e pela Filosofia provavelmente sabem que, na Grécia Antiga, Sócrates foi o grande mentor de Platão e que Platão foi o grande mentor de Aristóteles. Portanto, os três fundadores da Filosofia Ocidental foram mentores uns dos outros, de modo que o mais experiente compartilhou o seu conhecimento com o menos experiente. Isso permitiu que os pupilos pudessem dar continuidade aos trabalhos dos seus mentores, mas por meio das suas próprias contribuições.

Este exemplo clássico mostra como é importante contar com um mentor. Mas e no mundo contemporâneo? Qual é o significado de uma mentoria? Esse processo continua tão importante como fora no passado? As respostas para estas perguntas, você confere neste artigo. Boa leitura!

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O que é mentoria?

A mentoria é o processo por meio do qual uma pessoa com mais experiência e conhecimentos em um determinado assunto oferece orientações a alguém com menos experiência.

O indivíduo mais experiente recebe o nome de mentor, sendo responsável por auxiliar as pessoas com menos conhecimento. Ele compartilha os seus saberes, baseado na teoria que já aprendeu e na prática que já vivenciou.

O indivíduo menos experiente recebe o nome de mentorado. Ele sabe que precisa alcançar objetivos pessoais e/ou profissionais e, para isso, recorre à orientação de alguém que já alcançou os objetivos que ele deseja para si.

PSC

A ideia de um processo de mentoria não é que o mentorado torne-se uma cópia do seu mentor, mas alguém que, inspirado pelos conhecimentos e atitudes do mentor, seja capaz de aprender com ele, mas também de trilhar o seu próprio caminho de sucesso.

Quais são os benefícios que a mentoria oferece?

A mentoria é vista na atualidade com um processo de aceleramento da conquista de objetivos. Quando uma pessoa recorre ao auxílio de um mentor, ela consegue enxergar com mais clareza aquilo que deseja alcançar em sua vida. Depois de definir esse objetivo, o mentor a auxiliará a alcançar essas metas, por meio de ações estratégicas.

Esse planejamento tem como base a sabedoria e a experiência de vida do mentor, o que inclui conhecimentos teóricos e práticos. Nesse sentido, uma das maiores vantagens que a mentoria proporciona é que o mentor poderá ajudar o mentorado a resolver problemas com mais agilidade e senso crítico. Como as adversidades enfrentadas pelo mentorado provavelmente já foram vivenciadas também pelo seu mentor, fica mais fácil encontrar a saída.

Além disso, o mentor pode oferecer ao mentorado uma série de ferramentas e materiais de apoio, como livros, artigos, pesquisas, cursos, treinamentos e eventos relevantes ao assunto em questão. Também é fato que um mentor pode ser uma grande ajuda no processo de networking, já que ele pode apresentar o mentorado a outros profissionais da área, estabelecendo trocas de conhecimento e possíveis parcerias.

Por fim, é importante ressaltar que a mentoria também cumpre uma importante função motivacional. Ao longo do percurso, as dificuldades do caminho podem fazer com que o mentorado se desanime e passe por oscilações emocionais. Nesses momentos, o mentor atua também como um conselheiro, ajudando o indivíduo a lidar com as suas emoções, a lembrar-se dos seus propósitos e a agir com resiliência e inteligência emocional.

Em quais áreas a mentoria pode ser útil?

Talvez a mais conhecida das mentorias seja a mentoria profissional. Nesse tipo, o mentor orienta o mentorado a estudar, a consumir determinados conteúdos, a comparecer a determinados eventos, a realizar treinamentos e a desenvolver algumas capacidades técnicas para o exercício de uma profissão.

No entanto, também há outras áreas em que a mentoria é util. A mentoria financeira, por exemplo, tem crescido bastante. Por meio dela, as pessoas aprendem com alguém mais experiente a obter novas fontes de renda, a controlar os seus gastos e a investir com sabedoria.

Outro tipo bastante comum de mentoria é a do empreendedorismo, em que o mentor ajuda um empreendedor iniciante a planejar o seu negócio, a desenvolver um modelo sustentável, a administrar as finanças, a contratar profissionais competentes, a conquistar clientes por meio de estratégias de marketing e vendas, entre outros aspectos.

Por fim, também existem as mentorias pessoais/espirituais, que ajudam as pessoas a lidarem melhor com os seus sentimentos, a construírem relações mais saudáveis e a serem naturalmente mais felizes com as suas escolhas no dia a dia. Esse tipo de mentoria aborda temas como: saúde, autoestima, amor, família, amizade etc.

4 dicas para escolher um mentor

Agora que você já sabe o que é a mentoria e em quais áreas da vida ela pode ser útil, você pode estar se questionando: como escolher o mentor ideal para o meu caso? Separamos 4 dicas úteis nesse sentido. Confira:

1. Verifique o conhecimento teórico do mentor

Se você deseja ser um empreendedor, por exemplo, precisa ter como mentor alguém que seja um empreendedor bem-sucedido. Portanto, o primeiro passo para selecionar um mentor é verificar se aquela pessoa tem o conhecimento teórico (e a formação) necessário para auxiliar você em sua jornada.

Uma boa dica é escolher alguém que já tenha alcançado o objetivo que você deseja alcançar, afinal de contas, essa pessoa já conhece o “caminho das pedras”.

2. Conheça as suas vivências práticas

É muito importante que o mentor tenha conhecimentos teóricos. No entanto, nem todo conhecimento necessário está nos livros ou nos cursos de formação.

Imagine, por exemplo, que você esteja interessado numa mentoria sobre empreendedorismo e encontrou um indivíduo graduado em administração de empresas, repleto de especializações, mestrados e doutorados.

No entanto, o indivíduo sempre se dedicou à vida acadêmica, mas pouco se empenhou em ter um negócio próprio. Ele até teve uma empresa na juventude, mas acabou por encerrar as atividades. Será que esse indivíduo, com tantos saberes teóricos e tão pouca experiência prática, poderá efetivamente orientar-lhe na estruturação do seu negócio?

3. Escolha alguém que você admira

Ao longo da vida, certamente encontramos pessoas que nos inspiram. São aqueles indivíduos que nos despertam o pensamento “nossa, queria ser assim!”. Essas pessoas podem ser amigos, familiares, colegas de trabalho, professores, chefes, enfim, basicamente qualquer indivíduo que esteja presente em nossa história.

Se você admira alguém, fica mais fácil escolhê-la como um mentor, afinal de contas, essa pessoa já tem algo que lhe desperta inspiração. Pode ser um conhecimento, uma habilidade, um traço da sua personalidade, uma experiência prática ou um resultado que a pessoa obteve. Avalie esses itens naqueles que você admira. Eles podem ser grandes mentores.

4. Analise a compatibilidade entre mentor e mentorado

Por fim, assim como ocorre nas sessões de terapia e de coaching, as mentorias também exigem que haja sintonia e compatibilidade de perfis entre mentor e mentorado. Há casos em que a conversa simplesmente não flui e que o mentorado não consegue se abrir como gostaria com o seu mentor.

Todo mentor deve tirar o seu mentorado da zona de conforto, mas isso deve ser feito com respeito, com confiança, com clareza de comunicação e com um bom relacionamento. Quando esses aspectos não estão presentes, não há compatibilidade e química entre os dois envolvidos, o que seriamente compromete o andamento da mentoria.

Neste artigo, você compreendeu o que é uma mentoria, quais benefícios ela oferece, em quais áreas ela pode ser útil e de que maneira devemos selecionar os nossos mentores. Que você tenha aproveitado estes parágrafos com muita sabedoria para colocar os ensinamentos em prática!

E você, já participou de uma mentoria? Sabia que ela pode ser assim tão importante? Então, deixe a sua opinião no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se interessar pelo tema, por meio das suas redes sociais!