Uma das principais belezas existentes em cada ser humano é a sua capacidade de ser único — em pensamentos, ações, comportamentos e atitudes. Cada um de nós tem um jeito especial de ser, de enxergar o mundo ao nosso redor e de interagir com ele, o que nos torna indivíduos completamente especiais e dignos de admiração. Essa essência é o chamado mindset!

Há beleza nisso, pois, se todos nós fôssemos e pensássemos de forma igual, o mundo não teria tanta graça, como tem hoje devido às diversidades de cada ser vivo que o habita. Nesse sentido, é essencial uma mudança de perspectiva em todos nós, levando em consideração que cada pessoa tem uma forma de ser, pensar e agir, e que está tudo bem ser assim.

O mindset, ou mentalidade, é o padrão de funcionamento da nossa mente. Trata-se de um conceito complexo, influenciado por uma série de questões. Neste artigo, você vai entender:

  • O que é mindset?
  • Qual é a sua importância?
  • Como ele é formado ou modificado em cada pessoa?
  • Quais são os tipos existentes?
  • Como podemos desenvolvê-lo para alcançar resultados extraordinários em todas as áreas da vida?

Continue a leitura e descubra!

O que é mindset? Qual é a sua importância?

De acordo com Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em psicologia social e psicologia do desenvolvimento, o sucesso nas mais diferentes áreas da vida não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial. Na verdade, ele está, principalmente, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida, ação também chamada de mindset, que quer dizer a atitude ou configuração mental que cada indivíduo tem.

O termo mindset significa “modelo mental” ou “mentalidade”, que nada mais é do que a maneira como uma pessoa pensa. É a configuração dos seus pensamentos. Assim, é a partir dele que enfrentamos as mais diversas situações do cotidiano. Também é por meio dele que tornamo-nos capazes de tomar decisões.

O conjunto de ideias, crenças e valores que uma pessoa tem é responsável pelo seu mindset, que pode ser traduzido como modelo mental predominante. Esse modelo é responsável pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece na sua vida, motivando as suas decisões e atitudes. Trata-se da percepção que cada um tem da realidade em que está inserido, norteando a sua vida.

PSC

Como o mindset de um indivíduo é formado?

Conforme citamos, o mindset é a mentalidade de uma pessoa, ou seja, a maneira como ela pensa e age frente à vida. Por exemplo: algumas pessoas conseguem superar o fim de um relacionamento rapidamente e dar início a outro. Em contrapartida, há pessoas que sofrem profundamente ao fim de um namoro e que, por isso, demoram muito tempo até que voltem a confiar em alguém. São mindsets distintos.

Mas o que justifica essa diferença nas formas de pensar e de agir? O mindset de uma pessoa é constituído de diferentes elementos, que tornam única a configuração da sua mente. São fatores que fazem parte da vida de todo e qualquer ser humano, do começo ao fim, como:

  • Personalidade;
  • Histórico de vida;
  • Pessoas com as quais mais convive;
  • Cultura em que nasceu e em que vive;
  • Formação individual: família, amigos, valores, tradição religiosa, formação acadêmica etc.;
  • Locais que frequenta com mais assiduidade;
  • Profissão que exerce;
  • Interesses pessoais e hobbies;
  • Sonhos e objetivos.

Existem pessoas que alegam que era muito indisciplinadas e propensas às desistências. Todavia, quando começaram a praticar um esporte, conseguiram desenvolver melhor a disciplina e a persistência até alcançar as suas metas. Esse é apenas um exemplo de como um ambiente, um grupo de pessoas ou uma atividade pode criar ou modificar o mindset de um indivíduo.

Quais são os tipos de mindset que existem?

Algumas pessoas conseguem modificar o seu mindset com mais facilidade do que outras. Elas apresentam o chamado “mindset de crescimento”, em que “atualizam” as suas crenças e o seu comportamento diante dos acontecimentos da vida. Já nas pessoas mais rígidas, que evitam a mudança, existe o chamado “mindset fixo”, conforme você verá a seguir.

  • Mindset fixo

Quando uma pessoa apresenta um mindset fixo, isso quer dizer que ela acredita que a sua capacidade, habilidade e inteligência são imutáveis. Essas pessoas já nasceram com um “dom”, “genialidade”, que não se transforma. É isso e pronto. Ou é inteligente ou não é. Ou tem habilidade ou não tem. Essa é a crença dessas pessoas.

É muito comum, no mindset fixo, a predominância da vaidade, da hostilidade e da exaltação dos talentos considerados “natos”. Errar é algo inadmissível para essas pessoas, pois errar significa fracassar. E o fracasso é fatal.

Quando se tem um mindset fixo, não se crê no aprendizado por esforço e na capacidade de mudar. Aliás, aqui, o esforço também é sinônimo de fracasso, pois, uma vez que você precisa se esforçar para algo, quer dizer que você não é capaz, não é inteligente e não tem o talento necessário para desempenhar algo. Então, por que perder tempo se esforçando?

Dessa forma, raramente as pessoas com esse mindset assumem a responsabilidade pelos seus atos, buscando sempre desculpas externas para justificar algo quando não dá certo.

  • Mindset de crescimento

Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência. — Ayrton Senna.

Ao contrário do mindset fixo, o mindset de crescimento é a crença de que obstáculos e limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. Ele está presente nas pessoas movidas por desafios. O esforço não é apenas essencial, mas também existe a crença e a valorização do “hard work”, ou seja, do trabalho duro e do mérito, em vez apenas da premiação por resultados — como a famosa gamificação.

Dessa forma, é por meio das dificuldades e desafios que os neurônios humanos realizam importantes e novas conexões, que nos tornam mais inteligentes. Assim, praticar e treinar é o que os mindsets de crescimento executam, a fim de aperfeiçoar a atenção, a memória e a capacidade de julgamento. São indivíduos que, acima de tudo, acreditam que podem mudar e melhorar continuamente. Nada é fixo e eterno.

Qual é a relação entre o mindset e as mudanças comportamentais?

Da mesma forma que o mindset pode ser construído, ele pode ser alterado. Isso significa que você pode desenvolver uma nova realidade da qual gostaria de fazer parte e começar a viver a partir disso. Para mudar efetivamente algum hábito ou comportamento, portanto, é preciso mudar o seu mindset, ou seja, a sua forma de ver o mundo. Novas atitudes só surgem quando há uma mudança na mente que as origina.

Caso não haja uma mudança de mentalidade, é muito provável que atitudes sabotadoras e crenças limitantes acabem impedindo a mudança no comportamento ou que as mesmas atitudes de sempre sejam colocadas em prática. A partir do momento em que você realiza uma mudança efetiva no seu pensamento, porém, o seu comportamento também se altera, passando a ser a sua nova realidade.

Dentro das empresas, essa realidade não é diferente, sendo que um dos grandes desafios enfrentados pelas mais diversas organizações existentes no mercado é mudar a mentalidade dos seus colaboradores. Isso ocorre porque é preciso incentivá-los a “pensar fora da caixa”, o que exige investimento em inovação e motivação.

O que o mindset tem a ver com o desenvolvimento pessoal?

Assim, é possível criar uma mentalidade diferente daquela a que as pessoas estão acostumadas e que foi moldada pela realidade e história de vida de cada um. Isso resulta no alcance de resultados diferentes daqueles já alcançados, com um desempenho ainda melhor. É aquela velha história: se você deseja obter resultados diferentes, precisar tomar atitudes diferentes — o que tem origem no mindset.

Aliás, essa é a essência de qualquer iniciativa de desenvolvimento pessoal, como é o caso do coaching e da psicologia. Tudo é inicialmente cognitivo, para depois ser comportamental. Em outras palavras, é preciso questionar a mentalidade antiga, modificá-la (entre o que pode ser mantido e o que deve ser mudado) e só depois adotar novos comportamentos e obter melhores resultados.

Como manter um mindset mais positivo?

Se você acredita que precisa alterar algo na sua forma de pensar, confira, a seguir, algumas dicas para manter o seu mindset elevado, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

1. Trabalhe o seu autoconhecimento

O primeiro passo para uma mudança positiva de ações, pensamentos e comportamentos é investir e trabalhar no sentido de desenvolver o autoconhecimento. Quando falamos em autoconhecimento, estamos falando do processo de tomada de consciência de nós mesmos, ou seja, de quem verdadeiramente somos.

Assim, quando damos início a esse processo, nós passamos a entender melhor os motivos que nos levam a pensar e a agir de uma forma, e não de outra. Assim, temos a oportunidade de realizar as mudanças necessárias na nossa realidade para que desenvolvamos o mindset de crescimento na nossa vida.

2. Faça planos

Trace planos para uma vida melhor do que a atual, sempre almejando o crescimento. Fazer isso vai ajudar você a manter-se focado nos seus objetivos. Analise, ao mesmo tempo, os comportamentos, pensamentos, atitudes e ações que precisam ser modificados para que você se torne ainda mais bem-sucedido e consiga alcançar o estado que deseja na sua jornada evolutiva.

3. Leia mais

A leitura é algo que tem o poder de agir sobre o nosso inconsciente, ajudando-nos a modificar pensamentos, comportamentos e atitudes — que, por vezes, tornam-se prejudiciais ao nosso crescimento e desenvolvimento, pessoal e profissionalmente.

Nesse sentido, é fundamental que criemos o hábito de ler cada vez mais, principalmente livros que possam ampliar os nossos conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Assim, além de aumentarmos o nosso repertório, também estaremos contribuindo para uma mudança positiva de mindset na nossa vida.

4. Aproxime-se de pessoas bem-sucedidas

Com essa dica, não queremos dizer que você deve se aproximar dessas pessoas com o interesse de obter ganhos materiais para si. A ideia é que você esteja próximo desses indivíduos que costumam obter grandes resultados nas suas trajetórias, a fim de que você tenha a oportunidade de perceber como essas pessoas agem quando os seus projetos dão certo e o que elas fazem quando os planos dão errado.

Elas podem se tornar grandes exemplos e fontes de inspiração para que você passe a se sentir ainda mais motivado a adotar as mudanças necessárias na sua realidade. Dessa forma, você será capaz de desenvolver, cada vez mais, o seu mindset de crescimento. O intuito é que você observe como é a mentalidade das pessoas nas quais você se espelha e, a partir daí, edifique o seu próprio mindset.

5. Foque nos aspectos positivos

Geralmente, quando algo de ruim nos acontece, focamos apenas nos aspectos negativos da situação, deixando de observar o que a experiência nos trouxe de positivo.

Por mais que, nesses momentos, você acredite que não, as adversidades e os desafios que enfrentamos diariamente têm o grande poder de nos transformar, de fortalecer as nossas emoções e sentimentos e, principalmente, de nos ensinar a evitar os erros do passado. Isso permite que tenhamos cada vez menos falhas na nossa caminhada pela vida, desde que estejamos atentos a esses aprendizados.

Para que você coloque em prática ainda mais ações que o ajudem a mudar, efetivamente o seu mindset, compartilhamos com você uma das palestras de José Roberto Marques, fundador do IBC, no CONARH 2018, em que ele explica como desenvolver o mindset neurocientificamente adequado para alcançar resultados extraordinários na sua vida. Confira:

Como moldar o seu mindset?

É importante deixar claro que uma pessoa não apresenta apenas um tipo de mindset em todos os aspectos da vida. Na verdade, eles variam de acordo com a situação. Em cada área, é comum que haja a predominância de um tipo, mesmo que nem sempre seja o mesmo. Uma pessoa pode ter um mindset de crescimento na carreira, mas muito fixo na vida pessoal, por exemplo.

Em seu livro Mindset, a especialista Carol S. Dweck, não classifica um tipo de mindset como sendo certo ou errado. Contudo, ela nos faz enxergar e entender que o mindset de crescimento é o modelo que nos permite ter mais êxito em todas as áreas da vida, além de ser o que mais contribui para o desenvolvimento pessoal.

Dweck ainda apresenta as formas de identificação dos tipos de mindset a partir de determinados comportamentos e, mais do que isso, também mostra como é possível transformar o mindset de cada pessoa no momento em que desejar. A autora ainda explica como aplicar o mindset de crescimento no dia a dia, utilizando-se de vários exemplos e exercícios.

No ambiente de trabalho, negócios, estudos, educação das crianças, esportes, amor, enfim, em todas as áreas, o sucesso está diretamente ligado ao que pensamos. Sabendo disso, é mais fácil entender como o mindset é capaz de dialogar diretamente com a nossa disposição para o aprendizado, sobretudo com os desafios e dificuldades.

Assim, não adianta tentar mudar uma atitude se a mentalidade não for alterada antes, pois logo o comportamento anterior voltará a ser executado. Portanto, é preciso alimentar pensamentos positivos e desafiadores, eliminando tudo o que não for.

Como o coaching beneficia o seu mindset?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que tem ajudado pessoas e empresas no Brasil e no mundo a mudar a forma como enxergam o universo ao seu redor. Isso lhes permite alcançar resultados extraordinários nas suas jornadas evolutivas.

Por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, o processo de coaching ensina aos seus participantes os caminhos para que tomem ainda mais consciência sobre os seus pensamentos, bloqueios e crenças que estejam limitando a sua atuação em todas as áreas da vida. Assim, ele permite que os indivíduos possam adotar as mudanças necessárias, a fim de que, finalmente, tenham a oportunidade de crescer em todos os âmbitos das suas vidas.

Em poucos dias de formação, o indivíduo inicia um poderoso processo de autoconhecimento, que lhe trará ainda mais clareza sobre as suas ações, comportamentos e atitudes positivas, bem como sobre aquelas que o estão prejudicando (fazendo com que o seu mindset mantenha-se fixo e, assim, não haja nenhum tipo de evolução na sua jornada). A ideia é propor mudanças com base nessas reflexões, de modo que um mindset de crescimento seja desenvolvido.

Gostou de saber que existem novas possibilidades e novos caminhos que você pode seguir na sua vida? O que você achou de saber mais sobre o mindset? Deixe o seu comentário no espaço a seguir e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois, diariamente, trazemos novos conteúdos para contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional!

Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!