No decorrer da vida, precisamos lidar com pessoas dos mais diferentes perfis, e cada uma delas pode nos ensinar algum tipo de lição. No artigo de hoje, abordaremos especificamente os indivíduos que agem com prepotência e se sentem superiores aos outros. 

É um assunto importante, pois, a pessoa, ao adotar um comportamento prepotente, pode afetar negativamente os seus relacionamentos no ambiente de trabalho e até mesmo na vida pessoal, criando um clima desarmônico e prejudicial. Nesse sentido, é importante saber como se comportar quando estivermos diante de situações assim. 

Neste artigo, você vai entender o que é uma pessoa prepotente, como reconhecer alguém com essa característica, como lidar com pessoas assim e o que fazer para que você mesmo não seja prepotente. Preparado? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é uma pessoa prepotente?

Afinal, qual é o significado da palavra prepotente? Esse termo tem origem no latim praepotens antis e se refere a uma pessoa com excesso de poder e que comete abusos relacionados a ele, exercendo tirania, opressão e autoritarismo.

Além disso, a palavra prepotência é sinônimo de arrogância, ou seja, as pessoas prepotentes são aquelas que gostam de impor a sua autoridade e se colocar sempre acima dos demais. Por isso, estão a todo momento tentando provar o quanto são boas no que fazem e, principalmente, melhores do que os outros. É, basicamente, o contrário de ser humilde e consciente da sua pequenez em relação ao universo.

Quais são as principais características de uma pessoa prepotente?

Não é difícil deparar-se com pessoas que apresentam esse comportamento, e nem é difícil identificá-las, visto que as suas principais características, geralmente, os tornam indivíduos que gostam de ser enaltecidos, notados e reverenciados. 

As principais características do comportamento de uma pessoa prepotente são:

  • Sempre encontra algum defeito no êxito de terceiros;
  • Está a todo o momento se autoafirmando em relação às qualidades que tem;
  • Não sabe aceitar críticas e reconhecer os seus pontos de melhoria;
  • Não assume as suas falhas e sempre encontra uma maneira de culpar terceiros;
  • Acha que todos a invejam e que é um “ser perfeito” e inquestionável;
  • Não tem muitos amigos, mas tenta passar uma ideia contrária;
  • Tem dificuldades em aceitar ordens e sugestões;
  • Apresenta um grande vislumbre relacionado ao poder;
  • É excessivamente vaidoso;
  • Quer sempre ter razão e não gosta de ser contrariado.
PSC

Percebeu como é bastante fácil identificar um ser prepotente? As atitudes dessas pessoas sempre demonstram que elas se consideram superiores. É por esses e outros motivos que comportamentos assim estão muito presentes em governos absolutistas, tiranos e ditatoriais, pois são as melhores maneiras de as pessoas que cultivam essas características poderem legitimar o seu propósito.

Além disso, em menor abrangência, é possível deparar-se com pessoas assim nas mais diversas situações cotidianas, como no meio acadêmico, em situações sociais, na vizinhança, na família e no trabalho.

O que leva uma pessoa a agir com prepotência?

Por mais que tentem parecer cheios de segurança, os indivíduos prepotentes são, na verdade, inseguros e têm grandes problemas de autoestima. Eles se utilizam de uma armadura de superioridade para esconder o quanto são frágeis. Aqueles que realmente são seguros das suas qualidades não sentem a necessidade de se autoafirmar o tempo todo, pois têm consciência de quem são — de suas qualidades, dons, talentos e também dos pontos a melhorar.

Essas pessoas gostam de se gabar de determinadas características: a beleza física, o cargo que ocupam, a profissão que exercem, a universidade em que estudaram, as viagens que realizaram, o bairro onde moram, o carro que dirigem, as roupas que vestem, e por aí vai.

Entretanto, antes de irritar-se com um amigo, familiar ou colega de trabalho que seja prepotente e arrogante, procure vê-lo com outros olhos. Se for alguém especial para você, talvez valha a pena ajudar. 

Analise a possibilidade de conversar para mostrar que essa atitude pode prejudicá-lo e, principalmente, incentive-o a buscar o autoconhecimento, de modo que possa entender a razão de agir dessa forma e compreender melhor os seus sentimentos e emoções para que consiga utilizá-los positivamente.

Como lidar com uma pessoa prepotente?

Para lidar com pessoas prepotentes e evitar ser afetado negativamente por elas, siga estas dicas:

  • Atente-se ao seu comportamento: observe como o comportamento da pessoa prepotente o afeta e trabalhe na sua autoestima para que as atitudes dela não o incomodem tanto.
  • Recuse o papel de competidor: mostre que não quer competir, mas sim colaborar. Não dar atenção à prepotência pode neutralizar esse comportamento.
  • Tenha humildade: retribua a arrogância com educação e humildade, demonstrando que agir positivamente é melhor do que pagar na mesma moeda.
  • Foque nas qualidades da pessoa: procure enxergar as qualidades da pessoa prepotente para mudar a sua perspectiva e diminuir o incômodo.
  • Desenvolva a sua inteligência emocional: conheça e controle as suas emoções, o que o permitirá lidar melhor com diferentes tipos de comportamento e escolher melhor as suas companhias.

Como não se tornar prepotente?

Depois de conhecer formas positivas de lidar com pessoas prepotentes, veja algumas dicas para que você mesmo não se deixe levar por esse sentimento. Saiba que esses indivíduos agem dessa maneira sem se dar conta (na maioria das vezes), então, é importante manter a atenção para evitar cair nas armadilhas da arrogância.

  • Conheça as suas características pessoais: saiba as suas qualidades e áreas a desenvolver para ter uma autoestima saudável, sem necessidade de autoafirmação.
  • Saiba ouvir outras pessoas: aceite que você nem sempre está certo e escute opiniões e conselhos dos outros. Selecionar o que é relevante pode trazer aprendizados valiosos.
  • Evite elogiar-se a todo momento: em vez de se autoelogiar, valorize os feitos dos outros ao seu redor. Elogiar os outros demonstra humildade e fortalece relações.
  • Tenha gratidão: cultive a gratidão, reconhecendo e apreciando a ajuda e as conquistas. A gratidão e a humildade afastam a prepotência e influenciam positivamente o ambiente ao seu redor.

Conclusão

Em conclusão, a prepotência é um grande sinal de insegurança e apenas traz prejuízos para quem age dessa maneira e para as pessoas ao redor. Ao deparar-se com alguém assim, procure manter uma postura positiva e evite entrar em uma competição, pois o resultado disso será negativo para ambos os lados. A melhor maneira de combater a arrogância é com humildade e autoconfiança. Lembre-se disso e tenha muito sucesso!

Quer entender mais sobre o comportamento humano? Clique aqui e saiba mais!

E você, ser de luz, já teve que lidar com alguma pessoa prepotente? Como fez ou faz para conviver? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!