
Igor Kisselev/Shutterstock Progressão é um trabalho terapêutico voltado para o futuro
Perguntar a um coachee onde ele pretende estar dentro de cinco ou dez anos é algo recorrente para um coach. Mas não é exatamente disso que se trata quando, à luz de Milton Erickson, falamos de progressão. Avançar no tempo tem, sim, um componente de planejamentos e previsões futuras, mas nesses casos o exercício não é necessariamente fazer com que o paciente ou coachee planeje seus passos em longo prazo.
Como a Técnica da Progressão Funciona
A progressão é um trabalho terapêutico voltado para o futuro. Através dele o hipnoterapeuta pode se orientar, a fim de achar as melhores formas para o tratamento já em curso. Quando o sujeito está orientado para o futuro, sem deixar, contudo, de manter os pés no presente, é possível detectar até mesmo o que o paciente espera do tratamento hipnótico.
A grande questão aí pode ser o fato de que alguém que experimenta um processo baseado na técnica da Regressão tende, quando em transe profundo, a traçar quadros que podem fornecer dados preciosos para o hipnoterapeuta planejar, vislumbrar e executar o tratamento.
A técnica da regressão pode ser posta em prática de diversas maneiras. Aqui também se obedece ao preceito ericksoniano de não interpor métodos estanques e rígidos a ponto de não caber uma boa dose de livre interferência do terapeuta.
Sugestões Diretas e Indiretas na Progressão
As sugestões diretas e estruturadas são as formas mais comuns de promover, durante a terapia, a progressão de idade no paciente. Uma sugestão clara como “passado o período atual, como você estará daqui a…” é uma demonstração banal de como o exercício pode ser iniciado. O intuito é criar de fato uma imaginação ou projeção de um estado ou tempo futuro.
Métodos indiretos, no entanto, de sugestão ao paciente ou coachee para orientar o futuro também são muito usados. Metodologias com a utilização de metáforas, claro, não poderiam faltar. Elas ajudam a alavancar uma ideia ou pensamento, sem que esses sejam diretamente sugeridos ou ditos ao sujeito da hipnoterapia.
Independentemente da abordagem de que se utiliza o coach, o fundamental nessa prática é criar possibilidades que conduzam o coachee a um estado de transe, que o permita desenvolver e manter expectativas sobre o futuro, desencadeando uma perspectiva motivadora que acaba retroalimentando o processo terapêutico experimentado.
Gostou de saber um pouco mais sobre Progressão e seus benefícios? Conheça a formação em Coaching Ericksoniano e aprenda a dominar esta que é a linguagem de comunicação mais efetiva da atualidade e um grande diferencial na carreira de coaches que desejam levar seus diferenciais para sua atuação profissional. C