No mundo do empreendedorismo, dos investimentos e dos negócios em geral, é muito comum que surja a palavra ROI. ROI é um termo que vem do inglês (Return On Investment), traduzido para o português como “retorno sobre investimento”.
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O que é ROI?
Trata-se de uma métrica, expressada em valor percentual, para expressar o quanto um negócio ou investimento foi vantajoso, contrapondo os ganhos obtidos e os montantes investidos.
No marketing, por exemplo, esse índice possibilita que os empreendedores identifiquem quais foram as estratégias mais vantajosas, que podem ser repetidas para otimizar o desempenho da empresa. Esse número indica quanto dinheiro a empresa ganhou ou perdeu adotando a referida estratégia.
No entanto, não é só no marketing que o ROI se aplica. Qualquer ação de fidelização de clientes, treinamento de vendedores, ou mesmo investimentos em ferramentas novas para melhorar a produtividade da empresa pode ter o ROI como métrica de avaliação de sua eficiência.
Como o ROI é calculado?
A fórmula para calcular o ROI é relativamente simples, pois leva em consideração apenas dois valores: ganho obtido e investimento inicial:
O resultado da aplicação dessa fórmula será um valor em percentual. Esse valor permite que sejam efetuadas comparações sobre diferentes estratégias, ações e investimentos de um empreendimento, de modo bastante simples.
Um exemplo prático: uma empresa adotou duas estratégias de marketing para aumentar seus rendimentos. Na estratégia A, investiu 100 mil reais e obteve um ganho de 300 mil reais. Na estratégia B, investiu 50 mil reais e obteve um ganho de 200 mil reais. Qual das duas foi mais vantajosa?
Aplicando a fórmula:
Estratégia A:
Estratégia B:
A estratégia B obteve um ROI de 300% e, portanto, foi mais vantajosa do que a estratégia A, que, embora tenha proporcionado mais ganhos em termos absolutos, teve um ROI inferior, de 200%.
Lembrando que os ganhos obtidos sempre se referem apenas àquilo que foi arrecadado com as vendas originadas a partir daquela estratégia específica. Quanto aos custos, devem incluir todas as despesas envolvidas na referida estratégia. No caso de um blog, por exemplo, é preciso incluir a hospedagem, o valor pago ao redator e ao revisor de conteúdo, a plataforma de edição de texto, entre outros.
Uma consideração importante que precisa ser feita é que os valores obtidos são referentes a um determinado período de tempo, e isso influencia na avaliação de uma estratégia de negócios. Obter 300% de ROI em cinco anos pode indicar que a estratégia foi bem-sucedida. No entanto, se esse mesmo valor for obtido em 20 anos, não se trata de uma estratégia tão vantajosa assim.
Qual a importância do ROI para um empreendimento?
As empresas que desejam fortalecer suas marcas, conquistar novos clientes, fidelizar clientes atuais e abocanhar uma maior fatia do mercado em que estão inseridas precisam diversificar suas estratégias.
Para manter a competitividade, é possível investir em redes sociais, anúncios nos mecanismos de busca, disparo de e-mails, publicidade tradicional, ações de promoção de vendas ou merchandising, treinamento de vendedores, enfim, podem ser empregadas diferentes ações.
A questão é que a estratégia que funciona muito bem para um negócio pode não surtir o mesmo efeito em outra empresa. Por isso, é essencial que cada empreendedor saiba avaliar a eficácia de suas estratégias dentro do seu próprio contexto. Conforme visto no exemplo anterior, o ROI é uma métrica interessante para mensurar quais dessas opções de fato oferecem mais vantagens.
Assim, ele permite que sejam identificadas as maiores fontes de lucro do empreendimento, tanto em termos de comunicação e marketing, quanto em termos de vendas e relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível diagnosticar problemas em determinadas áreas e apontar possíveis soluções.
O ROI sozinho não fará milagre, mas pode ser um importante ponto de partida para que a empresa investigue melhor as estratégias adotadas. Depois, com o auxílio de outras métricas, fica mais fácil fazer uma análise de negócios mais aprofundada.
5 maneiras de como o ROI pode ser útil
O cálculo do ROI, como você pôde acompanhar nos exemplos, é bastante simples e é também muito útil para auxiliar os empreendedores em suas tomadas de decisão. A seguir, você confere os cinco principais benefícios do uso dessa métrica:
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Redução de custos
O ROI diminui quando os investimentos são muito altos e não aumentam os ganhos na mesma proporção. Assim, a empresa consegue identificar aquelas ações que, embora caras, não são capazes de trazer tantos benefícios assim para o negócio.
Dessa maneira, todo e qualquer investimento que não esteja sendo proveitoso precisa ser abandonado, de modo que apenas aqueles que têm proporcionado bons resultados mantenham-se ativos. Isso evita que a empresa perca dinheiro, tempo e esforços com ações que não serão decisivas para melhorar seu desempenho.
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Aumento na lucratividade
Você provavelmente reparou em três palavrinhas muito importantes na vida de qualquer empreendedor que apareceram no parágrafo anterior: dinheiro, tempo e esforços. Esses três bens são valiosíssimos, e o ROI permite que eles deixem de ser empregados nas estratégias menos vantajosas e possam ser utilizados nas ações que mais funcionam para a empresa.
Quando uma empresa reduz seus gastos e potencializa a utilização de seus principais recursos, a consequência é óbvia e certeira: os lucros aumentam. Especialmente para quem sempre apura e melhora constantemente as ações implementadas, é natural que a lucratividade seja ampliada.
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Benefícios que perduram por mais tempo
O cálculo do ROI deve ser um hábito nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Quando esse costume estiver consolidado, a empresa conseguirá perpetuar continuamente os bons resultados que já foram obtidos.
No entanto, se uma empresa foi bem-sucedida em alguma ação, mas nunca mais utilizou o ROI para mensurar sua eficácia, ela tende a perder essa lucratividade. Estratégias que antes eram extremamente eficientes podem perder o seu efeito junto ao público. Quem não mensura o ROI com frequência faz essa descoberta tarde demais. Por isso, a métrica ajuda a prevenir crises e a “avisar” o empreendedor sobre quando é necessário mudar de estratégia.
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Motivação para os funcionários
Não há nada mais desmotivador para um funcionário do que trabalhar em algo em que há dúvidas sobre sua real eficácia. Pior: é extremamente desanimador trabalhar em estratégias que se sabe que não funcionam como deveriam.
O ROI evita esses dois cenários, pois ele é a comprovação numérica de que um determinado projeto é vantajoso. Quando as equipes das empresas têm acesso a essa informação, naturalmente ficam mais animadas para empregarem seus esforços em sua execução, pois sabem que grandes objetivos estão prestes a ser alcançados.
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Melhora no clima organizacional
Como resultado de todos os itens anteriores, o cálculo constante do ROI como métrica de avaliação estratégica permite que todos os envolvidos lancem um olhar analítico sobre o trabalho, com foco em resultados. Além disso, ele possibilita que as decisões estratégicas sejam tomadas de forma imparcial, sem opiniões pessoais, mas com comprovação do que mais funciona para a empresa.
Portanto, o ROI, cuja fórmula é bastante simples, é uma métrica reveladora e que pode melhorar o desempenho da empresa em vendas, a sua situação financeira e também o clima da própria organização. Portanto, faça de seu cálculo um hábito para que seu empreendimento cresça de forma sustentável e eficiente.
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