A página do Word está ali aberta há 2 horas. Você sabe o que precisa fazer, mas não tem ideia de como começar. As ideias parecem ter entrado em greve. Se você já precisou produzir um texto criativo, seja na escola, na universidade ou no trabalho, provavelmente já se deparou com esse cenário angustiante e desesperador: o bloqueio criativo.

Qualquer pessoa pode passar por esse momento, sobretudo os profissionais que dependem da criatividade: escritores, músicos, publicitários, arquitetos, designers, artistas, entre outros. O bloqueio criativo surge quando novas ideias e inspirações simplesmente não aparecem.

Se você sofre desse mal de vez em quando, ou se conhece alguém que vivencia esse pequeno drama do dia a dia, confira as 10 dicas a seguir.

1. Livre-se de todas as distrações

Ao iniciar um processo criativo, é importante que você esteja 100% dedicado a ele. Você até pode utilizar a internet para obter algum tipo de inspiração para as suas ideias, mas tome muito cuidado com ela. Quando menos percebemos, estamos checando o Instagram, curtindo algo no Twitter, respondendo uma mensagem, enfim, fazendo qualquer coisa, menos o trabalho criativo que precisamos fazer.

O cérebro é um órgão que consome energia. Por isso, saiba como deseja gastá-la. Distrações em geral “consomem” essa energia do cérebro, esvaziando o estoque na hora em que você realmente precisar dele. Fique atento!

2. Aposte no brainstorming

Brainstorming, do inglês “tempestade de ideias”, é um processo criativo muito utilizado nas áreas de marketing e publicidade. Ele consiste em escrever livremente as ideias que passarem pela sua cabeça, sejam elas boas ou ruins, sem julgá-las inicialmente. Depois, num momento em que você estiver mais calmo e analítico, poderá avaliar todas as ideias que você escreveu e selecionar as que fizerem mais sentido.

PSC

Algumas empresas utilizam a técnica de brainstorming em reuniões, permitindo que todos os participantes digam suas ideias enquanto alguém as anota. Depois, o grupo começa a avaliar os prós e contras de cada ideia, escolhendo as mais eficazes.

3. Tenha momentos de descanso e lazer

Como citamos anteriormente, o cérebro é um órgão que precisa de descanso e de recuperação de suas energias. Pessoas que trabalham com criatividade, portanto, precisam de férias de vez em quando, caso contrário, enfrentarão esgotamento mental e estresse.

O perfil workaholic tem passado por uma romantização na sociedade contemporânea, mas a verdade é que ele pode ser bastante prejudicial. Uma mente descansada produz muito mais do que uma exausta. Assim, passeie, viaje, descanse e relaxe ao lado daqueles que você ama.

4. Altere o seu local de trabalho

A rotina pode ser uma vilã no trabalho criativo. Por isso, pequenas alterações em nosso dia a dia são capazes de nos tirar do tédio e da monotonia, o que estimula a mente a pensar de forma distinta.

Fazer um caminho diferente para o trabalho, mudar a posição da sua mesa, ou mesmo escrever no caderno com uma caneta de outra cor já podem produzir algum efeito criativo. Alguns profissionais gostam de fazer o brainstorming em mesas bagunçadas, pois alegam que esse ambiente favorece a inovação. Depois, dirigem-se a outro lugar, mais organizado e sóbrio, para executarem a parte mais analítica de avaliação das ideias.

5. Faça uma tarefa monótona

Se você trabalha com criatividade, provavelmente já foi surpreendido por uma ideia incrível num momento bastante inesperado. Às vezes, passamos horas num escritório tentando chegar a uma solução criativa, mas ela simplesmente não vem. Depois, ela aparece milagrosamente em nossas mentes enquanto estamos tomando banho, cozinhando ou fazendo faxina.

Depois de estudar bastante o projeto em que você estiver envolvido, o cérebro precisa dar uma relaxada e deixar as ideias “em banho Maria”. As tarefas mais tediosas estimulam outras áreas do cérebro, enquanto aquelas que estiveram ocupadas descansam. É nesses momentos que as respostas mais impressionantes vêm à tona. Por isso, não se surpreenda se a solução der as caras enquanto você estiver passando roupa, regando as plantas ou dirigindo.

6. Ouça música

Por falar em estimular diferentes áreas do cérebro, algumas delas são estimuladas por música. Além disso, as músicas mais relaxantes têm o poder de aliviar o estresse e a ansiedade, amenizando também a intensidade de nossas respirações e batimentos cardíacos.

Nessa sensação de paz, como a que uma música clássica promove, fica mais fácil concentrar-se na tarefa criativa. Algumas pessoas dizem que Beethoven e jazz são as melhores indicações. Experimente diferentes estilos e descubra o que funciona para você.

7. Faça algum exercício físico

Você sabia que Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, realiza reuniões em pé, e que Steve Jobs tinha esse mesmo hábito? Isso não é à toa. Pesquisas têm indicado com frequência cada vez maior que passar muitas horas sentado não é saudável nem para o corpo, nem para a mente.

Por isso, é importante fazer pausas ao longo do dia para alongar-se, espreguiçar-se, conversar sobre amenidades com os amigos e relaxar as tensões. Uma boa caminhada ou outro exercício físico são muito importantes, pois reduzem o estresse e melhoram o humor. Um estudo da Universidade de Stanford (2014) concluiu que caminhadas elevam em 60%, aproximadamente, a capacidade criativa das pessoas.

8. Consuma conteúdos motivacionais

Muitas vezes, o bloqueio criativo ocorre quando nos cobramos demais, quando adotamos uma postura perfeccionista, quando não nos sentimos bons o bastante ou quando nos preocupamos demais com as opiniões dos outros. Por isso, conteúdos que nos inspirem e fortaleçam a nossa motivação são sempre boas pedidas antes de um processo criativo.

Uma frase motivacional, uma música que coloca você “pra cima” ou um vídeo de algum profissional que você admira (não necessariamente em sua área, pode ser um esportista, por exemplo) podem fazer com que você inicie seu dia com mais autoconfiança.

9. Tenha uma boa noite de sono

São 2h da manhã. Se até agora você não teve a ideia que tanto esperava, dificilmente a terá neste momento. Seu cérebro está esgotado e precisa de descanso para renovar as energias. A privação do sono, ou um sono de má qualidade, compromete o descanso de seu corpo e de sua mente.

Enquanto dormimos, o cérebro organiza as informações do dia anterior. Aliás, o seu subconsciente consegue trabalhar na resolução de problemas inclusive enquanto você está adormecido. É por isso que acordar com uma nova ideia na mente não é assim tão raro. Portanto, não negligencie seu sono; ele é muito importante para a sua criatividade. Durma num lugar escuro e silencioso por, no mínimo, 6 horas por noite.

10. Amplie seu repertório cultural

Por fim, é importante ressaltar que a criatividade não é um dom, ao contrário do que as pessoas pensam. Todo mundo é criativo, mas essa capacidade pode ser mais ou menos exercitada pelas pessoas. Ser criativo nada mais é do que ter um rico acervo de referências de ideias que possam ser combinadas e aplicadas a determinados contextos.

Por isso, quanto maior for esse acervo, mais respostas criativas essa pessoa será capaz de encontrar. E como aumentar esse repertório? Lendo livros, assistindo a diferentes filmes e séries, viajando, conhecendo novas culturas, pesquisando, acompanhando as notícias, fazendo programas culturais, ouvindo diferentes tipos de música, visitando lugares novos e conversando com as pessoas.

Cada experiência de vida é um importante combustível para o pensamento criativo, pois amplia o nosso repertório, ou seja, o nosso conjunto de referências. Que as dicas acima auxiliem o seu processo criativo e desbloqueiem seus caminhos!

Se você gostou das recomendações e se tiver outras com que possa contribuir, deixe seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.