proatividade é uma característica bastante valorizada pelas empresas atualmente. Desenvolver essa habilidade, além de ser positivo por uma questão profissional, também é bastante interessante para a vida de uma forma geral. Um indivíduo proativo é aquele que não espera que as circunstâncias guiem suas ações, pois ele está no controle da situação. Continue acompanhando o artigo para entender melhor o que é uma pessoa proativa e descobrir que lições você pode aprender com esse perfil.

Sabia que o Coaching pode ajudar a desenvolver a PROATIVIDADE?!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach” para descobrir como!

O Que é uma Pessoa Proativa?

A palavra: “proativo” tem dois significados e ambos possuem sentidos semelhantes. O primeiro vem do termo em inglês: proactive, que se refere a uma pessoa que consegue controlar as situações ao invés simplesmente de esperar que as coisas aconteçam. Já o segundo significado pode ser percebido observando a formação da palavra em português, que também pode ser grafada como pró-ativo, ou seja, em favor da ação.

Uma pessoa proativa é aquela que está sempre atenta para o que acontece ao seu redor e, ao notar que pode contribuir com algo, rapidamente toma uma atitude. Vale lembrar que ser proativo não é o mesmo que ser perfeito, já que o indivíduo continua sendo um ser humano, que está susceptível a erros como qualquer outro. Contudo, a diferença é que ele tem sempre outros planos para colocar em prática e corrigir as eventuais falhas. Para que entenda melhor este perfil, podemos dizer que o proativo age entes de acontecer, o reativo espera acontecer para agir.

Lições Que Podemos Aprender Com Uma Pessoa Proativa

Sempre digo que o exemplo é uma das formas mais eficazes de aprendizado. Então, que tal aprender lições poderosas com as pessoas proativas? Tenho a certeza de que esses ensinamentos te ajudarão a conquistar um melhor desempenho em seu dia a dia de trabalho ou pessoal e, inclusive, mostrar que o seu potencial para resultados é muito maior do que imaginava. Ser proativo é saber que sempre é possível ir além.

1 – Ter Iniciativa

A iniciativa é a primeira e mais forte característica de uma pessoa proativa. No trabalho, ela não cumpre apenas as demandas que lhe são passadas, mas também procura enxergar além e verificar se existem outras formas de contribuir com a empresa. É importante deixar claro que proatividade nada tem a ver com puxa-saquismo ou bajulação do chefe, principalmente porque o foco não está em agradar alguém, mas sim em desempenhar todo o potencial que se possui.

PSC

Para começar a ter iniciativa, é fundamental que amplie a sua visão sobre as coisas e encontre oportunidades com as quais possa contribuir. Isso pode ser exercitado com situações simples dentro da sua própria casa. Ao invés de esperar uma conta vencer ou algum alimento acabar, antecipe a necessidade e planeje-se para efetuar o pagamento e comprar o item em tempo hábil.

2 – Desenvolver o Raciocínio Rápido

Para que consiga ter iniciativa e tomar decisões eficazes, o proativo precisa ter raciocínio rápido. A melhor maneira de adquirir essa habilidade é exercitando o cérebro e tirando-o da zona de conforto, para que ele se torne cada vez mais ágil. Algumas atitudes que contribuem para esse desenvolvimento incluem: jogos de raciocínio, aprender um novo idioma, ser curioso, ler sobre os mais diversos assuntos, treinar a memória, enfim, colocar a cabeça para pensar e estimular a mente.

3 – Ter Autoconfiança

A autoconfiança é outra característica de destaque nas pessoas proativas, principalmente porque é fundamental confiar em si para acreditar que suas ações podem trazer bons resultados. O principal caminho para se tornar um indivíduo autoconfiante é o autoconhecimento, pois apenas quando tiver certeza absoluta sobre suas qualidades é que aprenderá a confiar em si e em suas capacidades. Autoconfiança e autoestima andam lado a lado e são fundamentais para se tornar proativo.

4 – Adotar uma Postura Responsável

Ao contrário do reativo, que sempre encontra alguém para culpar em relação aos seus erros, o proativo se responsabiliza totalmente por suas atitudes. Além disso, são pessoas que assumem o controle sobre a própria vida e não são meras vítimas dos acontecimentos. Para adotar uma postura responsável é fundamental desenvolver a habilidade que citei na dica anterior, que é a autoconfiança. Aqueles que são confiantes são capazes de assumir a responsabilidade por suas ações com segurança e convicção.

5 – Manter o Foco nas Soluções

Quando um problema acontece, ao invés de desperdiçar seu tempo com lamentações e procurando culpados, o proativo começa a buscar soluções, pois são elas que realmente importam nesse momento. Depois de a situação resolvida, aí sim se torna necessário rever as causas para aprender com os erros e evitar que a situação se repita. Aconselho que faça uma autoanálise para identificar se costuma focar no problema ou na solução e, assim, determinar os traços do seu comportamento que precisam ser melhorados ou potencializados.

6 – Formar uma Rede de Apoio

Para conseguir encontrar boas soluções e colocá-las em prática, os proativos costumam ter uma espécie de rede de apoio, formada por pessoas que possam ajudar a resolver as questões que surgirem. Essa é uma atitude interessante tanto para a vida pessoal como profissional, pois permite que um ofereça suporte ao outro, trazendo benefícios para todos. Se você costuma se isolar das outras pessoas por acreditar que não precisa de ninguém, saiba que elas têm muito a agregar, assim como você pode fazer a diferença na vida delas.

7 – Aprender a Criar Oportunidades

O proativo é, acima de tudo, um criador de oportunidades. Através de habilidades como raciocínio rápido, autoconfiança, responsabilidade, iniciativa e todas as outras que citei no decorrer do artigo, o indivíduo se torna capaz de criar oportunidades ao invés de esperar que as coisas caiam do céu. A proatividade é poderosa principalmente porque promove a ação, que é fundamental para que metas sejam alcançadas, sonhos sejam realizados e habilidades sejam desenvolvidas. Aprenda a criar oportunidades e torne-se o protagonista da sua vida.

Sabia que o Coaching pode ajudar a desenvolver a PROATIVIDADE?!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach” para descobrir como!

 

10 Benefícios de Ser Uma Pessoa Proativa

É inevitável que temos que encarar situações ou acontecimentos surpreendentes o tempo todo. Ninguém está livre de algum tipo de contratempo, seja um rompimento de relacionamento, perda do trabalho ou uma pessoa querida. Nossa vida é cheia de surpresas! E a maneira com que você lida com elas é que vai dizer muito sobre sua capacidade de se sobressair em cada situação. 

Quer saber mais sobre os benefícios de ser uma pessoa proativa? Então continue comigo…

  1. Estar preparado para cada situação: quando você procura gerenciar cada cenário dos acontecimentos que lhe pegam de surpresa. Nesse tipo de situações inesperada, você poderá agir de forma proativa. Por exemplo, quando você perde um bom dinheiro na aplicação da bolsa de valores. Você vai estar bem mais preparado da próxima vez, tanto emocionalmente, quanto financeiramente. Será uma lição aprendida. Da próxima vez terá mais cuidado em investir tanto em riscos altos. 
  2. Seu futuro começa no presente: estar mais preparado no que está acontecendo hoje para evitar o caos no futuro, como um seguro de vida, uma reserva de dinheiro. 
  3. Tempo é dinheiro: se você se esforça hoje, você garante também um amanhã mais tranquilo e melhor economicamente.
  4. Alivio de problemas: a proatividade ajuda a prevenir os problemas antes do acontecimento, minimizando a exposição a eles. Um exemplo disso é quando você tem que estar em algum ambiente, junto com pessoas que você não se sente bem e que você tem certeza que não irá aguentar ficar por ali por muito tempo. Evitar o contato com pessoas negativas e que não te fazem bem é uma atitude preventiva. 
  5. Mudanças para melhor: reconhecer a necessidade de mudanças. Pensar no futuro e perceber que há coisas que você pode mudar para melhor. Se “mover” e criar oportunidades para que suas expectativas se tornem palpáveis e reais. Por exemplo, se você quiser se tornar um empreendedor de sucesso, vai trabalhar com foco para isso. 
  6. Promove a criatividade: você sai da sua zona de conforto e faz as coisas funcionarem. Tenta sempre algo novo. 
  7. Indivíduo mais flexível: ser proativo oferece mais opções porque você está considerando as coisas antes que elas aconteçam. Você sabe que tipo de negócio planeja iniciar e tem iniciativa para procurar seu espaço. 
  8. Aperfeiçoamento e conscientização: você começa a se perceber, começar algum projeto novo, quebrar velhos hábitos, inovar. 
  9. Visão geral e metas a longo prazo: atuar de forma proativa significa que você está olhando para o futuro. Mudar hábitos alimentares e rotina de exercícios em busca de uma vida mais saudável e feliz. A proatividade faz com que você promova mudanças em você mesma e reflita em seus colegas de trabalho, amigos e família. Toma direções mais claras para o futuro, ao invés de ficar sentado, esperando as coisas acontecerem à sua volta. Traça um caminho e o segue. Você não está na posição de trabalho que deseja hoje? Mas, com certeza, sabe para onde planeja ir e como planeja chegar lá.
  10. Tranquilidade: fica feliz e tranquilo por que sabe onde está, para onde vai e o que está por vir. Dessa forma dorme melhor, descansa melhor, é seguro de si pois tem o amanhã planejado. 

 

Como o Coaching Pode Te Ajudar a Desenvolver a Proatividade

A poderosa metodologia do Coaching tem como principal objetivo o desenvolvimento humano. Através de ferramentas e perguntas que levam o indivíduo a refletir, é possível identificar e potencializar habilidades, resolver questões relacionadas a situações negativas e, também, desenvolver hábitos, como o da proatividade. Poder contar com um coach profissional nesse processo poderá fazer com que obtenha resultados em muito menos tempo e com muito mais eficácia.

Além disso, o Coaching também vai dar o suporte necessário a que a pessoa compreenda com clareza quando é a melhor hora de agir e de usar sua proatividade com assertividade, pois ser proativo não é apenas agir, mas saber como agir e quando agir! Também trará mais consciência sobre quando é o momento de recuar, ou seja, de deixar que outras pessoas também assumam um papel mais proativo no sentido de mudar suas realidades e de conquistar resultados mais positivos, tanto no aspecto pessoal como profissional.

Ser proativo irá transformar a sua forma de agir e de enxergar o mundo ao seu redor. Quanto mais útil se sentir, mais motivação terá para continuar e, então, o céu será o limite para o seu sucesso e desenvolvimento. Descubra o seu potencial infinito e vá além!

Quer descobrir como desenvolver suas habilidades? Assista meu vídeo abaixo.

 

Copyright: 399158209 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel