Propósito, uma palavra que tem sido bastante falada atualmente. Você sabe o que realmente isso significa? Basicamente, propósito é o objetivo de vida de uma pessoa, aquilo que a motiva a acordar todas as manhãs. Tornar-se consciente em relação ao seu, permitirá que viva com mais direcionamento, canalizando suas energias para aquilo que faz sentido dentro do seu entendimento como indivíduo. Continue a leitura para entender melhor o conceito e a sua importância.
Contents
O que é propósito?
Cada ser humano tem um propósito, o motivo pelo qual veio ao mundo. O meu propósito é ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial máximo através de meus cursos e treinamentos e, assim, contribuir para um mundo melhor. É como se cada indivíduo com o qual compartilho meu conhecimento se tornasse uma semente que irá levar o aprendizado adiante. Isso me move e me motiva a evoluir a cada dia mais, dando sentido à minha existência.
Existem pessoas que têm como propósito levar alegria para as outras, fazer a diferença no mundo através de um empreendimento, de seus estudos e pesquisas, sendo um exemplo de solidariedade, ajudando animais de rua, são muitas as possibilidades. O bonito da vida é exatamente isso, cada indivíduo contribuir oferecendo o seu melhor, assim, juntos, nos tornamos uma corrente poderosa.
A busca por um propósito pode estar ou não ligada a uma crença religiosa. Para indivíduos espiritualizados, o conceito está relacionado a um chamado de um ser superior. Para aqueles que não possuem nenhuma crença, o propósito está ligado à busca pela evolução pessoal e ao desejo de fazer a diferença no mundo, construir um legado e ser lembrado por algo positivo.
Motivos para viver seguindo um propósito
Uma pessoa que decide viver seguindo um propósito tem muitos benefícios, veja a seguir quais são eles e entenda por que deve encontrar o seu.
1 – Ter uma motivação para se dedicar a algo
Motivação é o motivo que leva à ação, uma pessoa motivada se sente muito mais engajada para ir em busca de seus objetivos. Experimente em um dia definir pela manhã quais serão os seus objetivos e, em outro, apenas realizar tarefas sem qualquer planejamento. Então, veja em qual situação sentirá mais satisfação quando o fim da tarde chegar, o que certamente irá acontecer no dia em que definiu metas e sabia pelo que estava trabalhando.
2 – Saber quais são as suas prioridades
A partir do momento em que se torna consciente sobre qual é o seu propósito, começa a identificar com mais clareza as suas prioridades, facilitando a tomada de decisão. Como diz o ditado, quando você não sabe para onde está indo, irá se contentar com qualquer destino. Saber onde deseja chegar é empoderador porque te coloca na posição de comandante do navio, possibilitando que diferencie o que está ou não de acordo com o seu propósito.
3 – Fortalecer o senso de utilidade
Sentir-se útil é fundamental para ser feliz, isso dá sentido à sua existência. Ao descobrir qual é o seu propósito, irá se dedicar a ele, transformando-o na sua missão. Uma pessoa que tem como propósito a preservação da natureza, por exemplo, se sentirá útil ao fazer parte daquela causa e trabalhar por ela.
4 – Viver com direção e significado
O propósito é como uma bússola que mostra para qual direção um indivíduo deve seguir. Isso faz com que ações do cotidiano, como acordar e ir para o trabalho, tenham um novo sentido. Existe uma história muito tocante que fala sobre isso: uma pessoa passou por uma construção e perguntou aos trabalhadores o que estavam fazendo, o primeiro disse que estava peneirando areia para fazer a massa, já o segundo imediatamente respondeu orgulhoso que estava construindo uma catedral.
Percebe o quanto o pensamento em relação ao que se faz é transformador? Em vez de simplesmente responder o que estava fazendo, como seu colega, ele olhou além, no motivo pelo qual estava se dedicando, a construção de uma catedral, possivelmente por ser uma pessoa de fé, que via ali mais do que uma construção e sim um templo.
5 – Alcançar o sucesso e a realização pessoal
Toda a clareza e a motivação que acompanham a vida com propósito são combustíveis para que uma pessoa alcance o sucesso e a realização pessoal, já que ela irá se dedicar com muito mais afinco do que faria sem esse direcionamento. Vale lembrar que o conceito de sucesso é subjetivo, cabe a cada indivíduo definir o que, para ele, significa ser bem-sucedido e buscar isso através de suas ações.
5 Dicas para viver seguindo seu propósito
Depois de entender o que significa viver com um propósito e o quanto isso é empoderador, confira cinco dicas para descobrir qual é o seu.
1 – Descubra o que te motiva: reflita sobre o que te motiva, suas paixões, o que faz os seus olhos brilharem. Vale dizer que não precisa, necessariamente, ser algo ligado à sua carreira profissional, você pode levar seu propósito como um projeto pessoal.
2 – Busque se conhecer: o autoconhecimento é a chave para o crescimento e a evolução. Busque se conhecer cada vez mais, se conectar consigo mesmo, ouvir a sua própria consciência. Isso irá te proporcionar uma visão ampla de quem você é, permitindo que tome decisões com mais assertividade.
3 – Estabeleça suas prioridades: ao descobrir qual é o seu propósito, identifique quais são as ações que te aproximarão dele. Assim, saberá identificar com mais clareza aquilo que não agrega para se desviar.
4 – Seja grato: agradecer é um gesto altamente empoderador, pois faz com que amplie a visão sobre as coisas boas que lhe cercam, o que te ajudará a manter a motivado a continuar se dedicando à sua missão.
5 – Viva o momento presente: para que suas ações contribuam com seus objetivos, precisa se concentrar no presente, despegando-se do que passou ou do que virá. Afinal de contas, é no agora que as coisas acontecem e as suas ações surtirão efeito.
Sêneca disse que quando um homem não sabe para que porto está movendo o seu barco, nenhum vento é o vento certo. Por isso, saiba para onde está indo, dê um motivo para a sua ação, então, cada pequeno gesto terá um grande significado.
Se este artigo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!
Deixe um comentário