o que é vocação profissional

wakebreakmedia/Shutterstock Descobrir qual é a nossa vocação profissional nos ajuda a ter a carreira que amamos

Você sabe o que é vocação profissional? Aliás, já descobriu qual é a sua? Pois bem, definimos esta como a aptidão ou propensão que uma pessoa tem para determinada profissão, de acordo com suas habilidades, dons, interesses e talentos. Por isso mesmo, antes de escolher sua carreira é importante que o indivíduo compreenda quais são suas inclinações neste sentido.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Se, por exemplo, você odeia ver sangue ou tem verdadeira aversão a hospital e procedimentos médicos, logicamente que profissões como medicina e enfermagem, podem não ser as melhores escolhas. Se, por outro lado, você é curioso, criativo, gosta de escrever e saber mais sobre os acontecimentos e pessoas; as carreiras ligadas à comunicação podem ser uma boa alternativa.

Porém, para chegar a estas conclusões é importante entender o que é vocação profissional e buscar identificar quais são as suas corretamente. Isso evita que a pessoa tome decisões baseadas apenas em fatores financeiros, sociais ou familiares, e possa escolher, com mais assertividade, as profissões que mais tem a ver com seu perfil, desejos, sonhos, objetivos e necessidades.

Como o Coaching Pode ajudar a Identificar o que é Vocação Profissional

O processo de Coaching, especialmente aquele focado na carreira, é um poderoso instrumento para ajudar a esclarecer dúvidas em relação à escolha da sua profissão. Também auxilia a que o futuro profissional possa conhecer melhor quais são seus interesses, dons e talentos e a alinhá-las as carreiras que mais têm a ver com tudo isso.

Para isso o Coaching de Carreira, com suas técnicas; métodos e ferramentas; atua de maneira sistêmica, fomentando o processo de autoconhecimento do coachee (cliente), ajudando-o a clarear sua visão de futuro, definir seus sonhos, a identificar suas competências e habilidades e esclarecer onde elas podem ser mais bem aplicadas.

PSC

Este apoio é importante, pois a falta de experiência do jovem e também de conhecimento sobre as profissões e as aptidões que cada uma exige, é o que, muitas vezes, leva a escolher uma profissão pela influência da família ou do fator monetário.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Não ouvir a si mesmo é um dos problemas que mais adiante vão levar a crise de identidade profissional, onde a pessoa depois de anos descobre que não faz o que gosta e que aquilo que realiza todos os dias não está alinhado com seus propósitos, desejos pessoais e missão de vida.

Por evitar que isso aconteça e potencializar suas chances de sucesso profissional exercendo a carreira dos seus sonhos, foque em conhecer qual é a sua vocação profissional e invista em áreas que realmente tenham a ver com você. O dinheiro será consequência do profissional excelente e feliz que será ao escolher a profissão que realmente representa sua essência. Pense nisso!