Você exerce algum cargo de liderança ou pensa em assumir essa posição um dia? Então, saiba que liderar pessoas é um desafio e tanto. Há até mesmo quem defenda que se trata de um dom exclusivo de alguns indivíduos. No entanto, neste artigo, nós não seremos tão extremos assim. Qualquer pessoa que desejar pode tornar-se um líder, desde que desenvolva as habilidades e comportamentos necessários nesse lugar.

Mas o que falta para você ser um bom líder? Respondendo à pergunta-título deste texto, selecionamos 8 atitudes para que você se torne um líder exemplar. Para conferi-las, é só continuar a leitura a seguir!

1. Entenda o seu modelo de liderança

A personalidade do indivíduo e a própria cultura da empresa em que ele está inserido definem o estilo de liderança a ser adotado. Por isso, analise a si mesmo e o contexto que o cerca para compreender as suas forças e fraquezas na arte de liderar.

Com base na sua análise, você conseguirá verificar quais competências e qualidades são necessárias para liderar as pessoas do lugar em que você estiver. É a partir dessa análise de contexto que você poderá potencializar as suas forças e desenvolver características que neutralizem as suas fraquezas. Acima de tudo, estude e observe o cenário do qual você faz parte.

2. Estimule o pensamento criativo

Todo líder precisa definir objetivos e traçar estratégias para alcançá-los, junto da sua equipe. Por isso, é preciso reunir todos os membros do time e ouvir o que cada um tem a dizer, incentivando-os a contribuir com as suas sugestões. Esse processo depende de uma boa dose de criatividade.

Por isso, desafie as pessoas da sua equipe e estimule-as a dizer o que pensam. Explique que não há ideias certas ou erradas, mas apenas as mais ou menos adequadas à situação vivenciada. Mostre aos seus liderados que o olhar e a voz deles têm força na empresa.

3. Seja um exemplo para todos

PSC

O líder deve ser um exemplo de tudo aquilo que ele gostaria de ver nos seus próprios funcionários, afinal de contas, é na conduta do líder que os liderados se espelham. Por isso, seja assíduo, pontual, organizado, estratégico, criativo, animado, comunicativo, bem-humorado, proativo e disciplinado.

Na função de líder, você talvez tenha a responsabilidade de definir regras para a sua equipe ou ao menos de comunicar a ela as regras já existentes na empresa. Em um caso ou no outro, seja o primeiro a seguir essas diretrizes internas, caso contrário, você não terá credibilidade para cobrá-las dos seus liderados.

4. Não tenha medo de tomar decisões

A vida de um líder é tomar decisões: quem contratar? Quem demitir? Onde investir? Qual estratégia adotar? Todas essas perguntas surgem diversas vezes por dia, de modo que cabe ao líder sempre ter coragem e determinação para decidir.

Fazer essas escolhas, porém, não é um sorteio. É necessário avaliar o cenário, estudar, analisar os dados disponíveis, ouvir o que os demais membros da equipe têm a dizer e, só então, decidir o que fazer. Dificilmente será possível agradar a todos, de modo que o líder deverá definir as suas prioridades, sobretudo nos momentos de adversidades.

5. Incentive a cooperação

O trabalho em equipe depende essencialmente da cooperação, ou seja, da capacidade que os colaboradores têm de cumprir as suas respectivas funções e de ajudarem-se uns aos outros sempre que possível.

Nesse sentido, cabe ao líder explicar a importância desse processo, reforçando que todos estão agindo rumo a um mesmo objetivo e que se competições internas surgirem, vai ficar mais difícil alcançá-lo. Portanto, estimule a comunicação clara e transparente para que todos possam resolver as suas diferenças e trabalhar em conjunto, pois isso torna os resultados mais fáceis de serem alcançados.

6. Comunique as metas a todo o grupo

Há líderes que definem objetivos, mas que simplesmente não os comunicam aos seus liderados. Como esperar uma conduta engajada e criativa, se o colaborador sequer sabe o que tem que fazer? Defina as metas e os valores da equipe, reforçando-os a cada reunião.

Explique o que deve ser feito, compartilhe os seus conhecimentos, tire as dúvidas de todos e organize as demandas. Quando a equipe sabe o que deve fazer, todos conseguem se dedicar melhor, cooperando uns com os outros. Quando isso não ocorre, cada um age de um jeito, como marinheiros em uma embarcação à deriva.

7. Nunca pare de estudar

Se você deseja ser o líder do departamento de finanças da sua empresa, por exemplo, estude continuamente sobre o assunto. Como é o departamento de finanças das empresas que são referência nesse aspecto? Quais são os seus processos? Que métodos empregam? Que tecnologias utilizam? Estude tudo sobre o tema e aplique na realidade da sua organização os conteúdos que aprender.

Além do mais, acompanhe as notícias, fique atento às tendências e nunca deixe de estudar e de fazer cursos, treinamentos e especializações. Além de estudar sobre o assunto da sua equipe, estude também sobre os fundamentos da liderança em si: comportamentos, motivação, organização, gestão de pessoas, clareza de comunicação, relacionamento interpessoal, produtividade, qualidade de vida no trabalho, administração do tempo, entre outros pilares da vida de qualquer líder.

8. Lidere com empatia

Por fim, a empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, respeitando os seus direitos e a sua personalidade para conviver com ele de forma harmônica. Todo líder precisa dessa capacidade bem desenvolvida. Assim, ele será o profissional que espera que os seus funcionários sejam, mas também procurará ser para eles o líder que ele gostaria de ter tido.

Por isso, é fundamental ser democrático e acessível, ouvindo o que o liderado tem a dizer e procurando compreender as suas razões. Isso é essencial para gerenciar conflitos, por exemplo. Além disso, seja humilde e assuma também os seus erros. Assim, você será capaz de obter mais confiança e respeito junto ao seu time.

Com você pode perceber, ser um bom líder é, na verdade, o resultado de várias atitudes, demonstradas no dia a dia. Estude-as e procure desenvolvê-las sempre e cada vez mais, de modo que você mostre às pessoas ao seu redor que você está realmente pronto para ser um bom líder.

E você, ser de luz, já coloca alguma dessas atitudes em prática? Qual(is)? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!