mão segurando lupa sobre perfil profissional

© Depositphotos.com / scornejor O setor de recursos humanos (RH) reúne diversas políticas, processos, recursos, procedimentos e métodos que visam potencializar o capital humano das organizações.

O setor de recursos humanos, também conhecido como RH, reúne diversas políticas, procedimentos e métodos que visam potencializar o capital humano das organizações.
O termo “RH” não define apenas a área responsável pelo crescimento e desenvolvimento empresarial, mas também diz respeito ao profissional encarregado por tais atribuições. Em geral, esse cargo é ocupado por psicólogos corporativos, que têm a missão de selecionar, recrutar, desenvolver e treinar colaboradores e novos talentos.

As funções do RH não param por aí. Esse profissional possui habilidades e competências para desempenhar diversas atividades essenciais dentro de uma empresa. São elas:

RECRUTAMENTO EFICAZ

Uma das principais funções do RH de uma empresa é fazer o recrutamento eficaz de talentos, de acordo com a necessidade e o perfil da organização.

Nesse sentido, realizam a pré-seleção e as entrevistas com os candidatos, utilizando-se de diversos recursos — como testes e dinâmicas — para avaliar e eleger o profissional que mais se encaixa nos padrões da empresa e nas exigências do cargo oferecido.

CRIAÇÃO DE PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS

Outra importante função do RH de uma empresa é estabelecer cargos e salários que beneficiem e deem perspectivas de crescimento para cada colaborador da instituição. Esse planejamento é fundamental para motivar, estimular o engajamento e incentivar o crescimento de cada profissional.
Para isso, é feita uma análise detalhada e criteriosa de cada cargo, identificando os requisitos e habilidades fundamentais, remuneração compatível, atitudes e competências necessárias para realizar promoções e o tempo necessário para que isso aconteça.

CUIDADO COM O BEM-ESTAR DO COLABORADOR

PSC

Outra importante atividade do RH é cuidar e promover o bem-estar de cada funcionário. Nesse sentido, o setor tem o dever de propor benefícios que estimulem a satisfação de cada colaborador, como planos de saúde, vale refeição, vale transporte, seguro de vida, entre outros.
Estes benefícios são fundamentais não só para incentivar os profissionais a se tornarem mais produtivos, mas também para fazer com que eles permaneçam felizes e por mais tempo na organização.

MANUTENÇÃO DA HARMONIA ENTRE RELAÇÕES PROFISSIONAIS

Poucos sabem, mas estimular a boa convivência e o comportamento sadio entre os membros da companhia é uma das funções do RH. Os profissionais do setor precisam estabelecer estratégias para lidar de forma imparcial com críticas, conflitos, dificuldades de adaptação e crises envolvendo a instituição ou os próprios funcionários.

ENTRADA E SAÍDA DE COLABORADORES

Também é de responsabilidade do profissional de recursos humanos cuidar do ingresso e desligamento de cada colaborador, bem como lidar com questões administrativas, burocráticas e financeiras, promovendo o bem comum para empresa e trabalhador.

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Outra importante função do RH é promover, instituir e desenvolver estratégias que promovam o crescimento e a melhoria dos processos internos e externos da empresa.

INSTITUIÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

O profissional de recursos humanos também ajuda na implantação da cultura organizacional da empresa. Para isso, o setor deve desenvolver o conjunto de normas, diretrizes, direitos, deveres, comportamentos, missão, visão e todos os valores que vão nortear a empresa.

Quais outras funções você julga serem fundamentais a um profissional de recursos humanos? Compartilhe comigo o seu comentário e lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!