A insegurança é um sentimento comum a qualquer ser humano, sobretudo quando se depara diante de uma atividade mais complexa ou com a qual não está muito acostumado. Por isso, cantar à frente de um público considerável pela primeira vez, por exemplo, dá aquele frio na barriga.

Essa sensação nada mais é do que uma expressão de ansiedade, ou seja, de pensamentos antecipatórios pessimistas. Em outras palavras, a insegurança aparece quando começamos a pensar em tudo aquilo que pode dar errado. Por um lado, isso é bom, pois nos ajuda a nos prepararmos cada vez mais. No entanto, uma dose exagerada dessa ansiedade nos torna inseguros, o que pode nos levar ao medo que paralisa e à desistência de lutar por nossos objetivos.

Se você deseja aprender a lidar com a insegurança, confira as 8 dicas que separamos a seguir. Boa leitura!

1. Monitore os seus pensamentos e a sua linguagem

Conforme citamos acima, a mente muitas vezes cria cenários catastróficos numa tentativa de nos proteger. No entanto, por mais bem-intencionada que ela seja, a verdade é que a maior parte desses cenários jamais vai se concretizar. Por isso, não acredite em tudo aquilo que passa pela sua mente.

Além disso, observe também a sua linguagem no dia a dia. Frases do tipo “é impossível”, “eu tenho medo” e “não vou conseguir” apenas reforçam as inseguranças. Por isso, substitua essa linguagem do fracasso por frases mais positivas, como “é difícil, mas eu conseguirei”. A nossa escolha de palavras nos ajuda a mudar essa mentalidade insegura e ainda favorece os nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

2. Converse com a sua mente

Se você perceber que está inseguro e que a sua mente está criando uma série de imagens terríveis sobre tudo aquilo que pode dar errado, entenda que ela só faz isso como um mecanismo de defesa para proteger você. Agradeça a iniciativa, mas não acredite naquilo que os seus pensamentos estão produzindo.

PSC

Acolha os seus sentimentos, entenda que você está passando por um momento de insegurança e lembre-se de que os pensamentos nessas horas não são realistas. Quanto mais você provar que a sua insegurança está errada, mais fraca ela se tornará com o tempo. Por isso, confie em você, e não nos pensamentos inseguros. Não desista!

3. Tente ver o lado positivo das coisas

A insegurança é, muitas vezes, fruto do medo de errar. Mas se você errar, será que as coisas serão assim tão catastróficas? Na maioria das vezes, temos a possibilidade de extrair lições das nossas falhas, aprender com elas, amadurecer e mostrar que podemos fazer melhor.

Além disso, a insegurança nos deixa tão focados naquilo que pode dar errado que acabamos nos esquecendo das vantagens que aparecerão se as coisas derem certo. Foque no lado positivo dos desafios, que é o do crescimento rumo ao sucesso. Assim, abrace as suas dúvidas e incertezas para que você se prepare melhor, mas não para que desista.

4. Experimente mudar o foco dos seus pensamentos

Muitas vezes, a pressão sobre as nossas atitudes vem da maneira como enxergamos o nosso papel no mundo. “Preciso passar no vestibular para provar que tenho valor e inteligência”. “Preciso agradar meu chefe e ser perfeito para mostrar a minha competência profissional”. “Preciso fechar essa venda para ganhar dinheiro”.

Experimente substituir essas crenças por: “preciso passar no vestibular para ser um bom profissional”. “Não preciso ser perfeito, mas vou dar o meu melhor para mostrar a todos da minha empresa que meus talentos podem ajudá-los”. “Preciso fechar essa venda para mostrar ao meu cliente que a minha solução pode tornar a vida dele melhor”. Pense nos propósitos maiores da sua vida e na diferença que você pode fazer no mundo, sem exigir de si a perfeição. Isso amenizará a sua insegurança.

5. Progrida, mesmo que aos poucos

Viver não é correr uma maratona, em que precisamos fazer tudo sempre à frente dos outros. Cada pessoa tem o seu tempo de conquistar aquilo que deseja. Por isso, defina os seus objetivos, desenhe as suas estratégias e aja todo dia, mesmo que aos poucos. Não se preocupe com a demora em conquistar algo e jamais compare a sua vida com as vidas dos outros. Cada um é cada um, e ninguém é melhor do que você.

Adquira conhecimentos e coloque-os em prática de forma contínua. O importante na vida não é ser ótimo do dia para a noite, mas ser melhor a cada dia, de modo que você esteja cada vez mais próximo dos seus objetivos. Caminhe, mesmo que devagar. O importante é não parar.

6. Não busque a perfeição

Muitas vezes, a insegurança aparece em nossas vidas porque simplesmente abominamos a ideia de cometer uma falha. Entenda, entretanto, que as falhas fazem parte da natureza humana e que nós estamos neste mundo para aprender, dia após dia. A perfeição não é existe. Portanto, procure melhorar a cada dia, mas não queira ser perfeito.

Se alguém “parecer perfeito” aos seus olhos, desconfie. Pode ser que você não esteja atento às falhas dessa pessoa ou simplesmente que ela está na zona de conforto, sem correr nenhum risco. Dessa forma, entenda que o erro pode ser um bom indicativo, de que você deseja sair dessa zona e crescer de verdade. Contudo, isso envolve abraçar as suas imperfeições e desejar progredir sempre e cada vez mais.

7. Entenda que a vida é feita de altos e baixos

Quando definimos um objetivo para qualquer área de nossas vidas, podemos cair na ilusão de que a sua conquista será em uma trajetória reta e ascendente. Seria muita ingenuidade achar que não haveria obstáculos. Por mais preparados que estejamos, a verdade é que surgem desafios no meio do caminho que nem imaginávamos.

É comum tropeçarmos nessas pedras. Quando isso acontecer, não acredite nos pensamentos da insegurança. Entenda que esses tropeços são parte do processo, e é assim para todo mundo. Reúna as suas forças resilientes, levante-se e continue de onde parou.

8. Faça o oposto do que a sua mente insegura deseja

Se os pensamentos negativos começarem a aparecer, lembre-se do aspecto positivo da missão em que você está inserido. Se surgir a vontade de desistir, trabalhe com mais dedicação para manter-se em movimento. Se sentir que tudo está prestes a acabar, pense em como recomeçar.

Muitas vezes, precisamos agir de forma contraintuitiva para reeducar a mente, de modo que as nossas ações, obtendo bons resultados, convençam o cérebro de que aquela mentalidade pessimista não estava certa.

Que as 8 dicas acima o ajudem a acabar de vez com a insegurança. Ela ainda vai aparecer em alguns momentos, mas lembre-se de que agora você já sabe o que fazer para lidar com ela!

E você, querida pessoa, tem sentido a insegurança aparecer nesses últimos tempos? Como tem lidado com ela? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, que tal levar estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!