A angústia é uma emoção que faz parte da vida de qualquer pessoa. Todos nós enfrentamos altos e baixos, e, nos momentos difíceis, essa aflição surge. No entanto, quando a angústia torna-se constante em nossas vidas, mesmo sem que haja um motivo claro para desencadeá-lo, é sinal de que estamos adoecendo e, consequentemente, de que precisamos de ajuda.

Perda de emprego, crises financeiras, doenças na família, divórcios, falecimentos, brigas e o estresse do dia a dia provocam angústia. É natural sentir essa dor, mas precisamos saber lidar adequadamente com ela, até que ela vá embora.

O desafio é: como fazer isso? Como lidar com esse sentimento doloroso e fazer com que ele desapareça? Além do apoio profissional, há alguns aspectos que dependem de você, sobretudo para superar o passado e seguir em frente. São 10 pequenas práticas diárias que fazem a diferença. Vamos conhecê-las?

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

10 práticas para lidar com a angústia

1. Lance um novo olhar sobre seus pensamentos

Você é o seu melhor amigo. Portanto, pense bem nos conselhos que você dá a si mesmo, seja por meio de pensamentos ou mesmo daquilo que você diz em voz alta. Quanto mais alimentamos um pensamento negativo, mais o cérebro o toma como verdade, e mais forte fica a angústia.

Portanto, a primeira dica é: ressignifique suas dores. Em vez de pensar “que coisa horrível aconteceu comigo!”, procure pensar “que bom que sou uma pessoa forte e inteligente para superar as adversidades e encontrar um novo caminho!”. Mesmo nas piores horas, é possível encontrar um lado positivo, nem que seja o aprendizado do que não fazer.

2. Afaste-se do que te faz mal

PSC

Você não deve fugir dos seus problemas, pois isso só os torna ainda maiores, além de aumentar a angústia. No entanto, sempre há aqueles “gatilhos” que só te lembram de sua angústia, sem que sejam úteis para algo. Nesse caso, identifique esses gatilhos e afaste-se deles.

Há determinadas situações, ou mesmo pessoas, que nos fazem mal e que precisam ser excluídas de nossas vidas. Pode parecer radical, mas é necessário. Por exemplo, se você enfrenta crises de ansiedade e conhece pessoas que só falam de problemas e tragédias, não é egoísmo algum afastar-se dessa energia negativa. Também é importante evitar programas de televisão que só falam de crimes. Isso é cuidar de sua saúde mental.

3. Foque no momento presente

As raízes da angústia são frequentemente encontradas num momento delicado do passado ou numa preocupação excessiva com o futuro. Contudo, ninguém pode mudar o passado, e o futuro depende da maneira como conduzimos o presente. Isso quer dizer que, em todas as circunstâncias, nosso foco deve estar no agora, pois ele é o único tempo real em que podemos agir.

Sempre que sua mente mergulhar em pensamentos do passado ou do futuro, traga-a de volta ao presente. Concentre-se na atividade que está fazendo agora — seja um estudo, uma tarefa do trabalho ou uma atividade doméstica, por exemplo. A meditação também é uma ótima técnica para focar no presente, pois ela estimula a concentração e a atenção plena na própria respiração. São práticas que, em longo prazo, amenizam a angústia e vários outros sentimentos dolorosos.

4. Trate bem a si mesmo

Já citamos aqui que você deve ser o seu melhor amigo. Por isso, reflita: se você ouvisse os seus pensamentos ou as coisas que você diz para si mesmo pela boca de algum amigo, essa pessoa continuaria sendo seu amigo? Se a resposta for não, então por que você é tão crítico consigo mesmo?

Quando algo dá errado, é frequente pensarmos “como eu sou burro!” ou “jamais serei feliz!”. Esse tipo de pensamento acaba com nossa saúde mental, pois nos tornamos inimigos de nós mesmos. Portanto, seja gentil consigo mesmo e demonstre paciência durante os momentos difíceis. A dor é inevitável, mas o sofrimento pode ser afastado quando acolhemos nossos sentimentos com amor. Trate a si mesmo como seu melhor amigo e evite comparar a sua vida com as vidas de outras pessoas.

5. Não fuja das emoções negativas

A tristeza, a raiva e a angústia são emoções bastante dolorosas. No entanto, nós as sentimos por algum motivo, que nos leva a refletir sobre a vida. É a partir dessa reflexão que identificamos aquilo que não está indo bem e fazemos alterações em nosso comportamento para alcançar o bem-estar.

Pessoas que fogem dessas emoções não se permitem passar por esse processo e, consequentemente, atrasam a superação desses momentos difíceis. Pense nas emoções como um rio que flui. Se você constrói uma barreira para “ignorar” esse rio, ele vai se represando com o tempo e, quando essa barreira se romper, a inundação será devastadora. É o que acontece com pessoas que reprimem sentimentos por muito tempo e depois adoecem, necessitando de tratamentos médicos.

6. Não crie expectativas sobre o outro

Quando alguém nos fere de algum modo, é natural ficarmos esperando um pedido de desculpas. No entanto, nem sempre isso vai acontecer. Portanto, entenda que criar expectativas sobre o outro é algo que só aumenta o sofrimento. É melhor aceitar que não podemos controlar o que o outro faz. Se alguém te fez algum mal, perdoe mentalmente a pessoa, mesmo que ela não demonstre arrependimento. Perdoe porque você merece paz, colocando um ponto final na história.

Mesmo que ninguém tenha te feito algum mal, evite criar expectativas. Não espere uma declaração apaixonada do namorado ou que um amigo faça por você o mesmo que você faria por ele. Se essas coisas acontecerem, ótimo, mas não alimente essas esperanças para não se frustrar.

7. Faça o que te deixa alegre

Alimentar-se de forma equilibrada, ter um sono regulado, praticar atividade física com frequência e manter a mente ativa com coisas produtivas são os pilares essenciais da saúde mental. Além disso, é importante fazer atividades de que você gosta para mandar a angústia para longe.

Conversar com um amigo, tomar um banho relaxante, dar uma volta, tomar sol, meditar, brincar com seu animal de estimação, assistir à sua série preferida, ouvir música, tocar um instrumento — todas essas são atividades que podem te relaxar e divertir. Encontre aquela de que você mais gosta.

8. Cerque-se de pessoas que te fazem bem

Citamos anteriormente a importância de afastar-se de tudo aquilo que faz mal. Além disso, é importante também aproximar-se e cultivar boas relações com aquelas pessoas que te fazem bem. Amigos e familiares que melhoram seu humor são pessoas para manter por perto.

Portanto, procure manter uma vida social ativa, encontrando-se com essas pessoas de tempos em tempos. Até mesmo um bate-papo por telefone já pode ser muito benéfico.

9. Fale sobre seus sentimentos

Muitas vezes, as pessoas guardam seus sentimentos para si, provavelmente porque têm vergonha de se abrir, medo de julgamento, ou apenas por não quererem levar preocupação a outras pessoas. No entanto, é necessário colocar essas questões para fora. Você não está só e não precisa carregar o mundo nas costas.

Se não se sente à vontade para compartilhar suas questões com as pessoas de seu convívio, procure um psicólogo. Esse profissional é especializado em ajudar as pessoas a desenvolverem a saúde emocional, sem qualquer tipo de julgamento.

10. Perdoe a si mesmo

Já citamos que é necessário perdoar aqueles que nos fizeram algum mal. No entanto, tão ou mais importante do que isso é que perdoemos a nós mesmos. Quando você comete um erro, você consegue se perdoar?

Você é um ser humano e, como qualquer outro, comete erros, afinal de contas, essa é uma característica de nossa espécie, sem qualquer exceção. A perfeição não existe, portanto, não é justo cobrá-la de si mesmo. Admita seus erros, extraia aprendizados deles, mas deixe-os no passado. Foque apenas em melhorar no presente e no futuro. Isso te ajudará a libertar-se da raiva, da tristeza, da culpa, da vergonha ou de qualquer outro sentimento doloroso.

A angústia faz parte de nossas vidas, e é natural que ela surja nos momentos delicados. Que as dicas acima permitam que você lide com esse sentimento de forma mais saudável. Se seus níveis de angústia estiverem comprometendo seu bem-estar físico e/ou mental, não hesite em procurar ajuda médica e/ou psicológica. Há solução para tudo!

Por fim, se as dicas acima fizeram sentido para você, deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem você ama. Muita gente pode estar precisando dessas dicas, e levar conhecimento às pessoas é sempre um gesto humano e solidário.