Pagar as contas, declarar o imposto de renda, começar a estudar inglês ou simplesmente levantar para trabalhar. Por que as pessoas adiam o quanto podem as suas obrigações? Em geral, tendemos a adiar as tarefas que são mais difíceis e/ou desagradáveis. Já as tarefas mais fáceis e interessantes tendem a ser realizadas com mais rapidez.

A verdade é que o ser humano é muito bom em criar metas, mas cumpri-las ao longo do ano é sempre uma dificuldade. Esse processo de adiar constantemente as obrigações recebe o nome de procrastinação. Mas afinal de contas, por que procrastinamos? Como podemos quebrar esse ciclo de adiamentos e desenvolver novos hábitos? Para acabar de vez com esse problema, continue a leitura do artigo a seguir.

Entendendo a procrastinação

A procrastinação é o fenômeno por meio do qual as pessoas adiam o quanto podem o cumprimento das suas tarefas, especialmente as mais árduas e incômodas. Isso pode ocorrer por vários motivos, mas os principais são a desmotivação e a falta de confiança nas próprias capacidades de realizar essas atividades.

Por isso, passamos a desenvolver a crença de que milagrosamente haverá um momento futuro em que estaremos com mais energia e mais inteligência para resolver essas pendências. O problema é que esse momento milagroso não chega. Então, o resultado é o prazo se encerrando, somado ao desespero de nem termos começado a fazer o que era necessário.

Aliás, algumas pessoas acabam se viciando em procrastinação. Sim, há quem goste dessa adrenalina de fazer tudo de última hora. Mas será que isso compensa? Será que os resultados das tarefas que fazemos de forma corrida são positivos? Se temos que cumprir essas obrigações de um jeito ou de outro, por que não fazê-las com tempo e com tranquilidade, mesmo que sejam desagradáveis?

Para que você deixe de procrastinar e assuma o controle das suas tarefas, separamos 7 dicas práticas. Confira:

1. Estabeleça metas realistas

PSC

Muita gente começa a procrastinar porque considera as tarefas como sendo de extrema dificuldade. Por isso, procure definir metas realistas para as diferentes áreas da sua vida.

Você não vai perder 8 kg em uma semana, não vai aprender a falar inglês em um mês e não vai tornar a sua empresa líder de mercado em um semestre. Todas essas coisas levam tempo. Por isso, a dica é quebrar esses grandes objetivos em metas mais modestas, que possam ser alcançadas dia após dia, semana após semana, mês após mês.

Se você estudar um pouquinho por dia, por exemplo, certamente obterá grandes conhecimentos num novo idioma ao final de dois anos. E esse “um pouquinho por dia” não é uma meta assim tão difícil que leve você à procrastinação.

2. Não se acostume ao fracasso

Em contrapartida, há pessoas que se acostumam a definir objetivos muito audaciosos e fora da sua realidade. Quando isso ocorre, elas passam a acostumarem-se também ao fracasso. Como essas pessoas não definem metas realistas, passam a acreditar que de fato há um problema com elas: não são inteligentes o bastante, são preguiçosas, são indisciplinadas, entre outros.

Quando as pessoas acreditam nessas ideias errôneas, acabam acostumando-se também ao próprio fracasso. Uma pessoa que desiste de tentar fica presa à zona de conforto. Ela desenvolve a crença limitante de que “não nasceu para ter sucesso” e a utiliza como desculpa para procrastinar, para desistir ou para nem sequer tentar.

3. Fortaleça os seus propósitos

Uma dica muito importante para combater a procrastinação é encontrar motivação. Por que você deseja perder peso? Por que você almeja aprender a falar inglês? Por que você quer abrir uma empresa? Se você tiver certeza dos seus propósitos, com certeza terá mais ânimo para fazer o que for preciso para alcançar os seus objetivos.

Emagrecer para ter mais saúde e energia. Falar inglês para ter uma carreira de sucesso. Abrir uma empresa para ter mais autonomia e crescimento financeiro, oferecendo mais qualidade de vida à família. Reflita sobre os seus reais propósitos. Escreva-os, se preferir. E lembre-se deles diariamente, especialmente quando a vontade de ficar na cama aparecer.

4. Lembre-se de que a frequência é mais importante do que a intensidade

Para pôr fim a esse hábito de adiar as tarefas, a dica é criar hábitos. O cérebro é um órgão programado para acostumar-se às coisas e a desenvolver rotinas. Por isso, se você deseja deixar de procrastinar e seguir firme na execução das suas atividades, faça delas um hábito.

Para emagrecer, por exemplo, você não deve caminhar 8 km num dia e depois achar que a sua missão está cumprida até o fim da semana. É preferível que você caminhe menos (apenas 2 km por dia), porém, em todos os dias da semana. O que faz com que a sua mente transforme uma atividade num hábito não é a intensidade da prática, mas a frequência.

5. Não ouça as “desculpas” do seu cérebro

O cérebro foi feito para nos proteger de todas as ameaças do mundo. Isso é ótimo para garantir a nossa sobrevivência, mas também pode ser um obstáculo ao alcance dos nossos objetivos. Esse órgão é projetado para nos incentivar a fazer o mínimo possível de esforço, para comer o máximo possível e para economizar energia, fugindo de todos os problemas.

Por milhões de anos, essas atitudes protegeram a humanidade dos perigos — aqueles que os homens das cavernas enfrentavam. Hoje em dia, porém, já não temos tantas ameaças assim. Podemos (e devemos!) praticar exercícios físicos, comer o suficiente, estudar, trabalhar e, assim, progredir nas diferentes áreas das nossas vidas.

O problema é que o cérebro ainda traz resquícios de milhões de anos de processo evolutivo, de modo que modificá-lo não é fácil. Dessa forma, a mente vai criar um milhão de desculpas para você fugir da academia, escapar da dieta e faltar à aula de inglês. No entanto, não dê ouvidos a essas desculpas para não se sabotar. Seja disciplinado!

6. Crie recompensas

Uma dica para que o cérebro se acostume aos novos hábitos e também para que você fortaleça a sua motivação é criar recompensas. Depois de concluir um trabalho difícil, que tal comer a sua sobremesa favorita? Depois de tirar uma nota alta no curso de inglês, por que não comprar uma roupa nova?

Os mecanismos de recompensa fortalecem a nossa motivação. Assim, depois de alcançarmos uma meta, a mente entende que de fato somos capazes de ir além. É por meio dessa autoconfiança que conseguimos, então, definir novas metas, entrando num ciclo contínuo de progresso.

7. Procure ajuda profissional

As dicas acima se aplicam aos casos mais simples, afinal de contas, todos nós temos comportamentos de procrastinação de vez em quando, em maior ou em menor grau. No entanto, há casos em que realmente é preciso iniciar um tratamento para identificar os gatilhos da procrastinação e desenvolver novos comportamentos.

Nesses casos, é importante procurar a ajuda de um psicólogo. Ele é o profissional recomendado para analisar cada caso e ajudar o indivíduo a adquirir novos hábitos e combater a tentação de adiar as obrigações.

E você, é um procrastinador? O que tem feito para amenizar esse comportamento tão nocivo à realização dos seus sonhos? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, familiares e colegas, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Syda Productions