A tristeza é um sentimento natural que todas as pessoas já experimentaram pelo menos uma vez na vida. Entretanto, o fato de ser algo normal não significa que você deve se entregar e não fazer nada para mudar e entender o que está sentindo. Se você deseja saber o que fazer quando estiver triste para lidar de maneira positiva com as decepções e momentos mais delicados, é só continuar acompanhando este artigo.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

10 Dicas Sobre o Que Fazer Quando Estiver Triste

A verdade é que ninguém deseja se sentir triste, entretanto, existem coisas que fogem do nosso controle e que, por isso, devemos aprender a lidar com elas de maneira positiva. Nesse sentido, quando algo te magoa, você tem duas opções: continuar agindo da mesma maneira ou fazer algo para tentar mudar a situação pela qual está passando. Entendo que a segunda opção seja um pouco mais desafiadora, contudo é através dela que conseguirá superar a tristeza, aprender com a experiência e voltar a sorrir.

Confira as dez dicas a seguir e saiba o que fazer para se sentir melhor e ter motivação para dar a volta por cima e superar a tristeza.

1 – Seja Gentil Consigo Mesmo

Em primeiro lugar, independente do que tenha acontecido, evite se culpar, pois isso apenas fará com que a sua tristeza se torne ainda mais intensa e não irá te ajudar em nada. Seja gentil consigo mesmo e se trate da mesma maneira com a qual trataria um amigo querido que vem desabafar algo contigo. Quando você se acolhe com carinho e de maneira compreensiva se sente mais forte e confiante para superar as adversidades que surgirem pela frente.

2 – Pratique Algum Tipo de Atividade Física

A prática de atividades físicas libera endorfina, uma substância que faz com que tenha uma deliciosa sensação de bem-estar e relaxamento. Portanto, por mais que a vontade seja de ficar em casa na cama ou no sofá, faça esse esforço de sair e se movimentar, pois certamente será recompensado. Além disso, procure encaixar o exercício em sua rotina, assim irá garantir boas doses de bom humor no seu dia a dia. As opções são diversas, permita-se experimentar várias modalidades até encontrar a sua preferida.

3 – Faça Coisas Que Considere Divertidas e Prazerosas

PSC Renascimento

Muitas vezes, levamos a vida a sério demais e nos esquecemos que a leveza pode nos tornar mais felizes. Por isso, aproveite esse momento para fazer coisas que considere divertidas e prazerosas, como assistir à sua série ou filme favorito, preparar um lanche saboroso, visitar um amigo, enfim, qualquer atividade que te faça se sentir bem. A intenção nesse momento é deixar os problemas de lado para que mude um pouco o foco e possa se sentir mais leve.

4 – Desabafe Sobre o Que Está Sentindo

Ter momentos para espairecer é importante, contudo, é necessário que também encare o motivo da sua tristeza para que saiba como lidar com ele. Uma das melhores maneiras de fazer isso é desabafando com uma pessoa da sua confiança. Assim, ao falar sobre o que está sentindo, conseguirá enxergar a situação de outras maneiras e, além disso, o seu amigo confidente poderá lhe dar conselhos valiosos para que se empodere e possa seguir em frente.

5 – Relembre Bons Momentos

Por mais que esteja passando por uma fase delicada, sua vida não é marcada apenas por tristezas e tenho a certeza de que possui várias memórias de momentos felizes e muito especiais. Que tal relembrar e agradecer por tudo isso? Forçar a mente a mudar o foco para as coisas boas é um exercício poderoso porque faz com que adquira a consciência a respeito de quantos motivos tem para ser feliz e tenha orgulho de sua história. Se desejar, anote essas lembranças, para que sempre se lembre de ser grato.

6 – Veja o Lado Positivo das Coisas

Tudo o que acontece conosco pode ser visto de uma maneira positiva ou negativa, cabe a cada um de nós fazer a sua escolha. Isso vale até mesmo para as experiências mais dolorosas, pois sempre há algo para ser aprendido ou uma oportunidade para evoluir e recomeçar. Então, é importante que adote uma postura positiva e reflita sobre o que lhe aconteceu, assim poderá identificar o lado bom da situação e utilizar isso ao seu favor.

7 – Dê um Passeio Agradável

Ficar em casa se culpando e remoendo sobre o que aconteceu não irá te ajudar em nada. Dessa forma, quando pensamentos ruins e intrusivos surgirem na sua mente, vá dar um passeio. O fato de ver pessoas diferentes e observar a paisagem irá te ajudar a se sentir melhor. Esse programa pode contar com a companhia do seu cachorro, se você tiver um, de um amigo ou de ninguém, se preferir ficar a sós com os seus pensamentos, o importante é que seja agradável.

8 – Desapegue do Que Não Pode Controlar

Desapegar das coisas que não pode controlar é uma atitude que irá te ajudar a reduzir significativamente os seus momentos de tristeza. Claro que não é do dia para a noite que irá conseguir isso, contudo, é importante que realmente se empenhe nessa missão e saiba identificar as coisas que fogem ao seu alcance. Lembre-se que a única coisa que realmente pode controlar são as suas ações, concentre-se nelas e verá como tudo ficará mais simples.

9 – Passe um Tempo Com as Pessoas Que Ama

Estar ao lado dos nossos entes queridos é sempre muito bom, pois eles nos fazem sentir amados e suscitam em nós a sensação de pertencimento, algo que é tão importante para todos os seres humanos. Se, por conta da distância, não for possível estar ao lado deles fisicamente, faça uma ligação ou uma chamada de vídeo, pois apenas a voz de quem se ama já é um poderoso antídoto contra a tristeza.

10 – Tire Lições da Experiência Vivida

A última dica sobre o que fazer quando estiver triste é que reflita a respeito da experiência vivida para identificar as lições que pode aprender com ela. Através dessa atitude conseguirá se desenvolver nas mais diversas áreas da vida e se tornar uma pessoa cada vez melhor e mais forte e resiliente.

É importante lembrar que, caso a sensação de tristeza se prolongue por muito tempo, é necessário procurar ajuda médica. Assim, o profissional poderá identificar se há algum outro problema por trás desse sentimento, como a depressão, por exemplo. Lembre-se que a saúde da mente é tão importante quanto a física, pois ambas estão interligadas. Portanto, cuide-se com carinho, pois o seu bem-estar é um elemento fundamental para que seja verdadeiramente feliz.

Copyright: 680916895 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hbrh