Sabe aquelas pessoas que nasceram para empreender? Que têm o chamado “toque de Midas” e que tudo que pensam e fazem vira “ouro”? Esse também é exatamente o perfil do empreendedor nato; uma pessoa ousada, diferenciada, determinada, que acredita em seus projetos, não tem medo de enfrentar desafios ou de assumir riscos e que sempre faz o possível e o impossível para conquistar os seus sonhos e construir o seu sucesso empresarial.

Com certeza, você conhece alguém com este perfil e que, desde muito cedo, já demonstrava que nasceu para realizar coisas grandiosas na vida. Não por acaso, quando nos deparamos com indivíduos assim, logo identificamos neles uma estrela, um brilho interior incomum. Isso é algo que os torna diferentes e muito especiais.

Motive-se e caminhe rumo ao sucesso profissional!
Quer um empurrãozinho? Clique aqui inspire-se!

Características do empreendedor nato

Jorge Paulo Lemann, Luíza Trajano, Flávio Augusto, Alexandre da Costa, Warren Buffett, Steve Jobs e Bill Gates, entre tantos outros, são exemplos de empreendedores natos e que nos inspiram a empreender também. Pensando nisso, vamos ver o que esses empresários têm em comum e conhecer as qualidades que os tornam extraordinários. Confira!

São Visionários

Os empreendedores natos nascem com o talento para empreender e criar negócios fantásticos e têm em comum uma visão diferenciada. Isso os faz ver oportunidades onde ninguém mais vê, antecipar-se às tendências, aproveitá-las e sair na frente em seu mercado. Isso confere a esses indivíduos uma ideia de pioneirismo, aventurando-se onde ninguém ousou entrar.

É claro que isso não é apenas um bom “faro” para reconhecer oportunidades com bom potencial, mas também uma característica que é resultado de estudos e da própria experiência. Empreendedores natos estão sempre realizando cursos, participando de eventos da área, lendo notícias relevantes e trocando ideias com pessoas de diferentes áreas. É desse acumulado de conhecimentos adquiridos que surgem as ideias criativas e as tomadas de decisão mais certeiras.

Obstinados

PSC

Os empresários de sucesso acreditam verdadeiramente em suas ideias e nos seus sonhos e não medem esforços para realizá-los. São determinados, se sacrificam, assumem riscos, são determinados e não descansam até transformar as suas ideias em negócios de sucesso. Isso não quer dizer que eles não enfrentem dificuldades, muito pelo contrário: elas surgem, sim, mas não os impedem de lutar e conquistar.

Ser obstinado significa ser persistente, ou seja, tentar de novo com frequência, mas de formas diferentes, até alcançar o objetivo pretendido. Aprendendo com os erros e fazendo de novo, esses indivíduos parecem ser incansáveis, mas, no fundo, o que eles têm é uma grande motivação e uma enorme capacidade de começar de novo, quantas vezes for preciso.

Otimistas

Quando todos dizem que não vai dar certo, os empreendedores preferem ouvir a sua voz interior, seguir o seu feeling, ser otimistas e positivos e, contra tudo e contra todas as opiniões divergentes, acreditar que sim, é possível empreender, inovar e ser bem-sucedido. Otimismo, contudo, jamais deve ser confundido com ingenuidade. Todo empreendedor nato é bem consciente das dificuldades que podem aparecer no caminho e dos riscos aos quais estão expostos.

No entanto, essas pessoas têm um desenvolvido autoconhecimento, de modo que, por conhecer bem as suas forças e qualidades, confiam que têm dentro de si a capacidade para superar esses desafios. O otimista é uma pessoa com os dois pés no chão, mas com a mente lá no alto, confiante de que vencer é só uma questão de planejamento, ação e tempo.

Resilientes

Cair e levantar — esse é um dos lemas dos empreendedores natos, que são, acima de tudo, extremamente resilientes e não desanimam, mesmo em meio às dificuldades. Pelo contrário, sempre buscam encontrar nas adversidades oportunidades de crescer, aprender, fortalecer-se e de criar novos negócios, maiores e cada vez mais rentáveis. Isso significa ser resiliente, ou seja, recompor-se após os fracassos para começar de novo, com ainda mais garra.

Um empreendedor nato passa por derrotas. Aliás, se você pesquisar sobre a trajetória dos nomes que citamos acima, perceberá que todos eles têm isso em comum, ao menos no início. Contudo, todos eles demonstram uma inteligência emocional tão grande que as quedas lhes servem apenas como fonte de aprendizado para fazer melhor na oportunidade seguinte. Assim devemos agir sempre, independentemente da área da vida!

Inovadores

Os empreendedores natos têm a inovação em seu DNA e, por serem observadores e visionários, sempre estão à frente dos seus concorrentes, desenvolvendo ideias fora da caixa, produtos e serviços diferenciados e que marcam o seu nome na história, como no caso do lendário Steve Jobs, que “criou consumidores” para os seus produtos, indo além do convencional.

Inovar não necessariamente significa reinventar a roda e criar um produto novo. Muitas vezes, apenas uma simples adaptação de algo que já existe ou uma reformulação para promover um atendimento diferenciado já fazem muita diferença. As pesquisas, as tendências e, acima de tudo, o foco na satisfação do consumidor são o que conduz os empreendedores a uma postura verdadeiramente inovadora.

Movidos pela missão

Mais do que ganhar dinheiro, os empresários que nascem com uma chama interior são movidos por um propósito, por uma missão de vida maior. Assim, além de construir empresas de sucesso, eles desejam deixar um legado de vida para o mundo e ser lembrados positivamente por isso. As pessoas não seriam capazes de vencer tantos obstáculos em seus caminhos se não acreditassem de fato em suas ideias e se não tivessem um propósito grandioso por trás de tudo.

Walt Disney, por exemplo, tinha a missão simples, mas ao mesmo tempo complexa, de “tornar as pessoas felizes”. Por meio da criatividade, dos sonhos e da imaginação, foi capaz de criar histórias incríveis, que se perpetuam entre as gerações e que, de fato, fazem pessoas de todas as idades mais felizes. Você acha que ele teria concebido narrativas e animações tão criativas se não tivesse essa missão tão clara e intensa dentro de si? Assim é com todos os empreendedores natos!

Sendo assim, podemos concluir que todo empreendedor que nasceu para essa carreira tem dentro de si estas características: força de um propósito, inovação, resiliência, otimismo, determinação e visão de longo alcance (enxergando aquilo que ninguém mais vê). Dessa forma, se você deseja ser um empreendedor de sucesso ou fazer a diferença em alguma área da sua vida, saiba que desenvolver essas competências e inspirar-se nesses exemplos é um bom começo!

E você, querida pessoa, também tem alguma dessas características? Você também é um empreendedor nato? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!