Quantas pessoas que você conhece se queixam de não conseguir cumprir as suas metas? Quantas vezes você foi essa pessoa que reclamou por não conseguir concretizar metas pessoais e profissionais? Em grande parte dos casos, o que impede a realização das metas, de todos os âmbitos da vida, é traçar objetivos inalcançáveis.

As metas surreais são aquelas impossíveis de concretizar com os recursos que se tem no momento e/ou com o tempo disponível para se dedicar a elas. Há uma série de fatores que tornam as metas traçadas mais ou menos possíveis, é importante fazer uma avaliação crítica para determinar se você está exigindo demais de si mesmo.

Continue lendo para entender melhor o que torna algumas metas surreais e como lidar com isso para não se sentir constantemente frustrado.

Afinal, o que são metas surreais?

Ter ambição e desejar conquistar postos mais altos na carreira profissional e ser mais realizado na vida pessoal é excelente, pois funciona como um motor para te levar mais adiante no campo dos desafios. Porém, o que é um bônus pode se tornar um ônus quando se perde o viés crítico para determinar o quanto uma determinada meta é ou não passível de ser realizada.

O mais comum no tocante a metas surreais, é traçar um objetivo grandioso com um espaço de tempo de concretização muito curto. Em geral, é possível realizar aquilo que se deseja, mas com mais tempo para se dedicar a passar pelas etapas. Demanda tempo e persistência sair da posição 1 do tabuleiro para chegar à posição 100. Nem todo mundo consegue ter esse entendimento da necessidade de trabalhar com paciência, realizando um objetivo por vez.

Outra forma de estabelecer metas surreais é determinar o alcance de um objetivo que não corresponde aos seus desejos verdadeiros. Isso acontece muito porque algumas pessoas não conseguem compreender exatamente as suas aspirações mais íntimas e acabam “emprestando” objetivos alheios. No meio do caminho, surge a frustração pela não realização das metas e pela percepção de que não era isso que se desejava.

Como saber que estou traçando metas surreais?

PSC

Essa certamente é a pergunta que muitas pessoas estão se fazendo nesse momento. A seguir irei apresentar algumas dicas para identificar se as metas com que você está trabalhando neste momento se mostram surreais, ou seja, impossíveis de concretizar.

1 – Metas inalcançáveis

Você está há muito tempo buscando a realização de uma meta, mas não chega nem perto de concretizá-la? Isso pode acontecer pelo fato de que a meta traçada é inalcançável, ou seja, não há recursos e/ou condições para realizar esse objetivo neste momento. Pare um tempo e reflita sobre a sua meta, analisando criticamente se, com todos os seus recursos atuais, é realmente possível realizá-la dentro prazo determinado.

Ao identificar que se está trabalhando com metas inalcançáveis, é importante avaliar se existem formas de realizá-la efetivamente em um outro momento, com mais recursos. Se a resposta for sim, trace outras metas auxiliares, ou seja, metas para conquistar as ferramentas necessárias para tornar a primeira grande meta real. Ter uma organização mais efetiva e o reconhecimento das necessidades em cada momento torna tudo muito mais simples.

2 – Sistematização

Cumprir metas depende de uma boa sistematização, quanto mais complexa e impactante for a realização, mais relevante é fragmentá-la em objetivos menores. Ao fazer essa divisão de uma grande meta em pequenos objetivos (degraus a serem subidos para chegar ao topo), mais fácil será de identificar que existe uma aposta em algo surreal que dificilmente se concretizará no momento atual.

3 – Seja sincero consigo mesmo

Para evitar as armadilhas da frustração com o estabelecimento de metas surreais, recomendamos uma boa dose de autoconhecimento. Dedique algum tempo a investigar mais profundamente os seus desejos e seus objetivos pessoais e profissionais. Tudo aquilo que está na sua lista de realizações desejadas são realmente desejos seus? Você consegue se enxergar com essas realizações em sua vida e feliz com isso?

É fundamental ser sincero nesse momento de autoavaliação, pois, como mencionamos, em alguns casos o estabelecimento de metas surreais acontece pelo simples fato de não conhecer tão bem a si mesmo e seus desejos verdadeiros. Conviver com a busca de metas surreais, que não são intrinsicamente desejadas, é bastante difícil.

4 – Conhecimento específico

Você tem o conhecimento necessário para realizar a meta que estabeleceu para si mesmo? Essa é uma pergunta extremamente relevante, haja vista que, muitas vezes, as metas se mostram surreais exatamente porque o indivíduo deseja tanto aquela realização que acaba queimando etapas essenciais do caminho, sendo uma das mais importantes a de aquisição de um conhecimento.

Imagine que você deseja se tornar um grande empresário do ramo de produtos cosméticos para pessoas com algum tipo de alergia. O primeiro passo é se informar sobre esse mercado e sobre os cuidados fundamentais para a produção dessa categoria de produto. Não dá para sair do momento em que a ideia surgiu diretamente para a concretização sem passar por uma etapa de investigação do tema e aquisição de conhecimento.

5 – Tempo

Tempo é uma palavra-chave quando se trata da realização de metas grandiosas e que muitas pessoas simplesmente ignoram. É compreensível o desejo de mostrar a si mesmo e aos outros que se é capaz de realizar aquilo que se planejou, no entanto, com a determinação de um tempo curto para essas realizações é bem fácil que suas metas adquiram o caráter de surreais.

Mais uma vez, alerto para a importância de fazer uma avaliação crítica para ter certeza de que se está seguindo pelo caminho certo, se identificar que precisará de mais tempo, não tenha medo de fazer essa concessão. Estar preparado para realizar suas metas é tão importante quanto realizá-las.

Aprenda a lidar com metas

Saber lidar de maneira saudável com metas é o primeiro passo para escapar da armadilha de metas surreais. Permita-se ter ambição com o estabelecimento de metas mais grandiosas, mas saiba frear suas ações quando perceber que elas estão sendo realizadas de maneira atropelada ou que estão fora do cabível. Ser crítico é essencial para ser uma pessoa com capacidade de realização de metas reais, essas são as melhores de perseguir e alcançar.

Você estabelece metas surreais para si? Responda sinceramente no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais, para passar o conhecimento adiante!