Cada parte do corpo humano vibra em seu próprio ritmo e, por isso, o cérebro tem um conjunto único de ondas. No âmbito da neurociência, existem cinco frequências de ondas cerebrais, que são Beta, Alfa, Theta, Delta e Gama, que é a menos conhecida da lista. Desenvolver o controle sobre a mente em seus estados de consciência mais profundos, faz com que o mundo da sua mente subconsciente se abra, permitindo que se conheça melhor e possa evoluir cada vez mais.
Contents
Entendendo Melhor o Conceito de Estados de Consciência
Você já se perguntou o motivo pelo qual tem mais ou menos energia pela manhã, já tentou analisar os seus sonhos ou questionou o funcionamento da hipnose? Saiba que todos esses temas estão relacionados à consciência humana, que pode ser alterada de diversas maneiras diferentes. Trata-se de um assunto extremamente rico e que atrai a atenção de diversos pesquisadores, que se dedicam a realizar pesquisas e estudos a fim de fazer novas descobertas.
A consciência é a forma com a qual percebemos a nós mesmos e o ambiente no qual estamos inseridos. Contudo, trata-se de um conceito bastante amplo e que, por isso, precisa ser classificado através de subdivisões que melhor expressam cada estado que a mente humana é capaz de atingir. Dentre os cinco estados que citei no início deste artigo, alguns podem ocorrer naturalmente, enquanto outros podem ser induzidos através de determinadas práticas, como é o caso da meditação e da hipnose.
Muitos indivíduos começam o dia cheios de energia, mas a partir do meio da tarde passam a se sentir esgotados. Já outros lutam para passar pela rotina matinal e começam a sentir mais ânimo entre os períodos da tarde e da noite. Essas variações dos níveis de energia são conhecidas como ritmo circadiano e têm um papel bastante importante na consciência humana. Para confirmar isso basta se observar e identificar as diferenças no seu comportamento quando está mais animado ou sonolento, por exemplo.
Os 5 Estados de Consciência
1 – Beta – Estado de Consciência Normal
As ondas cerebrais do tipo beta são o que chamamos de consciência normal, que significa um estado elevado de alerta, lógica e raciocínio crítico, comuns a quando se está acordado. Assim, durante a realização das suas atividades diárias, como trabalho e estudos, por exemplo, você está em beta. Embora seja um estado importante para qualquer ser humano, quando em níveis mais altos, pode significar estresse e ansiedade.
Como a maioria das pessoas está em beta durante a maior parte do dia, principalmente em momentos que precisam interagir umas com as outras, não chega a ser surpreendente o fato de que o estresse seja um dos problemas de saúde mais comuns da atualidade. Mas, apesar disso, trata-se de um estado de bastante interessante para ser acessado em momentos em que é necessário se concentrar para ter um bom desempenho.
Intervalo de frequência: 12 a 40 Hz
Níveis altos: ansiedade, incapacidade de se sentir relaxado, níveis elevados de adrenalina e estresse.
Níveis baixos: depressão, baixa capacidade cognitiva e falta de atenção.
Nível ideal: foco, boa memória e boa capacidade de resolução de problemas.
2 – Alfa – Estado de Relaxamento Profundo
As ondas alfa são como uma ponte entre o pensamento consciente (Beta) e a mente subconsciente (Theta). São conhecidas por promoverem calma e sentimentos de relaxamento profundos. Esse é um estado que pode ser alcançado durante a meditação e é ideal para programar a sua mente para realizar os seus objetivos e alcançar o sucesso. Alfa aumenta a imaginação, a memória, o aprendizado e concentração. Encontra-se na base da consciência e é a porta de entrada para a mente subconsciente.
Intervalo de frequência: 8 a 12 Hz
Níveis altos: sonhar acordado demais, estado excessivamente relaxado e incapacidade de manter o foco.
Níveis baixos: TOC, sintomas de ansiedade e níveis mais altos de estresse.
Nível ideal: relaxamento satisfatório.
3 – Theta – Estado de Meditação e Sono Leve
As ondas Theta estão presentes durante a meditação profunda e o sono leve, incluindo o estado conhecido como REM, movimento rápido dos olhos. Por esse motivo, é considerada o reino da mente subconsciente. Durante esse estado, um sentimento de profunda conexão espiritual pode ser experimentado, além de grande inspiração, criatividade e visão.
Faixa de frequência: 4 a 8 Hz
Níveis altos: TDAH ou hiperatividade, estados depressivos, atividade impulsiva e desatenção.
Níveis baixos: sintomas de ansiedade, falta de consciência emocional e estresse.
Nível ideal: criatividade máxima, conexão emocional profunda consigo mesmo e com os outros, intuição e relaxamento.
4 – Delta – Estado de Sono Profundo e Sem Sonhos
A frequência Delta é a mais lenta e está presente em um sono profundo e sem sonhos ou em uma meditação profunda. Está mais para um estado de inconsciência do que de consciência propriamente dito. É a porta de entrada para a mente universal e o inconsciente coletivo, por meio da qual as informações recebidas não ficam disponíveis no nível consciente. O delta está associado à cura profunda e regeneração, mostrando a importância do sono profundo para o bem-estar geral.
Frequência: 0 a 4 Hz
Níveis altos: problemas de aprendizagem, incapacidade de pensar e TDAH.
Níveis baixos: incapacidade de revitalizar o cérebro e sono insatisfatório
Nível ideal: sistema imunológico saudável e sono revigorante.
5 – Gama – Estado de Alto Nível de Percepção
É o estado de consciência descoberto mais recentemente e é o que possui a frequência mais rápida, acima de 40 Hz. Alguns pesquisadores não diferenciam as ondas Beta das Gama, já outros acham importante fazer essa diferenciação. São importantes para o aprendizado, a memória e o processamento e usadas como uma ferramenta de ligação para que nossos sentidos processem novas informações. Embora pouco se saiba sobre esse estado, pesquisas iniciais mostraram que as ondas Gama estão associadas aos chamados insights, que são aquelas ideias fantásticas que surgem de maneira súbita.
Faixa de frequência: 40 a 100 Hz
Níveis altos: ansiedade e estresse.
Níveis baixos: depressão, TDAH e problemas de aprendizagem.
Nível ideal: processamento de informação, cognição, aprendizagem e ligação de sentidos.
Espero que tenha gostado de saber um pouco mais a respeito desse assunto extraordinário que envolve a mente humana e os seus estados de consciência. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar o conhecimento adiante!
Copyright: 1044298837 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes
Deixe um comentário