Relacionamento tóxico, ou abusivo, é um termo que tem sido bastante utilizado nos últimos tempos para se referir a relações problemáticas e que podem comprometer a felicidade e até mesmo a saúde de um dos envolvidos. Esse problema é comumente referido nas relações amorosas, mas também pode ocorrer entre familiares, entre amigos, entre colegas de trabalho, entre patrões e empregados, e por aí vai.

Em toda relação, é saudável que os envolvidos tenham que ceder mais ou menos na mesma proporção, de modo que o convívio não seja extremamente confortável para um dos lados e extremamente sacrificante para o outro. No entanto, o relacionamento tóxico ou abusivo ocorre justamente quando essa balança pende para um dos lados, sendo basicamente uma demonstração de egoísmo.

Mas será que você está vivendo um relacionamento tóxico, na vida pessoal ou na vida profissional, sem ter percebido? Na sequência, você vai conferir 8 sinais de que isso esteja ocorrendo. Boa leitura!

1. Querer controlar o outro a todo instante

Nos relacionamentos tóxicos, quase sempre há ciúme e a ideia de posse envolvidos. Isso se reflete no hábito de querer controlar a pessoa, monitorando aspectos como: a roupa que a pessoa veste, o horário que vai sair, o horário que vai chegar, as pessoas que vai encontrar ao longo do dia, o dinheiro que a pessoa ganha e gasta, entre outros.

Também pode ocorrer o ato de mexer nos pertences da pessoa e vasculhar aquilo que ela faz na internet. A pessoa tenta convencer o outro de que não é preciso ter privacidade quando se está em um relacionamento — o que não é verdade.

2. Utilizar um vocabulário ofensivo

A linguagem utilizada entre os envolvidos em uma relação, seja ela pessoal ou profissional, também pode revelar a sua característica abusiva. Os xingamentos, a humilhação, o desrespeito, a ideia de inferioridade e o constrangimento diante de outras pessoas são frequentes.

PSC

A ideia é que a outra pessoa se sinta de fato inferior, como se só existisse para “servir” ao outro. Trata-se de um tipo de controle psicológico, que faz com que o outro se sinta mal e caia ainda mais na estratégia do indivíduo tóxico.

3. Diminuir as conquistas do outro

“Ganhei um aumento no trabalho”. “Que ótimo! Agora vê se consegue ter uma vida decente”. “Emagreci 2 kg!”. “Até que enfim está começando a ficar atraente”. Diálogos desse tipo infelizmente não são raros. Eles acontecem em diversos relacionamentos, e não em tom de brincadeira.

Outro aspecto frequente em um relacionamento tóxico é quando alguém cria problemas nas suas vitórias. Por exemplo: “Fui aprovado medicina!”. “Nossa, vai ter que estudar muito, hein? Nada de namorar pelos próximos 6 anos!”. Geralmente, esse traço é mais comum nas amizades, sobretudo entre indivíduos que escondem algum tipo de inveja do outro.

4. Enaltecer as características negativas

Toda pessoa é feita de qualidades e pontos não tão legais. Em um relacionamento saudável, amamos a pessoa do jeito que ela é, inclusive conhecendo esses aspectos em que ela precisa melhorar. No entanto, no relacionamento tóxico, não ocorre essa parceria e essa vontade de ajudar. Muito pelo contrário, o que ocorre é uma exposição frequente e humilhante dessas características negativas.

“Nossa, vai comer de novo? Você come demais!”. “Esse jantar está horrível! Onde você aprendeu a cozinhar?”. “Como seu raciocínio é lento! Você é muito burro!”. Essas são frases ofensivas que maximizam as fraquezas do outro, o que só contribui com o enfraquecimento progressivo da autoestima e da autoconfiança dessa pessoa.

5. Fazer ameaças

As ameaças também são um traço típico dos relacionamentos abusivos, já que constituem um jogo psicológico que expõe algo ruim que pode acontecer, caso a vítima não se comporte de uma determinada maneira. Isso gera uma ansiedade extrema.

“Se você não emagrecer, eu vou trocar você por outra”. “Se você não ganhar mais dinheiro, eu não sei o que vai ser da nossa família”. “Se você não começar a bater essas metas, eu encontro outro para ocupar o seu cargo em um piscar de olhos”. Essas frases soam familiar para você? São ameaças típicas de relações abusivas.

6. Ficar em silêncio com a intenção de ignorar o outro

O chamado “tratamento de silêncio” também é um jogo psicológico bastante destrutivo, pois acaba com a principal ferramenta de resolução de conflitos: o diálogo. Quando uma pessoa ignora e deixa de falar com o outro, ela prolonga essa ansiedade e essa angústia, o que apenas torna os problemas ainda piores.

Passar horas e até dias sem falar com alguém é um ato empregado como “punição” porque, na visão da pessoa, o outro teve um comportamento inadequado. O tratamento de silêncio também pode estar atrelado ao item anterior, em que se uma vontade da pessoa não for realizada, ela ficará em silêncio diante do outro.

7. Distorcer os fatos

Distorcer os fatos é uma das mais conhecidas técnicas de manipulação, frequentemente utilizada para tentar “virar o jogo” em uma discussão. Trata-se de um efeito conhecido como “gaslighting”, que tem o objetivo de fazer o outro sentir-se culpado por um erro que nem sequer cometeu.

“Eu disse que você poderia sair com os seus amigos, mas não imaginei que você fosse chegar tão tarde. Pelo visto, eu não sou uma prioridade para você!” — essa é uma frase que pode indicar distorção de fatos, em que a pessoa permitiu que o parceiro saísse com os amigos, mas agora o faz sentir-se culpado por isso.

8. Criticar por meio de elogios disfarçados

“Até que o seu relatório ficou bom para alguém que saiu dessa universidade fraca”. “Finalmente um jantar que ficou gostoso!”. “Até que enfim soube comprar um presente legal!”. Perceba que em todas essas frases há um elogio, mas também uma crítica por trás dele.

Mesmo quando a pessoa reconhece que o outro teve uma atitude positiva, ela não perde a oportunidade de criticá-lo, de forma que a ideia de controle e de superioridade continua evidente. Infelizmente, esse tipo de comunicação é muito frequente em diversos contextos da vida pessoal e também da vida profissional, caracterizando relações tóxicas.

Além dos comportamentos acima, há vários outros que também denunciam a toxicidade de um relacionamento, como a mentira, a restrição de liberdade, a agressão física, e por aí vai. Reconhecer os traços de um relacionamento desse tipo é essencial para que você faça o possível para livrar-se dele o quanto antes. Você nasceu para ser feliz, e não para se submeter a esse tipo de humilhação.

E você, querida pessoa, já teve algum relacionamento com alguma dessas características? O que fez para lidar com ele? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!