É bem provável que você já tenha escutado a palavra know how, principalmente no ambiente profissional. Afinal, é bem comum ouvir alguém dizer que determinada pessoa ou empresa tem know how em realizar algo. Mas será que conhece o real significado dessa expressão? Através da leitura deste artigo, você irá descobrir exatamente o que ela quer dizer e, também, entender a sua importância para indivíduos e organizações que desejam se destacar no mercado.

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Qual o Significado da Expressão Know How?

Originada do inglês, a expressão Know How significa, de forma literal, “saber como”. É usada para dizer que uma empresa ou profissional tem conhecimento prático para determinado fim, tornando-se competitivo no mercado. Nesse sentido, é correto afirmar que o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching tem know how em formar profissionais de Coaching, pois essa é a nossa especialidade e somos uma referência do setor no Brasil.

É importante dizer que o know how é algo que se adquire com o tempo, do mesmo modo que acontece com um ser humano, que vai evoluindo através das experiências vividas. Nos dois casos, não há como dizer exatamente quando irá acontecer e a maturidade e o know how irão chegar, pois tudo depende da forma com a qual cada indivíduo ou organização irá se relacionar com as situações e, consequentemente, se desenvolver.

A Importância do Know How Para uma Empresa e um Profissional

Uma companhia ou profissional que possui know how torna-se uma referência em sua área de atuação, o que é extremamente positivo, já que é a primeira lembrança que grande parte das pessoas terá ao precisar de determinado produto ou serviço. Para entender melhor, observe o exemplo a seguir.

Imagine que Cláudia seja uma advogada com know how em processos judiciais envolvendo heranças, já tendo trabalhado para pessoas importantes de sua cidade. Assim, sempre que alguém precisar de algo do tipo, são grandes as chances de que se lembre dela em primeiro lugar, pois se tornou uma referência por conta dos bons resultados que obteve em sua carreira ao longo do tempo.

PSC

O mesmo acontece com empresas que são conhecidas por serem especialistas em sua área de atuação, o que é ótimo, pois cria uma atmosfera de confiança, que é um elemento essencial para se alcançar o sucesso. Quando se tem know how em uma área específica, os clientes se sentem mais seguros em investirem no produto ou serviço oferecido por aquele profissional ou companhia, pois sabem que irão receber algo de qualidade e que irá suprir as suas necessidades.

7 Dicas Poderosas Para Construir o Seu Know How

Agora que você já sabe o que é know how e qual a sua importância, confira dicas para aplicar isso em sua carreira ou empresa, para que seja reconhecido como um especialista e ocupe uma posição de destaque no mercado.

1 – Considere Também o Know Why

Um conceito que está bastante atrelado ao know how é o know why, que se refere a saber o motivo que leva um profissional ou empresa a fazerem o que fazem, ou seja, o propósito por trás de tudo o que se faz. No caso do IBC, nosso know why é ajudar as pessoas a desenvolverem o seu potencial máximo, é isso o que nos move e nos motiva diariamente a buscarmos a excelência. Saber qual é o seu know why é essencial para que dê o seu melhor e torne-se conhecido pelo know how em sua área de atuação.

2 – Mantenha o Desejo Constante de Evoluir

Um profissional ou empresa conhecidos pelo seu know how precisam saber que nada está ganho para sempre. Afinal, o mundo está em constante evolução, então, é preciso se dedicar dia após dia para manter essa reputação. Desse modo, a melhoria contínua deve estar presente no DNA da companhia e de todos aqueles que tenham esse objetivo. Humildade para reconhecer que é possível aprender mais e curiosidade para ir em busca de novos conhecimentos são dois elementos essenciais para isso.

3 – Invista em Cursos

Por falar em evolução, o investimento em cursos é algo a ser considerado, afinal, essa é uma das formas mais eficazes de se atualizar e adquirir novos conhecimentos. E isso vale tanto para profissionais quanto empresas, que podem investir em capacitação para que os seus colaboradores se desenvolvam e possam produzir com cada vez mais qualidade, contribuindo para que tornem-se referências.

4 – Saiba o Que a Concorrência Está Fazendo

Saber o que está acontecendo no mercado em que você ou sua empresa atua é outro ponto bastante importante. Portanto, esteja sempre atento ao que a concorrência está fazendo, não para copiar e sim para conhecer o terreno no qual está pisando, entender o que os clientes buscam e, assim, tomar decisões assertivas para alcançar os seus objetivos.

5 – Considere a Imagem Que Passa Para as Pessoas

Quando se trata de know how, além de saber fazer é necessário parecer, afinal, as pessoas precisam ter conhecimento que você sabe o que está fazendo, pois é assim que se torna uma referência. E, por mais que os clientes satisfeitos, em muitos casos, tornem-se divulgadores espontâneos, é essencial investir em marketing e usar as ferramentas certas de acordo com a sua área de atuação e os objetivos que deseja alcançar.

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6 – Tenha um Mentor

Ter um mentor, alguém com ampla experiência na área em que você atua, é fantástico e certamente irá ajudar a impulsionar o seu know how. Para isso, é possível recorrer a alguém que conheça que tenha essa bagagem de conhecimento, como um conhecido ou familiar, por exemplo, ou contratar um profissional especializado em mentoria.  

7 – Ouça os Feedbacks dos Clientes

Por último, é de extrema importância que saiba ouvir os seus clientes, pois são eles que irão mostrar se suas atitudes estão demonstrando que tem know how e realmente sabe o que está fazendo. No caso de profissionais que trabalham em uma organização, os feedbacks podem vir dos chamados clientes internos, que são os colaboradores para os quais você responde dentro da hierarquia da empresa.

Ter know how é fundamental para aqueles que desejam ser uma referência no mercado e, assim, construírem uma trajetória de confiança e sucesso. Se gostou do artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

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