O coronavírus (COVID-19), embora seja um problema diretamente relacionado à saúde, está impactando também a economia, já que a incerteza sobre o que irá acontecer e as recomendações de isolamento acabam levando as pessoas a consumirem menos. Entretanto, por mais delicado que tudo isso seja, existem algumas medidas que aqueles que são donos do próprio negócio podem tomar para reduzir os impactos da crise. Continue acompanhando e saiba o que já está sendo feito por empreendedores de todo o Brasil.

Em momentos de crise é importante se adaptar

O mercado, de forma geral, parecia ir bem, até que o vírus, que originou na China, se alastrou por diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Escolas foram fechadas, empresas começaram a colocar funcionários para trabalhar em home office, comércios precisaram fechar as portas e atender apenas por delivery, foram muitas as mudanças e tudo isso assusta, é natural.

Entretanto, em vez de se deixarem levar pelo desespero, muitos empreendedores estão usando a criatividade para se adaptar à nova realidade e, até mesmo, encontrando novas oportunidades para seus negócios. Por mais que isso seja passageiro, é fato que a sociedade irá mudar seus hábitos de consumo, então, é preciso começar a se transformar desde já, tanto para sobreviver ao momento atual quanto para se preparar para o futuro.

Se lamentar pelo que aconteceu não te ajudará a fugir dos impactos da crise, se adaptar sim. Concentre-se no presente, no que pode fazer a partir de agora para manter a sua empresa viva, considerando as ferramentas que tem em mãos. Essa visão focada te dará toda a força que precisa para seguir adiante, então, quando tudo isso passar, verá o quanto cresceu e se fortaleceu através dessa experiência.

5 Medidas adotadas por empreendedores para fugir dos impactos da crise

Ver histórias de empreendedores que estão conseguindo vencer a crise é realmente inspirador. Confira algumas medidas que estão sendo adotadas por donos de pequenos negócios de todo o Brasil e identifique aquelas que possam ser aplicadas ao seu negócio, para que também supere essa fase delicada com garra e criatividade.

1 – Investir no digital

Qual é o principal meio de comunicação que as pessoas que estão isoladas em suas casas têm usado? A internet, então, se antes ter presença online já era importante para um negócio, hoje isso se tornou indispensável. Muitas pequenas empresas, principalmente de cidades menores, em que há pouca concorrência, mal tinham perfil em redes sociais, algo que está mudando. É preciso estar onde o cliente está, que é nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens.

Como está a presença digital da sua empresa hoje? Se já possui perfis nas principais redes sociais, que são Facebook e Instagram, o que acha que falta para melhorar? Lembrando que não adianta criar o perfil, é preciso trabalhar nele, fazer postagens frequentes, responder comentários, oferecer todas as informações que os clientes precisam. Esta é, sem dúvida, a principal medida que deve tomar para que o seu negócio consiga vencer a crise.

2 – Bom atendimento via chat

Quem tem comércio sabe o quanto o atendimento por parte dos vendedores é importante, afinal, um cliente que é mal tratado possivelmente nem irá concretizar a compra ou, se o fizer, não voltará mais. Com o distanciamento social, os chats estão substituindo a ida até um estabelecimento e é preciso manter o mesmo cuidado no virtual que havia no presencial.

O WhatsApp é uma das ferramentas mais usadas, mas também dá para manter esse contato via chat do Facebook ou Instagram. Escolha as opções que puder, considerando que as respostas precisam ser ágeis, deixar uma pessoa esperando pode custar uma venda. Deixe claras as informações sobre o horário de atendimento e, durante esse período, tenha sempre alguém a postos para responder as mensagens.

3 – Delivery de qualidade

A internet se tornou o principal meio de compras durante a quarentena e o que vem após ela é o delivery. Mesmo empresas que não contavam com essa opção, passaram a contar, enviando para a casa dos clientes seus produtos, que podem ser roupas, calçados, alimentos, utilidades domésticas, livros, revistas e mais uma infinidade de itens.

Na hora de implementar o delivery na sua empresa, é importante ter planejamento para que a entrega seja feita dentro do prazo e o produto chegue intacto à casa do cliente. Se for enviar motoboys ou motoristas próprios, crie itinerários otimizados, se for terceirizar o serviço, procure por uma agência de confiança, que saiba que irá realizar essa última etapa do processo de compra com qualidade.

4 – Usar a criatividade

Não são todos os segmentos de empresas que conseguem manter o negócio em funcionamento à distância e através de delivery. Grande parte dos negócios que oferecem serviços estão tendo problemas para se manter ativos durante a pandemia. Nesses casos, vale usar a criatividade para se adaptar, seja ofertando os serviços de modo diferente ou indo para outras áreas.

Algumas academias de ginástica, por exemplo, estão ofertando aulas online aos alunos, através das redes sociais ou de aplicativos, com exercícios que possam ser realizados em casa. Outras empresas, como salões de beleza, estão vendendo vouchers a preços promocionais que os clientes poderão utilizar após o fim da quarentena. O momento pede criatividade e adaptação, enxergue além e encontrará o melhor caminho a seguir.

5 – Muita atenção ao caixa da empresa

Se antes já era importante ter atenção com o caixa da empresa, hoje é preciso redobrar esse cuidado. Se o seu negócio está enfrentando dificuldades financeiras por conta da crise, verifique as possibilidades de linhas de crédito, antecipação de recebíveis, prorrogação de boletos. Governos, instituições bancárias e outras voltadas ao empreendedorismo estão criando vários programas para apoiar os micro e pequenos empresários neste momento. Se informe a respeito e verifique qual pode oferecer mais vantagens para o seu empreendimento.

Com planejamento, criatividade e serenidade será possível vencer essa crise e sair dela com grandes lições a respeito da importância da busca pela inovação e adaptação. Se este artigo te ajudou de alguma maneira, compartilhe-o com seus amigos empreendedores, pois, mais do que nunca, precisamos de união.

 

Fontes:

https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2020/04/03/coronavirus-pequenos-negocios-empreendedor-como-lidar-com-crise-sobreviver.htm

Copyright:  398579452 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Gajus