Blog PME Estadão Conheça a história bem-sucedida de Luiz Antonio Seabra, o fundador da Natura

O fundador da Natura. Assim é conhecido o paulistano Antônio Luz Seabra; criador de uma das marcas de cosméticos mais amadas e tradicionais no Brasil. Este empreendimento de sucesso, inspirado no sistema de vendas diretas, da americana Avon, fez  do empreendedor um dos homens mais ricos do país, tendo uma fortuna estimada em mais de 3 bilhões de reais.

Formado em Economia, o empresário iniciou sua carreira muito jovem, tendo passado por empresas renomadas, como a americana Remington Rand, especializada na fabricação de computadores, onde começou como trainee e chegou ao cargo de superintendente.

Mas não foi o universo da tecnologia que inspirou Seabra a fundar o seu negócio, mas sim, a experiência de três anos gerenciando um laboratório de cosméticos, na capital paulista, onde aprendeu muito sobre esta indústria e teve o insights de lançar a Natura.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Seguindo sua visão de futuro e tenho como base o seu espírito empreendedor, ainda na década de 1969, fundou sua empresa, localizada na hoje famosa rua Oscar Freire, em São Paulo, onde além de vender seus produtos também prestava consultoria de beleza aos clientes.

Este contato direto com o público foi fundamental para Luiz entender melhor o que as pessoas pensavam sobre artigos de beleza e o que elas gostavam em termos de perfumaria e cosméticos. E mais, foi ai que o empresário pode compreender que usar os produtos não era só uma questão estética, mas que estava diretamente ligada à autoestima, bem-estar e satisfação da pessoa com sua própria imagem.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

A Natura – Uma Empresa Diferenciada

A empresa de Seabra é hoje uma das maiores marcas de cosméticos da América Latina. Com um discurso forte de preservação ambiental e respeito à natureza, a Natura prioriza matérias-primas naturais e o trabalho de cooperativas de comunidades da Amazônia, que extraem os recursos da natureza, sem agredir as florestas e sempre preservando o meio ambiente.

Com esta cultura de preservação e consciência ambiental, sua organização foi à pioneira no mundo, ao lançar refis para suas embalagens, eliminando assim à produção de novos recipientes e estimulando o uso sustentável das mesmas. Também desenvolveu a tabela ambiental, onde explica aos seus consumidores, como as embalagens e os produtos são feitos, mostramos mais uma vez seu compromisso em promover a sustentabilidade em todos os níveis.

A empresa possui mais de sete mil colaboradores. Com seu modelo de vendas diretas, onde mais de um milhão e meio de consultoras atendem seus clientes, no sistema de venda direta, ou seja, vendendo e entregando-lhes os produtos, em ações muito bem-sucedidas.

Por tudo isso e muito mais, o valor de mercado da Natura é de mais de 18 bilhões de reais, o que faz de Luiz Antônio Seabra um empresário de sucesso, dono de uma das empresas brasileiras de maior destaque no Brasil e no mundo, o que, com certeza, é um resultado extraordinário.