Qualquer pessoa tem diferentes objetivos na vida: ser mais saudável, ler mais, emagrecer, procurar um emprego novo, aprender um instrumento musical, adquirir fluência num novo idioma, entre outros. O que tudo isso tem em comum? Todas essas tarefas exigem força de vontade.

Sabe aquela motivação que você sente na segunda-feira pela manhã, logo ao abrir os olhos? Pois é, esse é o sentimento que nos impulsiona a perseguir esses objetivos e, consequentemente, a alcançá-los. Se você não sabe o que é isso, ou se faz muito tempo que você não sente essa força interna, saiba que este artigo é para você. Confira 10 hábitos que são importantes fontes de força de vontade. Boa leitura!

1. Definir objetivos que realmente te aproximem da felicidade

A força de vontade nada mais é do que uma motivação interna — aquela em que nós impulsionamos a nós mesmos para agir. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que você saiba muito bem o que você quer da vida.

Por exemplo: você precisa economizar uma parcela do seu salário para investir todo mês e, enfim, conseguir comprar um imóvel, como você sempre sonhou. Quando você estiver no shopping e surgir aquela vontade de comprar alguma roupa bacana, lembre-se do quanto essa casa própria vai te trazer qualidade de vida, liberdade e conforto. Quanto mais você estiver convicto do que deseja, maior será a sua força de vontade.

É aquela velha história: você nunca vai encontrar motivação para estudar medicina se você gosta mesmo é de jornalismo. Defina o que você quer.

2. Praticar exercícios físicos

Muitas vezes em que as pessoas simplesmente não sentem a força de vontade necessária para agir, a causa na verdade é bioquímica. Existe um neurotransmissor no cérebro, chamado dopamina, que, se estiver em quantidade insuficiente, leva embora todo o ânimo e disposição.

PSC

Pode parecer um paradoxo, mas, por incrível que pareça, a prática regular de exercícios físicos estimula a produção da dopamina. Isso quer dizer, por exemplo, que a melhor forma de encontrar força de vontade para fazer uma atividade física é fazendo atividade física! No entanto, exercitar-se com frequência confere mais ânimo não apenas para isso, mas para qualquer atividade, como trabalhar, estudar ou arrumar a casa, por exemplo.

3. Dividir tarefas grandes em metas menores

Imagine que você precisa redigir uma tese de mestrado. Só de pensar em todo o trabalho que você terá para pesquisar, organizar resultados, ler a bibliografia de referência, redigir a tese, revisá-la e apresentá-la à banca, com certeza você vai desanimar.

Quando esse desânimo bater, lembre-se de que você terá bastante tempo para se organizar. A dica nesse sentido é dividir esse seu grande objetivo em pequenas metas, que possam ser conquistadas dia após dia, semana após semana, mês após mês. Como diz o ditado, Roma não foi construída num só dia. Subdividir uma grande meta em metas menores faz com que ela não pareça tão complicada.

4. Comemorar as pequenas vitórias

Outra grande vantagem de dividir essa missão em pequenas etapas é que você pode mensurar o seu progresso. Quando uma pessoa percebe todos os passos que já ficaram para trás, isso eleva a sua motivação para seguir em frente.

Aliás, sempre que uma etapa é conquistada, o cérebro dispara a produção de dopamina, como uma espécie de recompensa pela conquista. Assim, você sentirá sua motivação crescer a cada etapa do processo, e não apenas quando alcançar o objetivo final — o que certamente torna a caminhada muito mais fácil. Comemore as pequenas vitórias!

5. Ter hobbies

Tão importante quanto trabalhar para conquistar seus objetivos é divertir-se. Isso mesmo que você leu. Ter hobbies, ou seja, atividades de lazer, também é um fator que aumenta a disponibilidade de dopamina e, consequentemente, aumenta a sua força de vontade.

Fazer coleções, ler, ouvir música, dançar, praticar esportes, cozinhar por prazer, costurar, desenhar, pintar e escrever são alguns exemplos de atividades que também deixam a vida mais leve e alegre. É importante incluir esse tipo de atividade em sua rotina para fortalecer suas motivações, sejam elas pessoais ou profissionais.

6. Inspirar-se, mas não comparar-se

Quando você estiver diante de um grande desafio em sua vida, ou mesmo diante das pequenas batalhas diárias, lembre-se de que você não está sozinho. Lembre-se de todas as pessoas que também já enfrentaram grandes obstáculos, mas que, mesmo assim, alcançaram o sucesso. Inspirar-se em bons exemplos é um fator que desperta a força de vontade. Você pode inspirar-se em amigos, familiares, pessoas de sucesso em sua profissão, entre outros.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Inspiração não é comparação. Você pode se inspirar em outras pessoas, mas não deve comparar-se com elas. Cada trajetória é única, e cada pessoa tem o seu tempo para conquistar as coisas. As comparações podem fazer com que você coloque muita pressão sobre si mesmo, ou mesmo que desanime, acreditando não ter a mesma capacidade do que as pessoas que o inspiram. Fique atento. Lembre-se do quanto você é capaz.

7. Organizar o dia

Quando você tem um dia de trabalho pela frente, mas sabe exatamente o que deve ser feito, com horários para cada atividade, e já deixa separado tudo aquilo de que você precisará ao longo do dia, com certeza sua força de vontade aumenta. Em contrapartida, enfrentar aqueles dias repletos de tarefas, com uma mesma bagunçada e sem saber por onde começar, certamente produz um desânimo total.

Isso acontece porque o cérebro gosta de organização. Perceber as coisas bem organizadas dá a sensação de que aquilo que você precisa fazer não é tão difícil. Por isso, mantenha seus pertences arrumados e anote suas obrigações numa agenda, organizando seus compromissos e tarefas por horário. Inclua também um momento de descanso — ele é tão importante quanto os momentos ativos.

8. Dormir adequadamente

Em média, uma pessoa adulta precisa de um sono profundo e reparador que dure entre 6 e 8 horas por noite. Pessoas que dormem menos do que isso podem até cair na ilusão de estarem sendo mais produtivas, mas a verdade é que estão cansando o corpo e a mente, o que derruba todo o vigor do dia seguinte.

Durante o sono, o corpo e a mente relaxam, recuperam energias, e o cérebro organiza as informações do dia anterior. Por isso, não negligencie o seu sono. Sem uma noite de sono tranquilo e reparador, você acordará no dia seguinte de mau humor, com dificuldade de concentração e com a sensação de que você não descansou nada. Cuide-se.

9. Alimentar-se de forma equilibrada

Tão importante quanto o sono é a alimentação. Nós somos aquilo que comemos, e o bom funcionamento de todos os nossos órgãos e sistemas — o que inclui a mente — depende da qualidade e da diversidade dos alimentos que ingerimos.

Manter a saúde física e emocional depende, portanto, de uma alimentação balanceada. O excesso de açúcares e gorduras, por exemplo, produz diversos problemas de saúde e rouba a disposição para o dia a dia. Em compensação, uma dieta diversificada; que inclui proteínas, vitaminas, gorduras saudáveis, vegetais e uma quantidade razoável de carboidratos; com certeza oferecerá a você toda a energia de que você necessita.

10. Ser flexível

O grande problema da procrastinação é que sempre acreditamos que haverá um momento futuro em que estaremos mais bem-dispostos e descansados. O problema é que esse momento não chega, e, quando percebemos, nós estamos prestes a desistir daquilo que queremos.

Portanto, comece agora aquilo que você deseja. Defina suas metas, estabeleça estratégias para alcançá-las, mas, ao mesmo tempo, deixe um espaço aberto para fazer algumas alterações, caso necessário. A rigidez em excesso também provoca desânimo.

Por fim, fique atento a tudo aquilo que pode te desviar do caminho que você traçou e fazer com que você caia em tentação. Por exemplo: desative de vez a função “soneca” do celular, que te dá mais 5 minutinhos de sono antes de levantar-se. É nesses 5 minutinhos que você desiste de ir para a academia!

Siga as dicas acima e tenha muito sucesso em todos os seus caminhos. Você gostou dessas recomendações? Tem mais alguma sugestão? Então, deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos, colegas e familiares.