A palavra ousadia é bastante conhecida. Aliás, é frequentemente dito que o povo brasileiro é ousado e criativo por natureza. Por isso, é comum ver frases, músicas, campanhas publicitárias, mensagens motivacionais e até mesmo livros sobre empreendedorismo e negócios que citam a importância de ser ousado para alcançar grandes resultados nas diferentes áreas da vida.
Mas o que exatamente significa ser ousado? Qual a importância da ousadia na criação de novos negócios? De que maneira podemos desenvolver essa característica? As respostas para todas essas perguntas você confere no artigo a seguir. Boa leitura!
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O que significa ousadia e qual a sua importância?
Se você consultar um dicionário em busca da definição da palavra ousadia, encontrará algo do tipo: “característica ou particularidade do que é ousado; que possui valentia ou coragem”. É possível até mesmo encontrar definições com um tom negativo para a palavra, como: “atrevimento injustificável; excesso de petulância; falta de prudência; audácia”.
Neste artigo, porém, nos concentraremos na definição positiva para o conceito de ousadia. Contudo, com todo o respeito aos dicionários, quando o assunto é empreendedorismo e negócios, ser ousado é muito mais do que simplesmente ser corajoso.
É inegável que todo empreendedor precisa de coragem, mas a ousadia vai além dessa qualidade. Nesse âmbito, ser ousado é unir à coragem a criatividade, de modo que soluções inovadoras possam ser construídas e colocadas em prática a serviço da sociedade — por meio de produtos, serviços e novas formas de comunicação e satisfação das pessoas.
Como podemos ousar nos negócios?
A ousadia, portanto, é uma característica essencial para que qualquer empreendedor seja bem-sucedido. Mas de que maneira podemos colocá-la em prática no dia a dia dos negócios? Na sequência, você vai conferir 5 modos pelos quais isso é possível.
1. Criar novos produtos ou modelos de negócios
Hoje em dia, a concorrência é altíssima em basicamente qualquer segmento de mercado, seja ele de produtos ou de serviços. Por esse motivo, entrar nessa guerra para fazer aquilo que todo mundo já faz é certeza de derrota. É preciso se diferenciar para aparecer, isto é, oferecer às pessoas algo que ninguém mais oferece.
Para isso, é essencial que você esteja atento às mudanças de comportamento do consumidor, sobretudo no que diz respeito às necessidades que ainda não foram adequadamente resolvidas. Por exemplo: um dia, alguém com espírito empreendedor deu-se conta de que muitas pessoas chegavam ao fim de viagens longas com dores no pescoço. Pronto: essa observação foi o gatilho para a invenção da almofada de pescoço — sucesso nas rodoviárias e nos aeroportos do país.
Portanto, ser ousado envolve também um trabalho de pesquisa e de observação do mundo. Quais problemas, desejos e necessidades as pessoas têm e que ainda não foram adequadamente solucionados? O desenvolvimento de um novo produto ou serviço pode ser a solução!
2. Aperfeiçoar produtos ou modelos de negócios já existentes
Ser ousado, contudo, não depende apenas de criar algo novo. Muitas vezes, a ousadia também se expressa no aperfeiçoamento daquilo que já existe, criando um modelo de negócios ainda melhor.
O carro, por exemplo, é um produto que já existe há bastante tempo. O celular também não é mais nenhuma novidade. Contudo, o que as empresas de transporte por aplicativo fizeram, com ousadia, foi unir as tecnologias desses dois produtos na construção de um novo serviço, em que o cliente solicita uma corrida pelo celular e é conduzido pelo motorista credenciado que estiver mais próximo.
Portanto, a ousadia muitas vezes reside não na invenção de algo novo, mas também na reinvenção do que já existe — com novas características, funções ou modelos de negócios que combinem diferentes produtos e serviços. Essa também é uma maneira de inovar e ousar ao empreender.
3. Ser criativo nas ações de marketing e comunicação
Como citamos, para que alguém se destaque no universo empreendedor, é importante fazer aquilo que ninguém está fazendo. Esse processo nem sempre está associado aos produtos ou serviços em si, mas à forma como eles são divulgados, criando experiências que marcam. Assim, o marketing e a publicidade, quando empregados de forma criativa, também podem ser a ousadia de que o negócio precisa.
Um exemplo que ficou conhecido nesse sentido foi uma ação de marketing da rede de supermercados Carrefour, que criou o programa “Únicos”, em 2017. O programa consistia em separar uma área dos mercados para alocar frutas e legumes de qualidade, mas considerados “feios”, ou seja, fora dos padrões típicos de estética dos alimentos. Esses itens eram oferecidos com 30% de desconto no preço.
Dessa forma, a ação foi ousada e eficaz, pois estimulou a venda de produtos que comumente eram rejeitados e representavam prejuízos à empresa. Além desse benefício mercadológico, a marca Carrefour também se fortaleceu como empresa consciente no combate ao desperdício de alimentos no Brasil — questão grave em que o país, infelizmente, se destaca no cenário internacional.
4. Acompanhar as inovações tecnológicas
Voltando ao exemplo das empresas de transporte por aplicativo, além de combinar as funcionalidades de dois produtos que já existiam (o carro e o celular), essas ideias também foram ousadas porque acompanharam as tecnologias que se desenvolviam. A popularização dos smartphones e do desenvolvimento de aplicativos tornou o terreno fértil para que essa solução fosse criada.
Hoje em dia, a criatividade e a ousadia são produtos frequentemente derivados dos avanços tecnológicos, que tanto têm transformado a maneira como as pessoas adquirem informações, pesquisam produtos e fazem as suas compras. Se você já ouviu falar em remarketing, SEO, aplicativos de smartphones e internet das coisas, por exemplo, certamente compreende que todas essas inovações são derivadas da tecnologia.
Por isso, qualquer empreendedor que deseja inovar precisa também acompanhar os progressos que ocorrem nessa área, tanto no Brasil como em outros países. Ficar atento às tendências tecnológicas é uma ótima maneira de ousar.
5. Fazer parcerias, mesmo que improváveis à primeira vista
Quando pensamos em parcerias de negócios, quase sempre pensamos em empresas da mesma área ou de áreas vizinhas — como engenheiros e arquitetos. No entanto, a ousadia também pode se expressar por meio de parcerias aparentemente improváveis nos negócios.
Por exemplo: em 2017, foi firmada uma ação conjunta entre a Bauducco e o Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, em São Paulo. A princípio, são duas empresas que nada têm a ver uma com a outra, exceto pelas origens italianas.
No entanto, a ideia foi conquistar os corações dos torcedores alviverdes com uma edição especial do chocottone Bauducco de 500 gramas, comercializado juntamente com um porquinho de pelúcia verde, em alusão ao símbolo popular do clube. A embalagem ainda continha um código que gerava um jogo de realidade aumentada para marcar um gol de pênalti. Assim, as duas marcas (Bauducco e Allianz) fortaleceram as suas imagens por meio dessa ação.
Como você pode perceber, a ousadia nos negócios é muito importante. Ela nada tem a ver com agir de forma imprudente, mas com ser criativo e corajoso, dentro de um contexto de riscos calculados. Isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de novos produtos, do aperfeiçoamento de soluções já existentes, da criatividade nas ações de marketing e comunicação, do acompanhamento das inovações tecnológicas e da realização de parcerias — mesmo que pareçam improváveis à primeira vista.
Você se considera uma pessoa ousada? O que pensa a respeito do tema? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!