Jacques Lacan, um dos principais nomes da psicanálise, afirmou que doenças são palavras não ditas que ficam guardadas dentro de uma pessoa. Reprimir as emoções é, realmente, algo extremamente prejudicial e que pode, sim, comprometer a saúde e gerar tanto sintomas físicos quanto emocionais. Falar a respeito desse assunto é necessário para deixar ainda mais clara a importância do diálogo, porque através dele um indivíduo pode se conhecer melhor, eliminar mágoas, se entender com as outras pessoas e, assim, viver de forma mais leve e feliz.

Palavras Não Ditas – É Importante Falar Sobre Elas

Todo ser humano tem a sua intimidade, coisas que não é necessário compartilhar com ninguém. Por outro lado, existem determinadas situações em que falar se mostra essencial, por diversos motivos diferentes, e existem duas principais situações em que é especialmente necessário dizer o que se sente. A primeira delas é quando se está magoado com algo que aconteceu e a segunda envolve colocar limites para deixar claro o que irá ou não aceitar em suas relações pessoais.

Em se tratando de mágoas, o ato de desabafar é como um bálsamo para alguém que está passando por um momento delicado. Ao contrário do que muitos acreditam, guardar suas dores para si não irá fazer com que se esqueça delas, pelo contrário, pois poderá torná-las ainda mais intensas. É claro que é importante buscar se distrair e espairecer a mente, entretanto, é fundamental, também, desabafar com alguém em quem confie, pois falar poderá te ajudar a se sentir mais leve e a digerir melhor o ocorrido.

Outro ponto em que se expressar se mostra uma atitude essencial envolve os limites que todos devem impor em suas relações. Cada indivíduo tem os seus valores e o seu modo de ver a vida, assim, algo que eu considero inaceitável pode não ser para você e vice-versa. Nenhuma pessoa tem como adivinhar as preferências do outro e a única maneira de deixá-los saber o que te causa desconforto ou te faz feliz é falando a respeito do assunto.

Para que entenda melhor citarei o exemplo de dois amigos, em que um deles costuma fazer brincadeiras sobre a aparência do outro. Com medo de dizer que aquilo o incomoda, o indivíduo que é caçoado finge achar natural e guarda para si tudo o que gostaria de dizer para o colega. Então, tudo o que não é dito o consome, faz com que ele realmente acredite naquelas palavras e se sinta inferior. Percebe o quanto isso pode ser prejudicial?

Por tudo isso, falar é importante porque ajuda as pessoas a se entenderem e a se sintonizarem umas com as outras, minimizando as chances de fazerem algo que cause algum tipo de desconforto a alguém. Além disso, falar pode ser terapêutico, ajudar uma pessoa a aliviar o peso das dores que carrega dentro de si e a entender melhor os seus sentimentos e emoções.

5 Situações em Que é Necessário Se Expressar e Dizer o Que Sente

Falar é um meio vital de se expressar, compartilhar ideias e dialogar. As palavras nos permitem compartilhar o que está se passando em nossas mentes e, assim, abrir o nosso mundo para que as outras pessoas possam conhecê-lo e fazer parte dele. Confira, a seguir, cinco situações em que é importante dizer o que está sentindo.

1 – Quando Algo Está Te Incomodando

PSC

Assim como no exemplo que citei dos amigos, é fundamental que diga quando alguém fizer algo direcionado a você e que te incomode. Uma brincadeira apenas é divertida quando todos os envolvidos se sentem completamente confortáveis, e o mesmo vale para outras situações também. Não tenha medo ou vergonha de se expressar, lembre-se que é o seu bem-estar que está em jogo.

2 – Quando Alguém Faz Algo Positivo

Em uma escala de 0 a 10, o quanto gosta de receber elogios? Imagino que a sua resposta tenha sido a mais alta possível, já que todo ser humano gosta de ter suas qualidades reconhecidas. Então, se isso é tão bom, que tal fazer o mesmo pelos outros? Sempre que notar que um familiar, amigo ou colega de trabalho fez algo positivo, fale isso a ele, assim, estará incentivando-o a buscar ser cada vez melhor.

3 – Quando Sente Que o Fardo Está Pesado Demais

Todo mundo passa por situações delicadas em alguns momentos da vida. Apesar de dolorosos, esses momentos podem trazer muito aprendizado e crescimento, mas você não precisa passar por eles sozinho. Sempre que achar que o fardo está pesado demais, peça ajuda a uma pessoa da sua confiança, assim, se sentirá acolhido e, consequentemente, mais forte para superar qualquer obstáculo.

4 – Quando Discorda de Alguma Decisão Que Irá Te Impactar

Existem situações na vida em que as decisões devem ser tomadas em conjunto, como quando, por exemplo, alguém decide comprar um imóvel para morar com o seu cônjuge. Nesse caso, é fundamental que ambos estejam de acordo, já que será uma escolha que trará mudanças para a vida de todos. Portanto, sempre que estiver envolvido em uma situação parecida e não concordar com a decisão tomada, fale, sempre é possível conversar para chegar a um consenso.

5 – Quando Ama uma Pessoa

Um dos principais motivos que leva ao distanciamento de pessoas que se amam é a falta de diálogo e de demonstrações de afeto. E quando falo isso não me refiro apenas a relacionamentos amorosos, mas também entre familiares e amigos. Dizer ao outro que se preocupa, demonstrar interesse em relação à vida dele, elogiá-lo, entre tantos outros gestos, são de grande importância para manter fortes essas conexões que são tão necessárias.

As palavras não ditas aprisionam, causam sofrimento e dor, portanto, liberte-se delas. Não tenha medo de se expressar, dizer o que está pensando e sentindo, porque é por meio da comunicação que poderá acertar os ponteiros com todos aqueles que lhe cercam e, assim, cada um irá oferecer o melhor de si ao outro, tornando essas conexões mais positivas para todos.

Como bem disse o grande escritor Gabriel García Márquez, sempre diga o que sente e faça o que pensa, pois ser fiel à sua essência é um passo fundamental para alcançar a felicidade.

 

Copyright: 609757274 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc