Respondendo à pergunta-título, o coach serve para ajudar você a desenvolver o seu potencial infinito e conquistar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional. O coach é um profissional especializado em coaching, sendo o responsável por ajudar você no seu processo de autoconhecimento, empoderamento e alcance de sucesso.

A profissão está em alta no Brasil e ganha, a cada dia, mais membros e simpatizantes. O processo de coaching é tão rico que ao mesmo tempo em que o profissional oferece os seus conhecimentos e experiências ao cliente, denominado coachee, ele também tem a possibilidade de crescer e aprender com as experiências compartilhadas por ele.

Para entender ainda melhor para que serve o coach, imagine que você deseja alcançar uma promoção no trabalho ou melhorar a qualidade dos seus relacionamentos pessoais, mas não sabe como fazer isso ou por onde começar.

O coach é aquela pessoa que ajudará você a se conhecer melhor, a visualizar os seus pontos fortes e potencializá-los, como também a melhorar e eliminar aspectos dos seus comportamentos e pensamentos que limitam a conquista efetiva das suas metas e objetivos.

Quem é o coach?

O coach é aquele profissional que ajuda você a sair do estado atual e alcançar o seu estado desejado. Por meio de técnicas, ferramentas e estratégias do coaching, ele oferece a possibilidade real de você conquistar os seus resultados almejados de forma rápida, efetiva e planejada.

Para isso, ele trabalha em conjunto com o cliente, no desenvolvimento contínuo das suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, de modo que elas lhe deem o suporte necessário ao seu crescimento profissional e pessoal.

PSC

Esse processo de empoderamento traz benefícios importantes, como: aumento da autoconfiança e autoestima, melhoria nos relacionamentos afetivos e interpessoais, melhoria na comunicação verbal e escrita, maximização das competências de liderança, melhor gestão do tempo e expansão da visão estratégica e de mundo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O que faz esse profissional?

O trabalho de um coach é extremamente complexo e, obviamente, depende do tipo de coaching que está sendo realizado e dos objetivos que devem ser alcançados. Contudo, para simplificar, podemos agrupar as atividades de um coach em 5 grandes áreas.

1. Promoção do autoconhecimento

O coach conta com diversas ferramentas de diferentes áreas do saber para estimular o autoconhecimento. Esse é o ponto de partida em que o coachee deve conhecer a si mesmo para identificar as suas forças pessoais (a serem potencializadas) e os seus pontos não tão fortes, que precisam ser trabalhados.

É dessa equação que resulta o sucesso do processo de coaching. Um fortalecimento contínuo do que já é bom, somado às melhorias nos pontos mais delicados do coachee, é o combustível necessário para que ele alcance as metas que determinou para si, independentemente da área da vida que esteja sendo trabalhada.

2. Auxílio na definição de objetivos

Por falar em definir metas, muitas vezes o coachee chega à sessão de coaching já com um objetivo em mente. Contudo, será mesmo que esse objetivo é bom? Os coaches ajudam os seus pupilos a definir metas claras, que de fato estimulem o indivíduo a dar o melhor de si e a desenvolver diferentes competências. Um bom objetivo é:

  • Específico: é detalhado e pormenorizado, sem generalizações imprecisas;
  • Mensurável: é possível saber quanto falta para que ele seja alcançado;
  • Alcançável: é realista, sem fugir das possibilidades do coachee;
  • Relevante: tem um propósito; um significado na vida do coachee que o torna mais feliz;
  • Com prazo definido: as metas têm um tempo a serem alcançadas, de modo a estimular a motivação e a organização do indivíduo.

3. Orientação ao planejamento estratégico

Outro aspecto que o coach deve ensinar ao coachee é analisar o seu estado atual, definir o estado desejado (o objetivo, visto no item acima) e estabelecer os métodos e ações necessários para conduzi-lo entre os dois pontos. Esse processo recebe o nome de planejamento estratégico.

É preciso definir as atividades necessárias para ao alcance do objetivo em questão, o que se faz respondendo às seguintes perguntas para cada tarefa: O que? Por quê? Como? Onde? Quando? Documentar as respostas consiste em definir um plano de ação, contendo as tarefas que deverão ser realizadas para que o coachee enfim chegue ao estado desejado.

4. Compartilhamento de conhecimentos e técnicas de produtividade

Os coaches (destacando evidentemente os do IBC) são profissionais extremamente qualificados e capacitados, que estudam, pesquisam e atualizam os seus saberes em diferentes áreas do conhecimento. Entre elas, podemos citar: a psicologia, a administração de empresas, a gestão de pessoas, a liderança, a gestão do tempo, as técnicas de produtividade, a motivação, a clareza de comunicação, a inteligência emocional, a autoconfiança, as mudanças cognitivo-comportamentais, e por aí vai.

O trabalho do coach envolve não apenas ajudar o coachee nos aspectos específicos do dia a dia, mas também enriquecer o seu repertório mental, compartilhando com ele ensinamentos valiosos, de todas as áreas acima.

5. Monitoramento e feedback

O processo de coaching não é exclusivamente teórico. Muito pelo contrário: entre uma sessão e outra, o coachee deve colocar em prática aquilo que aprendeu e cumprir as tarefas designadas, apresentando os seus feitos no encontro seguinte.

Isso permite que o coach acompanhe o progresso do coachee e dê a ele feedbacks em tempo real. Isso significa que ele é capaz de reconhecer os méritos e os avanços do indivíduo, bem como de identificar e corrigir os aspectos que precisam ser melhorados.

Como escolher o coach ideal?

Existem coaches trabalhando nas mais variadas áreas (saúde, esportes, artes, vida pessoal, carreira, coaching executivo, entre outros). Por isso, ao escolher um coach para atendê-lo, é importante verificar qual é o foco da atuação dele para, desse modo, poder alinhá-lo mais precisamente aos seus objetivos.

Outra dica importante ao contratar esse profissional é sempre buscar as suas referências e conhecer e avaliar previamente as suas formações e experiências. Isso inclui saber se ele é realmente formado e certificado por uma escola idônea, como o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, referência na formação de coaches no Brasil e no mundo.

Esses cuidados são essenciais, pois, com o crescimento do coaching no Brasil, infelizmente existe uma pequena parcela de pessoas que se autointitulam coaches, sem nem mesmo terem feito uma formação. Por isso, aproveite melhor o seu processo e contrate um coach com boas referências, pois só assim, com um acompanhamento verdadeiramente especializado, os seus resultados poderão ser realmente extraordinários!

E mais, se você também quer se tornar um coach certificado e habilitado, participe da melhor formação do BrasilFaça o Professional & Self Coaching — PSC, o curso dos coaches de alta performance!

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!