Você que trabalha com redes sociais provavelmente sabe o que é planejar um conteúdo, criar o texto, pensar em um design atraente, abrir mão dos fins de semana trabalhando para, depois de tudo isso, receber 3 ou 4 curtidas. E nada mais. É triste não é mesmo? É natural o desânimo surgir quando os resultados parecem que nunca vão chegar.

A verdade é que atrair a conexão do público depende não apenas do seu conhecimento e da qualidade do seu post, mas principalmente da sua capacidade de se conectar com as pessoas. É preciso deixar a sua página mais “humana” e menos técnica. Não adianta você criar um post maravilhoso em termos estéticos e de informação, mas que é frio, sem vida e que não estabelece uma comunicação mais direta e calorosa com quem segue o seu perfil.

6 dicas para atrair o seu público na internet

A atração das pessoas que de fato possam se interessar pelo seu conteúdo e interagir com ele de forma mais intensa é o grande desafio de qualquer pessoa que trabalha com redes sociais. Se você está nesta jornada, confira, a seguir, 6 dicas para que isso seja possível.

1. Estude o perfil dos seus seguidores

Antes de querer atrair as pessoas, responda à seguinte pergunta: com quem você deseja se comunicar? As pessoas que você precisa atrair são as com bom potencial para se interessar pelas suas soluções, ou seja, pelo seu conteúdo, pelos seus produtos ou pelos seus serviços.

Portanto, você precisa saber quais são as dores, desejos, necessidades e sonhos dessas pessoas. Assim, você conseguirá que o seu conteúdo seja a resposta de que elas precisam. Portanto, tenha em mente que, enquanto você não se aprofundar e se dedicar em conhecer verdadeiramente quem faz parte da sua comunidade, o seu poder de atração será zero.

Conheça essas pessoas além das segmentações demográficas (de gênero, de idade, de faixa de renda e de localização geográfica). Mergulhe de vez no universo psicográfico, compreendendo esses indivíduos de modo mais completo e analítico, incluindo os seus sonhos, medos, estilos de vida, comportamentos, problemas, e por aí vai.

2. Conte histórias

Hoje em dia, as pessoas se interessam demais por histórias. Os livros, as peças de teatro, os filmes, as séries e até mesmo as telenovelas têm um impacto tão grande sobre as vidas das pessoas, que elas se acostumaram a acompanhar histórias. Por isso, até mesmo a publicidade tem utilizado a narrativa como um recurso para atrair a atenção os indivíduos e desenvolver a sua argumentação.

Inspire-se na publicidade e inclua as narrativas no seu perfil também. Crie histórias, mostre depoimentos dos seus clientes ou, se desejar, compartilhe as suas próprias experiências, de modo a criar conexões com quem visualizar o seu perfil. As narrativas seduzem, encantam, ensinam e entretêm, de uma maneira quase mágica.

Utilize esse recurso para humanizar a sua página, dando vida real aos conceitos e teorias que você ensina. Além disso, se você comercializa algum produto ou serviço, inclua-o nessas histórias, dando exemplos práticos de como as suas soluções podem facilitar a vida das pessoas.

3. Explore a emotividade

As pessoas acessam as redes sociais porque gostam de consumir informação. No entanto, a informação dessas plataformas não deve ser disponibilizada ao público como um livro didático ou como um artigo científico. É preciso torná-la atraente, curiosa, dinâmica e até mesmo divertida. É isso o que convidará as pessoas a consumirem os seus conteúdos e a seguirem a sua página.

Mesmo que você fale sobre um assunto complexo, como educação financeira, encontre um meio de tornar esse tema divertido, leve, talvez engraçado. Una a informação ao entretenimento, de modo que o seu perfil consiga ser, ao mesmo tempo, útil e divertido.

Nesse sentido, saiba que, se você não conseguir despertar algum tipo de emoção em seus seguidores, eles não serão capazes de manter a atenção por muito tempo nos seus posts. Mesmo que eles sejam muito ricos em conteúdo, eles não podem ser frios e excessivamente técnicos. Para criar conexão, converse com as pessoas como se elas fossem suas amigas, e não leitores de uma publicação científica.

4. Fale a mesma língua do seu público

Uma questão essencial na hora de atrair as pessoas para o seu conteúdo é a forma como você se comunica. É essencial que as palavras que você escolhe e as referências que você usa façam parte do universo das pessoas com as quais você pretende estabelecer essa comunicação. Isso o ajudará a criar uma atmosfera de familiaridade que favorece a conexão.

Em geral, as redes sociais permitem que a linguagem seja mais leve e descontraída. Contudo, ainda assim, há diferenças na forma como os diversos grupos sociais se comunicam. Quem fala de maquiagem para adolescentes provavelmente tem uma linguagem diferente de quem aborda o tema economia para o público adulto, por exemplo.

Cada nicho, cada faixa etária, cada “tribo urbana” tem as suas próprias expressões, gírias, memes e referências. Certifique-se de que os seus posts apresentem a linguagem adequada para atrair as pessoas que você deseja.

5. Interaja sempre que possível

Muito se fala sobre a interatividade e o engajamento nas redes sociais. É natural que os produtores de conteúdo estejam sempre pedindo para que os seus seguidores tenham uma participação mais ativa nas redes. As caixas de perguntas, as enquetes, os testes, as lives e os próprios comentários dos posts são formas de promover essa interação.

Uma maneira muito importante de você mostrar ao seu público o quanto você é acessível e para manter o seu público atento ao seu trabalho é interagir de volta. Se alguém enviou a você uma mensagem privada, um comentário ou uma pergunta nos stories, procure responder a essa mensagem.

Mostre que você se importa com o que as pessoas têm a dizer e seja grato pela participação delas. A sua resposta, escrita com dedicação e carinho, será um incentivo para que cada vez mais pessoas interajam com você.

6. Seja útil

Por fim, para atrair e manter a atenção do seu público, é preciso que você seja útil a ele, de alguma maneira. Além de contar histórias, como já citamos, procure dar dicas, ensinar procedimentos, compartilhar notícias atualizadas, fazer recomendações, enfim, levar conteúdos relevantes do seu nicho.

É importante que as informações que você divulgar sejam fidedignas e também que promovam algum tipo de melhoria na vida das pessoas. Nem que seja um conteúdo de humor, o divertimento também é uma maneira de tornar a vida de todos mais alegre. Una a informação e o entretenimento e mostre que você não é apenas mais um na multidão. Evidencie os seus diferenciais em relação à concorrência, exemplificando por que as pessoas devem seguir você.

Os 6 passos acima certamente colaborarão com o desenvolvimento de posts e de uma linha de comunicação muito mais eficazes junto ao seu público. Coloque-os em prática e alcance resultados muito mais expressivos em suas estratégias nas redes sociais!

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