Grupo de profissionais comemorando, unindo as mãos em seu ambiente seguro de troca de ideias

GaudiLab/Shutterstock O ambiente seguro proporciona mais segurança aos profissionais em compartilhar e trocar ideias

Para gerar um campo relacional de troca de energias, ideias, informações, experiências deve-se criar um ambiente seguro para a Cocriação, e para isso é necessário realizar alguns passos. Seguir esta dinâmica é essencial para garantir que haja realmente condições de se criar uma conexão verdadeira.

 3 Passos Para Criar um Ambiente Seguro

O primeiro passo é a garantia de um ambiente seguro, para que se possa estabelecer um contato efetivo, onde todas as pessoas se sintam confortáveis para expor seus pontos de vista sobre qualquer tipo de assunto e assim se ajudarem mutuamente.

Para que isso seja eficaz é essencial que todos os mem­bros do grupo estejam abertos para receber todos os tipos de informações e energias, havendo, com isso, uma verdadeira troca de experiências. Esse é, então, o segundo passo para gerar um campo coletivo de cocriação.

O terceiro passo é desenvolver atividades para criar a abertura. Por exemplo, numa reunião de grupo (amigos, parentes, colegas de trabalho, atletas), pode ser inserida uma pessoa estranha, para que os participantes possam compar­tilhar com ela, os maiores desafios e angústias que existem na vida de cada um e entre o grupo como um todo.

A Importância de um Ambiente Seguro na Cocriação

Sendo assim, todos devem ouvir com aceitação incondi­cional o que este membro externo tem a dizer, sem inter­rupções. Com isso, haverá uma possibilidade maior de se alcançar o centro do problema e chegar a uma solução que beneficie a todos. Essas trocas sempre são poderosas. Eviden­temente, quanto mais abertura nós criamos, maior é a energia do grupo e maiores são as possibilidades de mudança de vida.

Deste modo é criado um ambiente seguro e propício para que ocorram intensos processos de cocriação, com a intenção de que as pessoas deem apoio umas às outras, em todos os momentos, sejam eles alegres ou tristes. Este apoio é essencial para que atinjam seus objetivos de forma mais rápida.

PSC

Paul Deslauriers, escritor e consultor de desenvolvimento organizacional, afirma que “nesses momentos de cocriação, sentimo-nos protegidos e elevados por nossos companheiros. Ficamos mais criativos, sensíveis, comprometidos e estimula­dos. Nesses momentos, a contribuição de cada indivíduo de um grupo funde-se numa energia coletiva, uma força sinérgica em torno da qual tudo parece possível – e normalmente é. Esses momentos são mágicos”.

Por isso, eu convido você a abrir-se e estar mais disposto a cocriar em seu trabalho, em sua família, nos seus relacio­namentos, no seu grupo de amigos e em sociedade também. A cocriação é uma troca intensa de energias superpositivas, pois sempre tem a intenção de levar as pessoas do grupo ao crescimento e à evolução contínua em todos os aspectos de sua vida.

Permita-se Cocriar. Dar o seu Melhor e Receber o Melhor do outro. Cocrie, Aprenda, Evolua e Cresça!