Agir sem pensar leva muitas pessoas a se arrependerem de suas ações. Por outro lado, pensar demais faz com que muitos deixem de agir e, com isso, permaneçam inertes. Sem contar no fato de que os pensamentos em excesso geralmente vêm na forma de inseguranças, autocobrança e medos irracionais, que realmente comprometem o equilíbrio e a felicidade de um indivíduo. Para entender melhor como isso acontece, é só continuar a leitura.

Por que pensar demais é ruim?

Uma pessoa que pensa demais está com a mente constantemente agitada. Mesmo que esteja vivendo um momento feliz, costuma ter pensamento disfuncionais de que algo ruim vai acontecer, mesmo sem ter qualquer indício real disso. Perceba que, em vez de desfrutar do momento presente, o foco está em hipóteses e coisas que, muitas vezes, não têm chance alguma de acontecerem.

Quando essa mesma pessoa enfrenta um momento delicado, em que é natural ter certas aflições, tende a se preocupar de modo excessivo, o que pode até mesmo atrapalhá-la na busca por soluções. Isso sem contar que o excesso de pensamentos ansiosos pode resultar na chamada somatização, que acontece quando sintomas físicos surgem em decorrência de sofrimento psicológico. Dores de cabeça, de estômago e falta de ar estão entre os sintomas mais comuns.

10 Dicas poderosas para parar de pensar demais e relaxar

Pesar demais é cansativo, porque a mente fica, a todo o momento, rodeada de ideias ruins. Isso gera angústia, sofrimento e impede o indivíduo de desfrutar da sua vida e vivê-la na essência. Confira, a seguir, dez dicas para dar um basta no pensamento acelerado e viver com mais tranquilidade.

1 – Torne-se consciente em relação ao pensamento acelerado

A consciência é o primeiro passo para a mudança, então, apenas o fato de você estar buscando maneiras de controlar o seu excesso de pensamentos já é altamente positivo. Agora, a próxima etapa é conseguir reconhecer isso enquanto estiver acontecendo. Nesses momentos, pare, dê um passo para trás, observe a situação de fora e perceba como está reagindo, isso te ajudará a encontrar o equilíbrio.

2 – Mantenha o foco no que pode dar certo

O pensamento acelerado costuma ser motivado principalmente pelo medo. E, quando você se concentra em todas as possibilidades de algo dar errado, realmente fica complicado se acalmar. Que tal fazer exatamente o contrário? Sempre que perceber que está considerando apenas as possibilidades ruins, mude o foco e considere tudo o que pode dar certo. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até que se torne automático.

3 – Tenha boas opções para se distrair

PSC

Ter boas opções para se distrair nos momentos em que os pensamentos começarem a acelerar é outra medida que poderá ser de grande ajuda. Você pode meditar, praticar ioga, correr, fazer trabalhos manuais, conversar sobre assuntos aleatórios com amigos, enfim, qualquer coisa que te faça bem. Assim, em vez de se deixar consumir pelas ideias negativas, poderá fazer algo que promova seu bem-estar.

4 – Enxergue uma mesma situações sob outras perspectivas

Um exercício bastante simples e poderoso a se fazer em relação ao excesso de pensamentos envolve se imaginar daqui um ou mais anos. Será que, no futuro, a situação que te aflige hoje ainda será importante? Faça-se essa mesma pergunta alterando os espaços de tempo, dessa maneira, se dará conta de que a grande maioria das suas preocupações são fruto de medo e insegurança e não da realidade propriamente dita.

5 – Liberte-se da busca pela perfeição

O perfeccionismo é uma característica comum das pessoas ansiosas, e costuma ser movido pelo medo de ser julgado. A verdade é que a perfeição simplesmente não existe, pois todos estamos sujeitos a cometermos erros. Portanto, prefira prezar pela excelência, dando o seu melhor e se dedicando, mas também mantendo-se consciente de que pode falhar e que isso não te fará menos inteligente ou especial.

6 – Mude sua visão em relação ao medo

Se você está com medo por ter cometido erros no passado e acha que eles irão se repetir, lembre-se de que apenas porque as coisas não funcionaram antes não significa que o mesmo irá acontecer sempre. Tenha em mente que toda oportunidade é um começo, um lugar para iniciar uma nova história e o passado não tem nenhum efeito sobre isso, apenas, é claro, em relação ao que aprendeu através das experiências vividas e poderá aplicar agora.

7 – Anote suas preocupações

Quando os pensamentos ficarem acelerados, pare, coloque o cronômetro do seu celular para tocar em dez minutos e, então, anote tudo aquilo que está te preocupando. Ao terminar, pique esse papel e vá fazer algo que te deixe feliz, como as sugestões do terceiro tópico, por exemplo.

8 – Entenda que não tem o poder de prever o futuro

As pessoas que pensam demais acham que podem prever o futuro, por mais inusitado que pareça é exatamente isso o que acontece. Entenda que ninguém tem esse poder e que tudo o que temos e que podemos controlar é o agora. Desse modo, sempre que os pensamentos acelerados surgirem, volte sua atenção para o que está fazendo e viva ao máximo cada instante.

9 – Reconheça seu potencial

O medo que gera o pensamento acelerado, muitas vezes é baseado na ideia de que não se é bom o suficiente. Caso se identifique com isso, experimente listar todas as suas conquistas e coisas positivas que já fez, tenho a certeza de que irá se surpreender com a quantidade de motivos que tem para orgulhar de si mesmo.

10 – Seja grato

Por fim, lembre-se sempre de ser grato pelas coisas boas que lhe cercam. Se preferir, anote tudo isso em um diário, para sempre consultar quando sentir medo. Mesmo quando estiver passando por uma situação delicada, saiba que sempre existe algo pelo qual agradecer. Ao fazer isso, irá tirar o foco dos pensamentos negativos e voltar sua atenção para o bem.

Pensar demais é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Porém, não é porque é comum que deve ser considerado normal. Coloque essas dez dicas em prática e conseguirá transformar as ideias negativas, ansiosas e estressantes em algo útil, produtivo e eficaz.

Se gostou, compartilhe com um amigo que também tenha o pensamento acelerado e ajude-o a encontrar a paz interior.

Copyright: https://pixabay.com/