© Depositphotos.com / andresr Perfil de Empreendedores

No Brasil os empreendedores já representam uma fatia de 17% da população, significa um número bastante expressivo de 22 milhões e que vem crescendo continuamente em alta velocidade. Fonte: Canal do empreendedor.

A Endeavor – organização que apoia empreendedores de alto impacto ao redor do mundo, fez uma pesquisa que revelou dados interessantes:

  • 3 a 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa.
  • 88% da população reconhece os empreendedores como geradores de emprego.
  • 52% acreditam que se tornarão empreendedores em um tempo médio de 5 anos.

Estes números evidenciam que a cultura empreendedora brasileira é altamente valorizada, essa crescente é também estimulada pela mudança de comportamento e visão no quesito carreira. As pessoas estão cada vez mais optando em trabalhar por propósito e com paixão, exercendo atividades que verdadeiramente fazem sentido para elas e agregam de alguma forma.

Se você já é empreendedor ou almeja se tornar um, compreenda que não existem regras ou atributos que garantem o sucesso. Nem mesmo um perfil único de personalidade que determinam se uma pessoa é capaz ou não empreender.

Por diversas histórias compartilhadas da trajetória de grandes empreendedores, é possível observar pontos em comum, deste modo, separei um compilado de tópicos que vão te auxiliar a desenvolver habilidades e competências favoráveis para enfrentar os desafios do empreendedorismo.

6 Características de Empreendedores

PSC

Muitos acreditam que empreender é uma habilidade nata, que as pessoas já nasceram com determinada aptidão, mas o fato é que essas características de comportamento empreendedor podem ser também desenvolvidas.

Confira abaixo os principais e essenciais atributos para quem quer empreender:

Criatividade

Um bom empreendedor é aquele que foge do senso comum, da normalidade, busca constantemente, inovar, desenvolver novas possibilidades, enxergar oportunidades até mesmo nas situações rotineiras, possui sensibilidade e percepção aguçada.

Visão sistêmica

Acompanha todas as mudanças e novidades do mercado, conecta diferentes situações para construir um novo caminho. Antecipa-se diante de possível problemas e foca sempre em como fazer diferente. Habilidade analítica para elaborar planejamentos estratégicos de maneira assertiva.

Liderança e Gestão

É determinante que o empreendedor ou aspirante possua total domínio em lidar com pessoas e processos.

Os colaboradores são a engrenagem da empresa portanto, um líder que sabe a melhor forma de conduzi-los, bem como desfrutar de seus talentos, motiva-los e engaja-los já possui grande vantagem diante da acirrada concorrência do mercado.

Os processos e procedimentos são os grandes aliados para melhor aproveitamento do capital humano, se bem utilizados, permitem otimizar o fluxo de demandas, promovendo o aumento de produtividade e alcance de resultados em curto espaço de tempo.

Flexibilidade

A caminhada empreendedora é repleta de desafios, portanto é de extrema importância a capacidade de se adaptar de acordo com as mudanças, compreendendo sempre a melhor maneira de aproveita-la.

Automotivação e determinação

Os empreendedores possuem a capacidade de se manterem motivados para fazer com que todos os dias sejam produtivos, são altamente resilientes, obstinados, determinados e focados em suas metas e objetivos.

Desenvolvimento contínuo

O empreendedor deve ser um indivíduo inquieto, agregando sempre novos conhecimentos e técnicas, investindo em cursos e treinamentos, palestras, congressos, entre outras modalidades. Deste modo, promoverá o crescimento contínuo e o alcance de resultados maiores e melhores.

Descubra qual o seu perfil de empreendedor! Faça o teste aqui.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com os amigos em suas redes socais.