Mesmo que aconteçam reações espontâneas e que em decorrência dessas reações o coach/constelador vá traçando um caminho para a situação, em algum momento será necessário que o coach/constelador introduza os representantes no processo, e ele pode fazer isso com perguntas que estimulem a externalização dos conteúdos, sentimentos, inquietações, energias.

Há perguntas simples como: “há algo que você queira dizer? Como está se sentindo?” pode acontecer de algumas pessoas sentirem dificuldade em falar porque podem estar desacreditando do processo, talvez por não estarem suficientemente envolvidas. No campo oposto, caso a pessoa comece a falar demais, desviando um pouco a cena, o coach/constelador deve voltá-la ao conteúdo principal.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Muitas vezes não são palavras, mas sensações. Caso a pessoa sinta dificuldade de dar nome a essas sensações o coach/constelador pode ajudar tentando nomeá-las: “angústia? Indiferença? Remorso?…”

Cada pergunta ou cada intervenção do coach/constelador deve ser verificada pelo coachee constelado. Às vezes um mero contato visual do coach com ele pode identificar os caminhos que estão sendo traçados e a energia que sendo emanada.

É importante sabermos que nem todas as pessoas da constelação precisam verbalizar algo, aliás, frequentemente, a postura apática, não querendo dizer, nem se manifestar de forma nenhuma, faz todo o sentido dentro da rede. Há pessoas que realmente participam da nossa vida a partir da omissão. Alguém que nunca colaborou conosco, que nunca ofereceu ajuda ou mesmo que foi testemunha de algo e se omitiu, vai, na cena, também se omitir.

Pais e mães, em geral se manifestam e, caso esses estejam introspectivos no começo do processo podem receber mais atenção do coach/ constelador, que pode lhes dirigir perguntas. Não é incomum que o início seja ainda retraído, mas lembrem-se que o processo depende da energia que circula no ambiente, então todos devem manter a concentração, mesmo quando o processo demora a demonstrar engajamento.

PSC

Copyright: 1175316922 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mungkorn+lasonthi