Saber diferenciar os conceitos de personalidade e comportamento é muito importante para que consiga identificá-los em si e, também, nas outras pessoas. Basicamente, personalidade é aquilo que você é, formada principalmente pelos seus valores e sua visão de mundo, enquanto comportamento é o que você faz, ou seja, como a sua essência impacta em suas ações. Nesse sentido, não se pode mudar quem se é, mas é possível alterar a forma com a qual se comporta.

Saiba Mais a Respeito das Diferenças Entre Personalidade e Comportamento

A personalidade é formada pelos aspectos relativamente estáveis ​​e duradouros dos indivíduos, são as características que os distinguem das outras pessoas. Ela é a responsável por determinar, principalmente, a cognição, os padrões de comportamento e a emoção. Apesar de haver algumas divergências entre as teorias que envolvem o assunto, a maioria dos pesquisadores considera a infância como uma fase decisiva para formar a personalidade de um indivíduo.

Em se tratando de comportamento, pode-se dizer que ele é um resultado de crenças e valores. Ocorre, principalmente, em resposta a certos estímulos e pode vir do consciente ou do subconsciente, ser voluntário ou involuntário. Além disso, também pode ser afetado pelos sistemas nervoso e endócrino. O comportamento é, muitas vezes, uma expressão de si mesmo, uma manifestação da personalidade de um indivíduo. No entanto, a forma com a qual uma pessoa se comporta pode mudar de acordo com situações, contextos e, também, devido à idade e maturidade.

As principais diferenças que se pode destacar entre personalidade e comportamento são:

  • O comportamento tende a se transformar com a idade, maturidade e sabedoria. Já a personalidade é, muitas vezes, estável.
  • O comportamento é uma expressão da personalidade de alguém. A personalidade pode ser avaliada pelo comportamento.
  • Contudo, pode haver momentos em que o comportamento de uma pessoa não se mostra de acordo com sua personalidade. Como, por exemplo, quando alguém que tem uma personalidade calma e exibe um comportamento explosivo ao experimentar situações de estresse.

A Importância de Diferenciar Personalidade e Comportamento

Buscar conhecer melhor o próprio comportamento e personalidade é uma medida essencial para aqueles que buscam evoluir tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Quanto mais uma pessoa consegue perceber a origem de suas ações e emoções, melhor poderá lidar com elas. Isso irá proporcionar relacionamentos mais positivos, a possibilidade de resolver questões internas que estejam comprometendo o desenvolvimento e uma sensação fantástica de se entender e se sentir bem consigo mesmo.

O autoconhecimento e a autoconsciência permitem que um indivíduo assuma o controle sobre suas ações e possa adaptá-las dependendo da situação e das pessoas com quem está lidando. É importante ressaltar que isso não significa ser uma pessoa do tipo “duas caras”, como costuma-se dizer popularmente, mas sim agir com sabedoria e inteligência, de acordo com as necessidades. Mas, claro, sempre respeitando a própria essência e personalidade.

Os Principais Testes de Comportamento e Personalidade

PSC

Com o intuito de conhecer melhor os indivíduos, especialistas criaram vários tipos de teste de comportamento e personalidade, que são utilizados por profissionais da área da saúde mental nas mais diversas situações. Os mais conhecidos são:

Teste de Rorschach: também conhecido como teste do borrão de tinta, foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista suíço Hermann Rorschach e, como o próprio nome sugere, consiste em apresentar ao indivíduo figuras formadas a partir de manchas. Então, ele deverá dizer o que vê em cada desenho e, a partir dessas respostas, é possível obter informações importantes sobre sua personalidade e os comportamentos que podem ser gerados por ela.

Questionários de Autorrelato: neste caso, o próprio indivíduo informa as características de seus traços de personalidade e comportamento através do preenchimento de um questionário. Existem vários formatos desse teste, criados por especialistas diferentes, cada um com um objetivo específico, como identificar transtornos psicológicos ou mesmo conhecer melhor uma pessoa.

Teste de Apercepção Temática: foi desenvolvido pelo psicólogo norte americano Henry Murray e, assim como o teste de Rorschach, consiste em apresentar figuras para que o indivíduo as interprete. A diferença está no conteúdo das imagens, que mostram situações ambíguas. Assim, através das percepções da pessoa, é possível identificar traços importantes da sua personalidade.

Teste DISC: é baseado nas pesquisas do psicólogo William Moulton Marston e tem como objetivo identificar comportamentos e emoções que podem ser observadas de acordo com o ambiente. Dessa forma, o teste não abrange a personalidade. A sigla DISC é formada por: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, que são os fatores que podem resultar da combinação das dimensões externas e internas de um indivíduo.

Dicas Para Se Conhecer Melhor e Ir Além

Uma frase que costumo utilizar muito em meus treinamentos é que quanto mais você se conhece, mais pode se curar e se potencializar. Para mim, ela tem um significado fantástico, pois destaca o poder de transformação que cada um adquire após descobrir sua essência. Aproveite e confira dicas que irão te ajudar nesse processo extraordinário de evolução e conexão consigo mesmo.

Questione-se: ao invés de simplesmente reagir aos acontecimentos, procure se perguntar a razão para cada emoção e atitude que possui. Transforme isso em um hábito e irá assumir cada vez mais o controle sobre si.

Ouça Sua Voz Interior: quais são os seus sonhos? O que gosta? O que não gosta? As respostas para essas e outras perguntas estão dentro de você. Portanto, mantenha a atenção em relação à sua voz interior e considere-a ao tomar decisões.

Abra-se Para o Novo: permita-se dar chances para coisas novas, evite dizer que não gosta de algo que mal conhece. Quanto mais se abrir, mais oportunidades terá de se descobrir e se surpreender.

Escreva um Diário: adote o hábito de escrever a respeito das suas percepções sobre si. Quando se sentir feliz, triste, desanimado, registre as motivações para tal, porque assim irá criar praticamente uma enciclopédia que irá te ajudar a se conhecer ainda mais.

Seja Grato: a mente tem uma característica natural de dar maior ênfase para as coisas ruins. Uma forma de vencer isso é se forçar a enxergar tudo de positivo que lhe cerca. Para começar, pense todos os dias em três razões que tem para agradecer. Lembre-se de considerar mesmo situações que passariam despercebidas, como ter saúde, o sol que está fazendo lá fora, o sorriso de alguém que você ama. Isso também é se conhecer melhor e valorizar tudo de bom que carrega dentro de si.

Reconhecer a sua personalidade e os comportamentos gerados por ela é dar um grande salto rumo ao desenvolvimento e à evolução. Entre em contato com a sua essência e permita-se descobrir o potencial extraordinário que possui. Faça isso e ouse ir além!

 

Copyright: 1028356621 – https://www.shutterstock.com/pt/g/goodstudio