Muitas empresas esperam a coisa ficar feia para finalmente fazer uma pesquisa de satisfação interna, ou seja, que seus colaboradores diminuam sua produtividade; comecem a ter comportamentos negativos e que atinjam um alto índice de infelicidade no trabalho para tomar suas providência e passar a ouvir mais os anseios de sua equipe. Alerta, se você tem um negócio, jamais faça isso!
A satisfação no trabalho é como um termômetro empresarial: precisa ser medido constantemente para sentir a “temperatura” do ambiente. Digo isso porque quando os colaboradores estão felizes e motivados, seu engajamento, produtividade e eficiência também ficam em alta. Do contrário, quando estão insatisfeitos com a empresa, com as condições de trabalho, salários ou com os líderes, seu desempenho tende a cair drasticamente.
Bons Motivos Para Fazer uma Pesquisa de Satisfação Interna
- Ajuda a medir a escala de satisfação dos profissionais e a qualidade do clima organizacional;
- Verifica se as ações de gestão de pessoas estão surtindo os efeitos desejados ou não;
- Identifica possíveis focos de insatisfação futura e serve como uma forma de a empresa prevenir estes problemas mais adiante;
- Proporciona aos líderes e à empresa um mapeamento completo sobre as insatisfações de suas equipes conforme diversos pontos;
- Confere os feedbacks necessários a que a empresa possa tomar providências para melhorar processos e aspectos pertinentes apontados por seus funcionários;
- Identifica quais são os pontos fortes da empresa, seus acertos e erros e como ela pode trabalhar para eliminar gaps e melhorar continuamente;
- Mostra o compromisso da organização em ouvir seus funcionários, compreender suas insatisfações e que está disposta a trabalhar em conjunto para eliminá-las;
- Previne a perda de talentos em decorrência da falta de satisfação dos profissionais com a empresa ou seu chefe.
- Ajuda a avaliar a qualidade das condições de trabalho e o índice de satisfação dos profissionais com quesitos como salário, carga horária, políticas organizacionais e sobre a gestão de pessoas.
Use Estes Dados da Pesquisa Para Melhorar a Empresa
Jamais faça uma pesquisa de satisfação interna apenas por fazer, pois pela lista que vimos acima, seus benefícios são tantos que é mesmo impossível ignorar as importantes informações que esta análise traz. Portanto, use os dados colhidos em sua pesquisa para conhecer melhor os anseios, reclamações e sugestões dos seus colaboradores e para, a partir delas, viabilizar melhorias para a empresa.
Ouvir sua equipe é sempre muito importante e uma forma de estar mais próximo dos liderados e de compreender suas aflições e necessidades. Por isso, esta prática não pode ser usada apenas quando a empresa sentir que a satisfação dos seus funcionários está caindo. Deve ser aplicada sempre.
A pesquisa de satisfação interna serve para prevenir que lacunas específicas se tornem grandes problemas por falta de atenção e negligência da organização. Também mostra quais são os seus pontos fortes, aqueles aspectos que se destacam na opinião dos seus profissionais e que podem ser usados como ferramentas para manter e aumentar sua felicidade no trabalho.
Por isso, defina um calendário para a realização periódica do seu censo interno e registre todos estes dados em um banco de informações onde, após serem realizadas ações estratégicas de melhoria, estas possam ser avaliadas. Isso é essencial para medir as variações na escala de satisfação e também para fomentar seu aumento constante do engajamento do grupo.
Agora que já conhece a importância da pesquisa de satisfação interna, busque colocar esta ferramenta de gestão em prática e faça dela uma aliada da satisfação de seus profissionais no trabalho.