Não há nada pior do que ajudar uma pessoa e, quando você precisar dela, não receber um auxílio em troca. Ou pior: nem sequer ouvir um singelo “obrigado”. A ingratidão é uma das características mais terríveis e condenadas na humanidade, pois revela um ato de desprezo e egoísmo.

Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros. Assim, se alguém tem uma atitude positiva em relação a ela, essa pessoa simplesmente considera que o outro não fez mais do que a sua obrigação.

Lidar com alguém assim, portanto, é algo muito difícil, mas não é impossível. Neste artigo, reunimos 6 dicas para que você consiga pôr um fim ao problema. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!

1. Tente colocar-se no lugar do outro

Muitas vezes, as pessoas são ingratas porque simplesmente não têm noção de tudo aquilo que você fez para ajudá-las. Assim, se o seu chefe não gostou do relatório que você entregou, talvez ele não saiba o quanto foi difícil para você redigi-lo. Nem sempre a ingratidão é maldade. Pode ser que ela seja apenas um desconhecimento dos seus esforços.

Além disso, é preciso levantar a possibilidade de que a pessoa simplesmente não está em um dia bom. Você pode ter feito algum agrado para a pessoa, e ela nem ter dado muita atenção ao seu gesto porque estava preocupada com a família, com a saúde com a situação financeira ou com qualquer outra questão mais séria. O estado mental da pessoa no momento pode levá-la a agir com ingratidão, mas essa pode não ter sido a intenção dela, e sim apenas um reflexo de um momento delicado.

2. Mantenha o equilíbrio emocional

Ao fazer algo de bom para outra pessoa, aprenda a não criar expectativas de ver alguma retribuição. Sim, parece injusto pensar assim, mas a vida fica mais fácil quando fazemos a nossa parte sem criar grandes expectativas em relação aos outros.

Além disso, se perceber a falta de gratidão da parte de outra pessoa, evite iniciar um conflito com gritarias e descontrole emocional. Como citamos no item acima, não necessariamente a pessoa agiu por maldade. Portanto, procure manter a calma e a educação, de modo que você não perca a razão que está do seu lado.

Se você lida, por exemplo, com alguém que não reconhece os seus esforços e que reclama continuamente das suas atitudes, respire fundo e jamais dê uma resposta enquanto estiver irritado. Depois, quando estiver de cabeça fria, exponha o seu ponto de vista de forma racional, mostrando todo o seu trabalho e o motivo pelo qual as críticas recebidas não fazem sentido.

3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos

Por falar em conversar com racionalidade, entenda que o diálogo é sempre a melhor maneira de resolver um conflito. Dessa forma, se você estiver chateado com uma pessoa por conta de sua falta de gratidão, encontre um momento e um espaço adequados para conversar de forma franca, sem emoções intensas.

Explique a situação, de preferência utilizando frases em primeira pessoa, como “Eu me senti mal quando percebi que você…”. Evite as frases acusatórias, como “Você fez isso e aquilo”. Dê o benefício da dúvida e permita que a pessoa se explique diante das suas insatisfações.

Lembre-se de que ninguém é obrigado a retribuir uma boa ação ou a pedir desculpas, ainda que sejam gestos nobres. Assim, talvez você consiga se reconciliar com a pessoa, ou talvez ela simplesmente não concorde com o seu ponto de vista. Se assim for, decida entre continuar discutindo a questão ou simplesmente deixá-la para lá e continuar a viver.

4. Estabeleça limites

Muitas vezes, uma consequência clássica da ingratidão é a pessoa que você ajudou “se acomodar” e esperar que você sempre faça isso por ela, sem que ela precise retribuir. Se esse for o caso, defina limites e explique que a ajuda que foi concedida uma vez não se tornará rotina.

Por exemplo, se você lavou a louça da casa onde reside com amigos, explique que aquilo foi um gesto altruísta, mas que, em nome da justiça, seria interessante que todos o fizessem em revezamento, de modo que ninguém fique sobrecarregado. Impor limites pode ser um pouco difícil, como se você parecesse inflexível. Todavia, não tenha esse medo. É melhor lutar por justiça do que acumular funções e ajudar pessoas ingratas que nada fazem para retribuir.

5. Corte relações com quem se recusa a melhorar

Se você foi compreensivo, colocou-se no lugar do outro, tentou esclarecer as coisas por meio do diálogo e impôs limites, mas, mesmo assim, a outra pessoa se recusa a ser mais grata em relação a você, talvez seja uma boa ideia refletir se ainda vale a pena manter esse indivíduo em sua vida.

Se você sempre ajuda um amigo em dificuldades, por exemplo, mas ele nunca faz o mesmo por você, será que essa amizade é justa? Será que vale a pena manter essa pessoa em seu círculo de contatos? Muitas vezes, achamos que algumas pessoas são essenciais para as nossas vidas, mas, na verdade, percebemos que ficamos melhores sem elas.

É claro que, em se tratando de um familiar ou de um colega de trabalho, as coisas ficam mais difíceis, pois, até certo ponto, somos “obrigados” a lidar com essas pessoas. Contudo, podemos limitar esse contato ao estritamente necessário. Não se sinta culpado em eliminar da sua vida pessoas que se recusam a ser gratas com você, mesmo que você já tenha lhes dado inúmeras chances de melhorar. É seu direito.

6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão

Por fim, entenda que cobrar dos outros aquilo que você não é capaz de dar seria algo hipócrita. Portanto, se você se incomoda com a ingratidão dos outros, seja você mesmo o primeiro a expressar gratidão sempre que alguém faz algo de bom em sua direção.

Dê o exemplo e promova uma cultura de gratidão em sua família, em seu círculo de amizades e nos seus locais de trabalho. Um bom exemplo pode ser a melhor maneira de “educar” as pessoas que convivem com você e estimulá-las a refletirem sobre as suas atitudes.

Assim, reconheça os esforços das pessoas, agradeça-as por tudo de bom que fazem e elogie-as por suas características e atitudes positivas. Essa atitude de gentileza e coleguismo poderá ser um incentivo para que mais pessoas ajam dessa maneira.

Lidar com pessoas ingratas é sempre um desafio. Resumidamente, o importante é que você tente compreender o lugar do outro, mantenha o equilíbrio emocional, dê o exemplo e tente resolver a questão por meio do diálogo. Se não conseguir uma mudança de atitude da outra pessoa, talvez o melhor a fazer seja mesmo afastar-se dela o quanto for possível.

E você, querida pessoa, como lida com a ingratidão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!