Nem tudo o que fazemos na nossa vida profissional, especialmente na atualidade, precisa necessariamente ter conexão com experiências anteriores. O que é considerado como carreira atualmente são todas as nossas realizações profissionais, podendo estas estar ligadas a uma única organização, a várias organizações, ou mesmo a nenhuma organização.

A partir disso, entendemos que os novos estilos de carreira são definidos por constantes movimentos, como a troca de emprego e até mesmo de profissão, sem a necessidade de se sentir fiel a nenhum desses.

Essa flexibilidade e essa facilidade em aceitar mudanças nos permitem interpretar de forma diferenciada os acontecimentos da vida profissional. Passamos a enxergar em tudo uma oportunidade para começar de novo, fazer diferente e melhor. Contudo, nem por isso podemos abandonar o planejamento profissional. Neste artigo, você vai entender melhor a importância desse processo e como ele deve ser feito. Continue a leitura e confira!

A importância de planejar

Pode parecer que o caminho para a construção de uma carreira é algo totalmente indefinido e cheio de incertezas. Para que essa percepção não se perpetue, é preciso elaborar um plano de carreira, pois, com ele, você define os seus objetivos na vida profissional e pessoal, os passos que serão dados para chegar aonde deseja e em quanto tempo conseguirá atingir essas metas.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que, nesse planejamento, é necessário contar com as mudanças, que são constantes na carreira de qualquer pessoa atualmente.

Como são muitas as opções a serem seguidas no que diz respeito à carreira, percebe-se a importância do planejamento da vida profissional, que está em constante processo de construção, tanto pelo profissional quanto pela contribuição que a própria organização pode dar.

No entanto, esse apoio que as empresas passaram a oferecer aos seus colaboradores, a partir dos anos 1990, acontece de forma subjetiva. A proatividade do profissional, característica bastante valorizada nesse novo cenário organizacional, é significativa também para a formação do seu horizonte — o que, de certa maneira, isenta cada vez mais a empresa da responsabilidade de estabelecer os caminhos que serão percorridos por ele para construir a sua carreira.

Carreira x organização

As organizações modernas se preocupam em proporcionar o conhecimento e as ferramentas necessárias para que o colaborador se torne líder dos seus resultados. Além disso, elas buscam características como flexibilidade, comprometimento com os resultados, dinamismo e iniciativa.

Assim, a organização incentiva o aprimoramento constante da capacidade cognitiva, do raciocínio lógico e da criatividade dos seus colaboradores, a fim de que eles possam ser cada vez mais independentes, sabendo como agir em todos os tipos de situações, inclusive nas mais adversas.

O profissional, então, passa a ver a organização como forma de adquirir aprendizado e aperfeiçoamento para as suas habilidades, buscando nela o sucesso para a sua carreira. Não é raro que um profissional, percebendo que a empresa não está satisfazendo os seus anseios, sem hesitar, procure o lugar ideal para trilhar as suas metas e para obter crescimento, no que diz respeito à aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento profissional.

5 dicas para um planejamento profissional eficaz

De fato, fazer parte de uma empresa que apresenta planos de carreira é maravilhoso, pois nos ajuda a criar esse planejamento profissional. No entanto, mesmo que você não faça parte de uma organização do tipo, é possível e necessário desenvolver o seu próprio planejamento. Para auxiliá-lo nessa missão tão importante, separamos as 5 dicas a seguir!

1. Conheça a sua vocação e o seu perfil profissional

Em primeiro lugar, você deve definir um objetivo profissional, ou seja, aonde quer chegar na carreira. O que você quer? Ser chefe de um departamento na empresa? Ser especialista em uma função (profissional sênior)? Mudar de área de atuação? Dar aulas? Abrir a própria empresa? Ser freelancer? Conheça a si mesmo e verifique os traços da sua vocação (habilidades, conhecimentos, competências e paixões). A partir disso, defina a sua meta. Sem esse passo, você não conseguirá sair do lugar!

2. Verifique as suas possibilidades de atuação

De que maneira você pode crescer na carreira? Mudando de área profissional? Mudando de empresa, mas no mesmo segmento? Ou permanecendo na empresa atual, mas assumindo novos cargos e desafios? Ainda falando em autoconhecimento, analise se você é mais analista, planejador, comunicador ou executor. Aqui no IBC, disponibilizamos ferramentas para diagnosticar o seu perfil profissional, e isso certamente o ajudará na hora de identificar as suas possibilidades de atuação.

3. Identifique se o seu crescimento será generalista ou especialista

De que forma você pretende progredir profissionalmente? Você pode fazer isso de forma generalista ou especialista. O generalista é aquele que sabe um pouco de tudo em uma área profissional e, por isso, consegue assumir cargos de liderança. O especialista, por sua vez, estuda cada vez mais a atividade que já executa, tornando-se um profissional júnior, depois pleno e, por fim, sênior. Identifique qual desses caminhos tem mais a ver com você para compreender como será o seu crescimento.

4. Capacite-se profissionalmente

Independentemente dos rumos escolhidos nas etapas anteriores, o fato é que você precisará de capacitação profissional. Aqui, estamos falando de cursos, treinamentos, graduações, especializações, aprendizado de novos idiomas e até mesmo de mentorias com profissionais mais experientes, que já alcançaram o objetivo que você pretende conquistar. Verifique se a sua empresa oferece algum tipo de capacitação. Se não oferecer, invista você mesmo nos seus aprendizados. Vale a pena!

5. Mostre-se preparado para novos desafios

Se você fizer sempre as mesmas coisas, sempre da mesma maneira, continuará sempre no mesmo lugar e ganhando o mesmo salário. Portanto, se o seu objetivo é progredir na carreira, converse com os seus superiores e peça para assumir projetos mais desafiadores — desde que você esteja adequadamente capacitado para eles. Mostre-se preparado para crescer e demonstre interesse em progredir. Contudo, lembre-se de estudar antes, OK? Dar o passo maior do que a perna pode prejudicá-lo.

E você, querida pessoa, o que tem feito para a sua carreira deslanchar de vez? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!