Quando determinamos um objetivo em qualquer área de nossas vidas, é muito importante desenvolvermos um planejamento para que o alcancemos. Esse planejamento consiste em subdividir esse grande objetivo em metas menores, que possam ser alcançadas em curto prazo, uma seguida da outra.

Sem colocarmos nossas metas e suas datas no papel, as ideias não saem de nossas mentes, e fica difícil colocá-las em prática. Assim, para organizar seus planos no papel, facilitar sua visualização e te estimular à ação, existe uma ferramenta bastante prática e útil: o planner.

O que é um planner?

O planner é um caderno personalizado em que você pode determinar objetivos para diferentes áreas da vida. Ele possui páginas específicas para cada mês ou semana, facilitando a visualização de suas tarefas num único relance de olhos. Assim, você pode anotar todos os seus compromissos e atividades, sem esquecer-se de nenhuma delas, já que você não as perderá de vista.

Traduzido ao pé da letra, planner significa “planejador”. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de planejamento e organização.

Planner x Agenda

Ao ler as explicações acima, você provavelmente associou o planner a uma agenda. Realmente, eles têm muitas funções em comum, mas também apresentam algumas diferenças.

A agenda é um livro datado, geralmente com uma página para cada dia do mês. Portanto, ela ajuda as pessoas a organizarem e planejarem a execução das tarefas que já possuem um dia específico para acontecer.

PSC

Você também pode fazer isso por meio de um planner. No entanto, ele também permite que você organize aquelas metas ainda sem data definida, como viagens, prática de exercícios físicos e até mesmo sua vida financeira. Se você quiser correr de segunda a sexta pela manhã, pode colocar um adesivo para indicar essa tarefa no período da manhã da semana inteira.

Os dias da semana no planner aparecem divididos nos três períodos: manhã, tarde e noite, para facilitar a visualização de suas tarefas. Você pode personalizar o seu planner da maneira que preferir, por meio de listas, símbolos e adesivos. Assim, num único relance de olhos, você já terá uma noção mais clara de como será a sua semana.

Planner x Celular

Muitos smartphones possuem calendários, agendas e blocos de notas. Se essas ferramentas funcionam para você, tudo bem. No entanto, saiba que o cérebro registra as informações com muito mais ênfase quando nós as escrevemos no papel do que quando as digitamos no celular.

Quantas vezes você criou notas em seu celular e depois se esqueceu de onde as havia arquivado? Com um planner físico, você se lembrará exatamente de onde anotou seus compromissos, pois todas as informações estão reunidas num único lugar. Sem falar que é bastante prazerosa aquela sensação de riscar cada tarefa concluída, não é mesmo?

Tipos de planner por estrutura

Quando for à papelaria à procura de um planner, você se deparará com um conjunto de diferentes opções de tamanhos e estruturas. Existem enormes, médios e até mesmo aqueles de bolso. Além disso, há planners anuais, mensais, semanais e até mesmo sem data. Você precisa identificar aquele que melhor satisfaz as suas necessidades:

  1. Planner anual

O planner anual é o mais completo, pois ele tem todos os meses do ano e todas as semanas de cada mês. Assim, você consegue ter uma visão mais geral sobre todos os seus objetivos. Talvez não seja a melhor opção para quem gosta de detalhar toda e cada tarefa.

Geralmente, esse planner vem também com subdivisões por assunto, como: finanças, alimentação, aniversários, frases motivacionais, enfim, ele é bem completo e divertido de se utilizar. É o planner ideal para quem gosta de se antecipar e definir metas de longo prazo.

  1. Planner mensal

O planner mensal traz uma página para cada mês, como se fosse um calendário de grandes dimensões. Depois de cada mês, há, geralmente, uma página em branco para suas anotações complementares. Cada dia do mês corresponde a um quadradinho da página. Portanto, também não é o planner ideal para anotações grandes, mas sim para compromissos simples, como reuniões.

É ideal para quem tem planos fixos ao longo do mês, como reunião toda terça e toda quinta pela manhã. Depois de registrar os compromissos fixos, você pode adicionar as tarefas pontuais, distribuindo-as ao longo do mês, conforme desejar.

  1. Planner semanal

Provavelmente o modelo mais comumente encontrado no mercado, o planner semanal permite que você visualize a semana inteira quando aberto, em duas páginas. Os dias são divididos em manhã, tarde e noite. A organização do dia pode estar em linhas ou em colunas, como você desejar.

É o planner ideal para quem faz planos em curto prazo e gosta de organizar direitinho como será a semana que está por vir.

  1. Planner sem data

O planner não datado é perfeito para quem tem metas, mas ainda não determinou quando elas serão colocadas em prática. Ele vem com subdivisões de espaços em branco que você pode ou não datar, da maneira que preferir. Ele te oferece total liberdade para fazer listas, colocar fotos, símbolos etc.

É uma boa opção para pessoas sem rotinas fixas, que podem ter períodos agitados e outros muito tranquilos, sem precisar desperdiçar páginas em branco dos planners tradicionais.

Por fim, há também outro modelo de planner que é um pouco mais difícil de ser encontrado, que é o planner trimestral.

Tipos de planner por assunto

Além das tradicionais classificações de planners por estrutura, o mercado também tem desenvolvido planners específicos para cada área da vida. Assim, você pode adquiri-los para a concretização de objetivos específicos. Confira alguns exemplos:

  1. Planner de hábitos

Vamos supor que você deseja mudar seus hábitos, por exemplo: alimentar-se de maneira mais saudável, praticar exercícios físicos ao longo da semana ou desenvolver uma rotina de meditações.

O plano de hábitos possui páginas específicas para você escrever suas metas, definir suas prioridades e monitorar se está realmente conseguindo transformar essas metas em hábitos. Além disso, os modelos podem vir com frases motivacionais e dicas para te fortalecer em sua jornada.

  1. Planner de estudos

O planner de estudos é perfeito para quem está na escola, na universidade, em cursos complementares ou estudando para concursos ou vestibulares. Dividido em dias da semana, com horários, o planner de estudos apresenta páginas específicas para você organizar os estudos de cada matéria ou assunto.

Ele também conta com campos para registrar suas notas obtidas e monitorar seu progresso. O planner de estudos oferece dicas de administração do seu tempo, de modo que você consiga estudar, mas, ao mesmo tempo, respeitar os períodos de descanso, igualmente importantes para o aprendizado.

  1. Planner de empreendedorismo

Para quem está iniciando um empreendimento, o planner de empreendedorismo é uma ferramenta maravilhosa. Nele, você registra o nome de sua empresa, os produtos e serviços que serão desenvolvidos, missão, visão, valores, análise dos ambientes – interno e externo, definição de objetivos, metas por departamento e ainda conta com páginas específicas para o registro dos planos de ação.

O planner de empreendedorismo também oferece cronogramas mensais e espaços para o registro dos resultados obtidos, como metas financeiras.

  1. Planner financeiro

Por fim, outro modelo que é muito importante e tem sido disponibilizado no mercado é o planner financeiro. Ele te ajuda a compreender seus gastos e ganhos, administrar melhor seu dinheiro, poupar, investir e realizar seus sonhos.

O planner financeiro conta com campos específicos para registro de seus rendimentos, contas, orçamento mensal, objetivos, reservas financeiras, gastos essenciais e supérfluos, balanços e questionamentos sobre seus sentimentos e satisfação diante do consumo. Tudo isso para que você não se endivide e ainda consiga alcançar seus objetivos.

Um mar de vantagens

Os planners são ferramentas fundamentais para você que precisa organizar seu dia, sua semana, seu mês e seu ano, planejando antecipadamente todos os seus compromissos. Num único lugar, você consegue administrar seu tempo, sem sufoco e sem se esquecer de nada.

Além disso, já deu para perceber que eles estão disponíveis em diferentes tamanhos, estruturas, formatos e até temáticas específicas. Você ainda pode personalizá-los esteticamente, com adesivos, cores, etiquetas, enfim, tudo aquilo que facilite a organização das informações e ainda deixe seu planner com o seu estilo.

Agora que você já conhece o conceito, as funções, os tipos e as vantagens dos planners, que tal compartilhar essas informações com quem mais possa se beneficiar delas?