Antes de iniciar qualquer atividade de cunho empreendedor, é importante planejar todas as ações. Muita gente se complica, e até mesmo desiste de empreender, porque faltou planejamento de seu empreendimento. Nesse sentido, é preciso definir o plano de negócio e o modelo de negócio, duas coisas que parecem a mesma, mas não são. Vamos compreendê-las melhor.

O planejamento estratégico de um empreendedor precisa passar por quatro fases:

  1. Identificação de oportunidades de negócios;
  2. Elaboração do plano de negócios;
  3. Captação de Recursos (financeiros, físicos, humanos e tecnológicos);
  4. Gerenciamento (medidas para manter e expandir a empresa).

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios corresponde à segunda etapa do planejamento estratégico. Ele consiste num documento bastante detalhado, que tem o objetivo de definir o que é o negócio e quais são os seus objetivos. Esse documento ajuda a reunir informações que permitem ao empreendedor perceber se sua ideia é viável ou não, antes mesmo de sair do papel.

Esse conjunto de dados reduz as incertezas e riscos do negócio (embora seja impossível eliminá-los completamente). Assim, ele viabiliza a gestão e a expansão da empresa, a organização estrutural do empreendimento, as ações de comunicação e a obtenção de recursos.

Quais são as funções de um plano de negócios?

Um plano de negócios apresenta basicamente três funções:

  1. Planejamento: ele ajuda a planejar todas as ações da empresa em âmbito mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e operacional.
  2. Diagnóstico: ele permite que seja efetuada uma avaliação comparada entre o que foi previsto e o que foi realizado, permitindo a execução de medidas para corrigir os desvios identificados.
  3. Financiamento: o plano de negócios é o conjunto de todos os argumentos de que o empreendedor dispõe para captar recursos externos.

O que é um modelo de negócios?

Já deu para perceber que o plano de negócios é um documento bastante extenso e detalhado. O modelo de negócio, em contrapartida, é algo mais simples e conciso, que pode ser redigido em uma única página.

O modelo de negócios é um resumo; contemplando a essência do negócio. Ele explica o que é a empresa, como ela obtém recursos e quais soluções ela oferece à sociedade, sob a forma de produtos ou serviços.

Este documento não é tão profundo quanto o plano de negócios, que inclui planos financeiros, estratégias de marketing, aspectos jurídicos, entre outros itens de maior detalhamento.

Quais são as funções de um modelo de negócios?

O modelo de negócios tem a função de apresentar resumidamente a empresa, explicando como ela capta, produz e entrega valor. Ele costuma ser apresentado de forma mais visual, organizado em quadros, diagramas e organogramas.

O objetivo de um modelo de negócios é muito mais prático, de modo que qualquer pessoa consiga ter uma visão macro do negócio. Por isso, ele deve ser elaborado antes do plano de negócios, que é um longo documento em texto corrido, que aprofunda cada tópico do modelo de negócios.

O modelo de negócios geralmente é elaborado num quadro que, em poucas palavras, resume o que a empresa faz, contendo os seguintes itens:

  1. Parcerias-chave;
  2. Atividades-chave;
  3. Proposta de Valor;
  4. Recursos-chave;
  5. Relações com Clientes;
  6. Canais;
  7. Segmentos de Mercado;
  8. Estrutura de Custos;
  9. Fontes de Renda.

Por fim, outra diferença importante entre o plano de negócio e o modelo de negócio é que o modelo é replicável. Isso quer dizer que várias empresas, mesmo de segmentos diferentes, podem seguir um mesmo modelo. Em contrapartida, o plano de negócios, por ser muito bem detalhado, só pode ser utilizado pela empresa que o elaborou, já que ele contempla dados muito específicos àquela realidade.

Compreendendo melhor as diferenças e a importância destes dois instrumentos, qualquer empreendedor conseguirá planejar melhor suas ações e ser mais bem-sucedido com sua empresa.