O PMO, a sigla para Project Management Office ( Escritório de Projetos), representa a área das empresas responsável pela condução, desenvolvimento e gerenciamento dos projetos. O objetivo deste departamento é garantir que os projetos possam realmente ser executados do modo correto e que estes planos de melhoria realmente agreguem valor e resultado à organização e aos seus setores.
De modo geral as organizações criam projetos, mas não elaboram um planejamento eficiente no que tange a sua execução. Assim, não são definidos com assertividade: as fases, os prazos, recursos, demandas, objetivos e os profissionais e equipes que farão parte do mesmo. Isso além de mostrar uma tremenda falta de organização traz prejuízos à empresa em todos os sentidos.
O PMO atua de modo a evitar exatamente estes problemas ao fazer uma gestão estratégica de pessoas e das tarefas de forma mais eficiente. Para isso, faz uso de metodologias, ferramentas e técnicas que proporcionem o gerenciamento dos projetos em andamento, o acompanhamento dos seus desenvolvimentos, os progressos obtidos e também a correção das falhas.
Diferenciais e Benefícios do PMO
O Project Management Office é um importante aliado das empresas e dos líderes na administração dos projetos importantes porque é voltado especificamente para esta área. Assim, faz uma gestão realmente pautada nos resultados que a organização deseja alcançar e com o prazo e os recursos humanos e financeiros que dispõe.
Entre os seus principais diferenciais e benefícios, destaco – coordenação de custos, recursos, pessoas, tempo, prazos; acompanhamento do desenvolvimento do projeto; análise de riscos; definição de métricas, relatórios de trabalho, avaliação de desempenho; como também execução de melhorias processuais e implementação de métodos e tecnologias que facilitem a realização e finalização dos empreendimentos com sucesso.
Além disso, o PMO trabalha para melhorar os gerenciamentos no que tange um melhor desempenho na elaboração, delineamento e construção dos projetos. Também atua visando dar condições para que melhorias contínuas no que tange à liderança e o posicionamento estratégico da organização possam ser estruturados e realmente possíveis.
Por tudo isso, podemos dizer que o Project Management Office é um poderoso aliado das organizações que desejam se tornar mais efetivas nos resultados de seus projetos. Além de otimizar o trabalho, O PMO também gerencia os recursos, métodos, a qualidade e garante que os profissionais envolvidos estejam plenamente engajados, motivados e focados até o final.
Isso, com certeza, é um fator essencial para que as metas e objetivos organizacionais sejam alcançados. Conheça mais sobre a metodologia e leve seus benefícios para sua empresa também!