o poder das palavras com coaching

andrea crisante o poder das palavras com coaching

Nossas palavras têm poder”. Com certeza você já deve ter ouvido essa frase em muitos momentos ou situações da sua vida, não é mesmo? E ela é realmente um fato. O poder das palavras está na maneira como utilizamos cada palavra, cada expressão, cada frase. Nossas palavras têm o poder de atrair coisas boas ou ruins dependendo da maneira como a usamos, tem o poder de nos fazer ouvidos, de ganhar discussões, de convencer pessoas e clientes, entre outras coisas.

A comunicação é, sem dúvida, uma das habilidades fundamentais para qualquer profissional que busca ascensão e sucesso em qualquer área ou carreira, como também uma das competências mais valorizadas pelas empresas e pelo mercado em geral.

Isso porque tudo gira em torno da comunicação, sem ela é impossível vender um produto ou serviço, conquistar um cliente, apresentar uma proposta, alcançar novos mercados etc. Independente do nicho de uma empresa ou da profissão escolhida, o fato é que saber se comunicar é fator essencial para alcançar resultados em qualquer contexto seja pessoal para manter laços familiares e de amizade, amoroso para estruturar um relacionamento conjugal ou profissional para manter aliados, parceiros e clientes.

Apesar de sabermos que saber se comunicar é uma qualidade essencial para qualquer um de nós, nem todos nascem com esta competência inata. Há sim aqueles que já nascem com o “dom da fala”, sabendo se comunicar de forma eloqüente e se expressando de forma excepcional, mas há aqueles que ainda têm medo de falar em público e precisam de uma “força” para desenvolver esta habilidade.

Desenvolva a sua comunicação através do Coaching

 

Neste sentido o Coaching, melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana pode ser um excelente aliado não só para desenvolver a comunicação em diferentes contextos como também fazer com que indivíduos e profissionais percam o medo de falar em público, seja ao realizar reuniões, apresentações, na hora de lidar com um cliente, manter um diálogo com colegas e familiares entre outras situações.

PSC

Através da utilização de diversas ferramentas, conhecimentos, reflexões, questionamentos, técnicas e dinâmicas, os indivíduos aprenderão como se comunicar, se expressar e utilizar as palavras de maneira assertiva e favorável independente do contexto.

Além disso, o Coaching trabalha de dentro para fora, ou seja, desenvolve primeiro a capacidade de se comunicar de forma pessoal fazendo com que os indivíduos aprendam a perder o medo e a insegurança de falar sobre si mesmos, seus pensamentos, convicções e idéias para depois focar na comunicação externa, ou seja, de pessoa para o mundo.

O Coaching parte do princípio de que tudo precisa ser desenvolvimento primeiro do eu interno para depois ser desenvolvido nos contextos onde estamos inseridos, ou seja, trabalhando primeiro com o self coaching é possível aplicá-lo também na vida social e profissional.

Benefícios do Coaching de Comunicação

 

Confira alguns dos benefícios que o Coaching focado na melhora da comunicação oferece:

  • Desenvolvimento de técnicas de persuasão;
  • Capacidade de negociação;
  • Desenvolvimento da oratória;
  • Aprendizado da linguagem verbal e não verbal;
  • Melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Identificação de pontos fortes e de melhoria no que se refere à comunicação;
  • Domínio do medo de falar em público;
  • Eliminação de comportamentos sabotadores como timidez e insegurança;
  • Desenvolvimento de autoconfiança e autocontrole essenciais para uma comunicação eficaz;
  • Desenvolvimento da capacidade de expressão e convencimento;
  • Desenvolvimento de técnicas de argumentação

E você, sabe se comunicar de forma eficiente? Conhecer outras dicas que podem ajudar quem busca desenvolver esta habilidade? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento.