O imediatismo é um tipo de comportamento que sempre existiu, mas que se tornou mais forte atualmente, em uma época na qual temos acesso a muitas informações em segundos. Com o avanço das tecnologias que otimizaram em grande parte o tempo demandado para realização de várias atividades, de forma geral temos acabamos agindo de forma bastante imediatista, pois podemos nos informar com poucos cliques, saber simultaneamente o que está acontecendo do outro lado do mundo, enviar e trocar mensagens e até mesmo fazer compras e transações bancárias sem precisar nos deslocarmos.

Assim como tudo na vida, ter esse perfil tem o seu lado bom, mas, se for exagerado e desmedido, pode ter consequências nem tão boas assim. Continue acompanhando e saiba como encontrar o equilíbrio em relação ao imediatismo. Dessa forma, conseguirá usá-lo ao seu favor e sem comprometer a realização de objetivos de médio e longo prazo.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Entendendo o Sentimento de Imediatismo

Existe um ditado chinês que diz que se você deseja realizar algo para um ano, deve semear milho. Se o seu plano é para daqui dez anos, pode pensar em plantar uma árvore. Contudo, se tem planos para realizar em cem anos, eduque as pessoas. O que o ditado quer dizer, em sua essência, é que para termos resultados mais consistentes é preciso saber plantar, semear, regar, esperar a árvore florescer para, então, colher seus frutos. Educar as pessoas certamente leva tempo, mas é uma ação que trará resultados muito mais significativos do que se ficasse apenas plantando milho.

O sentimento de imediatismo, de querer tudo para agora, faz com que as pessoas deixem de acreditar que podem alcançar metas mais audaciosas porque elas querem ver resultados imediatos. Nesse sentido, começam a criar metas inalcançáveis em curto prazo como, por exemplo, se alimentar de forma saudável num dia e no outro já desejar ver menos dígitos na balança. Ao perceberem que no dia seguinte nada mudou, muitos desistem e voltam a comer de forma desmedida, por acreditarem que são incapazes de atingir os resultados que esperavam. Na verdade, é claro que conseguem. Para isso, só precisam de um tempo maior para que as mudanças mentais e físicas possam ocorrer.

É importante ter em mente que grandes conquistas exigem esforço, dedicação e paciência de forma proporcional. Não é do dia para a noite que irá conseguir perder os quilos que deseja, aprender um novo idioma, ser promovido no trabalho, educar o seu filho. Tudo isso requer que se dedique diariamente, dê o seu melhor e saiba esperar para ver o fruto do seu esforço aparecer. Lembre-se disso e não permita que o imediatismo te faça desistir dos seus sonhos.

O Lado Bom do Imediatismo

PSC

Embora o imediatismo possa fazer com que a pessoa aja de forma impulsiva e hedonista, focada apena sem atender suas necessidades atuais, se bem catalisado ele pode sim ser utilizado de forma positiva. Esse ímpeto de agir pode ser voltado para atividades que realmente precisam de agilidade. Então, analise a sua vida e verifique as formas mais interessantes de canalizar a sua necessidade de ação imediata. Pagar suas contas em dia, realizar as demandas de trabalho nos prazos, resolver pendências burocráticas, iniciar um projeto que está no papel há tempos, fazer aquele relatório que o seu chefe pediu, enfim, coisas que realmente devem ser feitas o quanto antes e, que acabam sendo prejudicadas quando são postergadas.

Dentro de grupos sociais e também profissionais, uma pessoa imediatista e que toma a frente para agir pode ser bastante útil. Essa característica pode ser extraordinária se for utilizada para as coisas certas e transformada em proatividade. Entretanto, é importante evitar agir sem pensar e sem consultar as pessoas que serão diretamente impactadas pelas suas atitudes. Assim, conseguirá extrair o melhor de si e utilizar o imediatismo para o bem.

Dicas Para Controlar o Imediatismo e Ser Mais Paciente

Depois de conhecer o lado bom do imediatismo, te convido a conferir dicas que vão te ajudar a controlar esse desejo de querer tudo para agora. Através de uma mudança de hábitos e comportamentos é possível desenvolver a paciência e saber aguardar os resultados das suas ações em relação a objetivos que necessitam de mais tempo para acontecer.

1 – Conheça a Razão do Seu Imediatismo

Em uma escala de 0 a 10, o quanto deseja que as coisas aconteçam imediatamente? Agora, saberia me dizer a razão pela qual se sente assim? Se conhecer e entender as motivações que te levam a ser imediatista é o primeiro passo para controlar esse impulso dentro de si. Esse traço de comportamento pode ter diversas razões e a mais comum é a ansiedade, que pode ser contornada através de uma mudança de hábitos e, em outros casos, com tratamento médico.

2 – Comemore as Pequenas Conquistas

Se a sua meta é fazer um curso de inglês para se tornar fluente no idioma, por exemplo, deverá estar consciente de que o objetivo final irá demorar um pouco mais para acontecer. Uma forma de se manter motivado e focado é comemorando as pequenas conquistas que alcançar durante o caminho. Nesse sentido, estipule metas menores dentro da meta maior, então, ao ampliar seu vocabulário ou ter qualquer tipo de avanço nos seus estudos, se alegre e saiba ser grato por cada etapa vencida.

3 – Mentalize a Realização dos Seus Sonhos

Uma forma de se manter focado na busca pela realização de sonhos de médio e longo prazo, é se imaginando nesse estado que deseja alcançar. Esse exercício poderoso se chama Ponte ao Futuro e consiste em imaginar em detalhes como você se sentirá ao viver o seu sonho, o que inclui sentimentos, emoções e todas as outras sensações envolvidas. Dedique-se a esse momento e torne a ideia ainda mais forte em sua mente, assim conseguirá se manter firme no caminho para alcançar o que deseja.

4 – Distraia-se Com Coisas Positivas

Precisa ir ao banco ou fazer qualquer outra atividade em que seja necessário esperar para ser atendido? Leve um livro! Ao invés de passar o seu tempo com raiva e sofrendo porque está demorando para ser atendido, aproveite para fazer algo positivo. Ler é um passatempo maravilhoso que irá te proporcionar conhecimento e te fazer relaxar ao mesmo tempo. Saiba fazer escolhas inteligentes e conseguirá desenvolver a paciência.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Pratique Exercícios Físicos

Manter o corpo em movimento, além de ser positivo para a saúde, irá te ajudar a controlar a ansiedade e tirar o foco das tensões do dia a dia. Escolha uma atividade física que goste e faça dela parte da sua rotina. Você verá como passará a se sentir melhor e viver com mais tranquilidade.

O imediatismo é uma característica que pode comprometer a realização de sonhos que exigem mais tempo para acontecer. Contudo, ao ser direcionado da forma correta, ele pode se transformar em algo positivo, que fará com que use esse traço da sua personalidade ao seu favor. Aprenda a combinar ação, estratégia e foco com paciência e verá que todos os seus sonhos poderão se tornar realidade agora ou mais adiante. Lembre-se disso e saiba esperar o tempo certo!

Copyright: 505763611 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif