Todo mundo sabe que a inveja é prejudicial, crescemos ouvindo isso. Entretanto, muitos não sabem exatamente o motivo para evitar esse sentimento. Assim, acabam se deixando levar por ele, desejando o que é do outro em vez de se concentrar em suas próprias conquistas. Continue a leitura para entender melhor por que deve evitar sentir inveja e saiba o que fazer caso ela surja em seu interior.

Entenda o que é a inveja e como ela pode prejudicar nosso crescimento

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que a inveja não é um sentimento proibido e é natural experimentá-la em determinadas situações. Trata-se de um mecanismo de defesa que entra em ação quando nos sentimos ameaçados, como forma de proteção. Um indivíduo vê que seu vizinho comprou um carro novo, olha para a sua garagem e vê o seu veículo velho estacionado. Então, se enxerga como incapaz de realizar aquele mesmo feito, sentindo-se injustiçado e desejando o que é do outro.

A inveja esporádica faz parte da vida, o problema acontece quando ela se torna frequente e a pessoa entra nesse ciclo de se colocar como incapaz, injustiçada e desejar o que é do outro. Ao fazer isso, ela se exime de qualquer responsabilidade pela sua satisfação e abre mão do seu poder de ação. Ainda citando o exemplo anterior, em vez de se sentir triste pela conquista do vizinho, o indivíduo poderia se motivar para se dedicar e, um dia, comprar o seu carro dos sonhos.

Um aspecto importante a ser citado em relação à inveja é que, em muitas situações, o indivíduo nem sonhava com aquilo que cobiça do outro. Nesses casos, o sentimento está ligado a uma carência e à necessidade de se encaixar, pertencer a um grupo. A melhor forma de entender o que está acontecendo contigo e resolver essas questões internas é se questionar e buscar se conhecer em vez de se culpar por sentir inveja. Renegar um sentimento apenas faz com que ele se fortaleça, prefira sempre acolher para compreender.

7 Dicas para lidar positivamente com a inveja e aprender a gerenciar esse sentimento

Agora que já sabe o motivo pelo qual a inveja pode prejudicar o nosso crescimento, aproveite para conferir dicas bastante interessantes para aprender a gerenciar esse sentimento e lidar com ele positivamente.

1 – Questione-se ao sentir inveja

Sempre que uma pontinha de inveja surgir, se questione para entender o motivo para estar se sentindo dessa maneira. Lembrando que é para manter um diálogo interno leve, sem culpa, portanto, seja compreensivo consigo mesmo. A resposta obtida irá te direcionar em relação ao que deve fazer, se é buscar alcançar determinado feito, se concentrar nos seus próprios projetos, enfim, são várias as possibilidades.

2 – Concentre-se nos seus objetivos

PSC

Em vez de desperdiçar seu tempo e suas energias sofrendo com as conquistas alheias, prefira se concentrar nos seus próprios objetivos. Entendo que parece fácil, mas tudo é uma questão de treino, de não se deixar levar por pensamentos intrusivos de que o outro é melhor, mais competente, mais merecedor. Você também merece realizar seus sonhos e ser feliz, basta que se dedique e mantenha o foco.

3 – Valorize as coisas boas da sua vida

Existe uma citação que diz que a inveja é a arte de contar as bênçãos dos outros em vez das suas. Essa é uma grande verdade, pois todos têm coisas boas pelas quais agradecer, porém, quando você se concentra em invejar as conquistas alheias, deixa de olhar para as suas. Experimente pensar, todos os dias, em pelo menos três motivos pelos quais sente gratidão. Anote-os em um bloco de notas e leia sempre que se sentir inferior em relação aos outros.

4 – Compare-se apenas com o seu eu anterior

Em muitos casos, a inveja é movida pela necessidade de se comparar com os outros, o que nunca é justo, já que cada ser humano tem a sua trajetória. Em vez de se comparar com seu colega de trabalho, vizinho ou a pessoa que segue nas redes sociais, prefira se comparar com o seu eu anterior, para reconhecer o quanto cresceu e evoluiu.

5 – Saiba diferenciar seus sonhos da necessidade de se encaixar em um grupo

Um ponto interessante a considerar quando sentir inveja de alguém é se questionar se realmente gostaria de ter ou viver aquilo ou se é apenas um desejo de se encaixar em determinado grupo. Essa diferenciação é fundamental para que se concentre nas coisas que são realmente importantes para você e evite querer alcançar sonhos que não lhe pertencem. Se conheça, saiba exatamente o que deseja para sua vida e concentre-se nisso.

6 – Comemore suas conquistas

Suas conquistas merecem ser comemoradas, isso fará com que as valorize ainda mais. Você pode fazer isso de diversas maneiras, seja se premiando com algo especial, como um jantar especial, um presente, brindando com familiares e amigos. Essa é uma forma de se forçar a olhar também para as coisas boas da sua vida em vez de focar apenas no que lhe falta.

7 – Aprenda a se alegrar com as conquistas dos outros

Por fim, está o passo que pode parecer mais desafiador de todos da lista, mas que irá te proporcionar uma fantástica sensação de leveza. Existe uma frase de autor desconhecido que tem sido bastante compartilhada nas redes sociais que diz: “Se te faz feliz ver o voo dos outros é sinal que entendeu tudo.”. Essa realmente é uma grande verdade, se alegrar com as conquistas alheias é sinal de grandeza, maturidade e amor-próprio, pois não depende do fracasso dos outros para se sentir bem.

Comemore as conquistas dos seus amigos e familiares, diga a eles o quanto se orgulha de seus feitos. Afinal de contas, é bem provável que eles sintam o mesmo quando é você quem alcança um objetivo, e essa é uma troca muito bonita e positiva para os relacionamentos.

Existe uma citação atribuída a Buda que é curta, mas carrega um forte significado e diz: “Aquele que inveja os outros não tem paz.”. Por isso, escolha viver em paz, se concentrar nos seus objetivos e compartilhar as alegrias com quem ama.

Aproveite para deixar o seu comentário sobre o assunto abaixo e enviar o artigo para os seus amigos!

 

Fontes:

www.prembaba.blogosfera.uol.com.br/2018/02/02/por-que-sentimos-inveja-e-como-se-livrar-desta-sensacao/

www.positivityblog.com/how-to-overcome-envy/