Definir um objetivo significa traçar uma reta entre um ponto A, onde estamos agora, e um ponto B, que representa um estado que desejamos alcançar no futuro. Na teoria, isso é bem fácil de entender. Na prática, porém, percebemos que essa reta é, na verdade, uma sucessão de altos e baixos.

No caminho para o ponto B, surgem diversos obstáculos. Alguns deles são previstos, mas outros surgem sem dar qualquer sinal antecipadamente. Nesses momentos, há quem desista e há quem continue até sair vitorioso. O que faz a diferença é a persistência.

Você é persistente? Entende a importância da persistência em todas as áreas da vida? Não é algo simples de se colocar em prática, mas, neste artigo, você terá uma noção mais aprofundada sobre o significado real dessa importante competência.

O que é a persistência e qual a sua importância?

Se consultarmos um dicionário à procura da definição da palavra “persistência”, encontraremos algo como “constância; qualidade do que dura e resiste”. A persistência é a capacidade que as pessoas possuem de não desistir perante os obstáculos da vida, seguindo em frente diante dos desafios.

Persistir é necessário para alcançarmos nossos objetivos e realizarmos nossos sonhos. Qualquer caminho que tracemos na vida será composto por obstáculos — é assim para todo mundo. Sem um mínimo de persistência, as pessoas desistem constantemente e, com isso, deixam de:

  • Estudar e obter formação na área desejada;
  • Encontrar o emprego dos sonhos;
  • Comprar a casa que tanto desejam;
  • Conquistar a pessoa amada;
  • Fazer aquela viagem especial;
  • Enriquecer;
  • Entre outros.

A persistência é a força que nos motiva e nos permite superar obstáculos para que possamos viver a vida que tanto desejamos.

Os 4 pilares da persistência

PSC

Para que uma pessoa desenvolva a capacidade de persistir em todas as áreas de sua vida, ela precisa reunir 4 poderosos elementos. São eles:

  1. Propósito

Para que uma pessoa seja capaz de superar obstáculos, é preciso, antes de tudo, que ela realmente saiba o que ela quer. Se você se propõe a abrir uma empresa, por exemplo, mas não tem certeza se é uma boa ideia ou se você realmente deseja empreender, as chances de desistir são grandes.

Em contrapartida, uma pessoa que realmente sabe qual é o propósito de suas ações encontra muito mais motivação para persistir. É o caso de uma pessoa que sabe, por exemplo, que abrir sua própria empresa é seu sonho; aquilo que lhe fará verdadeiramente feliz. Com essa certeza em mente, a pessoa será capaz de lidar com toda a burocracia, dificuldades financeiras, contratações, planejamento, estruturação, enfim, todas as etapas desse processo, sem desistir.

  1. Autoconfiança

A autoconfiança é a capacidade que um indivíduo tem de perceber e de confiar em seus talentos, capacidades, habilidades e experiências de vida. O desenvolvimento da autoconfiança depende do autoconhecimento, ou seja, do quanto conhecemos e confiamos em nós mesmos. Uma dica interessante nesse sentido é relembrar-se de todas as dificuldades que já foram superadas anteriormente, pois elas são exemplos de como as suas competências lhe ajudaram na solução dos problemas.

Quando uma pessoa desenvolve a autoconfiança, ela torna-se mais otimista de que será capaz de superar os desafios que surgirem em seu caminho. Sem ela, porém, mais uma vez há maiores chances de desistência.

  1. Resiliência

Mesmo com toda a preparação, propósito e autoconfiança existentes, obstáculos surgem. No entanto, perder a batalha não é perder a guerra, como se diz popularmente. Nessas horas difíceis, é preciso convocar o terceiro elemento da lista: a resiliência.

Resiliência é a capacidade que uma pessoa possui de retomar seu rumo depois de uma dificuldade, ou seja, de levantar-se depois de uma queda. Quando sofremos uma derrota, precisamos aprender com ela para fazer melhor da próxima vez. Os erros que cometemos devem ser encarados como fontes de aprendizado, e não como motivo para perdermos a autoconfiança. Com inteligência emocional, desenvolvemos a resiliência e aprendemos a persistir.

  1. Flexibilidade

Em complemento aos três itens anteriores, é preciso ser flexível em nossa trajetória. Quando traçamos um objetivo, não adianta ser teimoso e ignorar o fato de que as circunstâncias mudam de tempos em tempos. Os indivíduos e empresas verdadeiramente vencedores são aqueles que se adaptam aos novos cenários.

A determinação é importante, mas também é preciso flexibilidade para recalcular a rota, sempre que necessário. Essa mesma flexibilidade também é fundamental para que reconheçamos que ninguém faz nada sozinho e que pedir ajuda é necessário.

Por fim, essa mesma flexibilidade também é importante para admitirmos quando não foi possível alcançar um objetivo. Nesse caso, é hora de partir para a próxima missão, sem perder a motivação.

4 frases inspiradoras sobre persistência

  1. “A persistência é o caminho do êxito” — Charles Chaplin

Essa é, provavelmente, a mais conhecida das frases sobre persistência. Ela é definida como o caminho do êxito, ou seja, o principal elemento para que uma pessoa alcance seus objetivos.

É preciso persistência para conduzir um relacionamento, progredir na carreira, estudar, comprar um carro, realizar uma viagem, educar filhos, emagrecer, adotar um estilo de vida mais saudável, enfim, para absolutamente tudo que desejamos fazer. Sem persistência, ninguém encontra o êxito, pois a desistência é certa.

  1. “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” — Winston Churchill

A frase de Churchill reflete a essência da persistência, especialmente no que diz respeito à resiliência. O fracasso não é o oposto do sucesso, mas apenas um estágio que o antecede. Isso acontece porque é no momento do fracasso que percebemos onde estamos errando e como corrigir esse erro.

Nesse processo de melhoramento contínuo, lapidamos habilidades e acumulamos experiências, o que nos conduz, finalmente, ao sucesso numa próxima tentativa. Por conta desse olhar mais otimista para o fracasso, não é preciso perder o entusiasmo para tentar outra vez.

  1. “A persistência realiza o impossível” — provérbio chinês

Quantas vezes olhamos para um objetivo em nossas vidas e concluímos que ele é impossível de ser alcançado. Realmente, esse primeiro olhar pode ser assustador. No entanto, todo grande objetivo parece mais fácil de conquistar quando o dividimos em metas menores, a serem alcançadas dia após dia.

Quando começamos a agir, de forma organizada e planejada, muitas vezes percebemos que as coisas não são assim tão complexas quanto pareciam à primeira vista. O primeiro passo é sempre o mais importante, e, depois que começamos, a jornada fica mais tranquila. Até mesmo o que parecia impossível torna-se realizável.

  1. “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha” — Confúcio

A pressa é uma grande inimiga de nossas conquistas pessoais e profissionais. Se você determinou um objetivo para si, não se preocupe em resolver tudo num só dia. Esse tipo de pensamento só nos deixa desorganizados, ansiosos e frustrados. A persistência consiste em agir diariamente para o alcance dessa conquista, mesmo que seja um pouquinho por dia.

No fim da jornada, perceberemos que, de pouco em pouco, alcançamos grandes resultados. Que este artigo tenha sido útil para você compreender a importância da persistência e para te motivar em todos os seus caminhos.

Se você gostou das reflexões, deixe seu comentário no espaço aqui embaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares.