É possível separar as pessoas em dois grupos simplesmente ao ver a reação delas quando tropeçam na rua. Há as que ficam envergonhadas, olham para os lados preocupadas com a opinião alheia e xingam o buraco que provocou o tropeço. Em contrapartida, há aquelas que, ao perceberem-se nessa situação constrangedora, começam a dar risadas. Fica aqui a pergunta: qual dos dois grupos é o mais feliz?

Sem questões filosóficas mais complexas, mas pode-se dizer, com alguma segurança, que o segundo grupo lida melhor com as adversidades. Rir é um sinal de bom humor, e rir de si mesmo é especialmente benéfico, pois significa que abraçamos a nossa essência humana, sendo felizes mesmo quando erramos ou “pagamos um mico”, como se diz popularmente.

Mas como podemos desenvolver essa capacidade de achar graça em nossos próprios erros? Selecionamos 8 dicas a seguir. Boa leitura!

1. Procure oportunidades diárias para rir

Para rir de si mesmo, é preciso que você não leve a vida tão a sério. Por isso, antes de achar graça em si, tente achar graça em outras coisas ou em outras pessoas. Exponha-se ao lado “humorístico” do mundo.

Quando foi a última vez que você assistiu a um bom filme de comédia? Que foi a um show de algum humorista talentoso? Que deu risadas com as videocassetadas da televisão? Ou que simplesmente se divertiu ao ouvir as histórias dos seus amigos e familiares? Procure esse tipo de experiência e exercite o riso. Rir faz bem à saúde!

2. Cuide de si mesmo e seja flexível

Encontrar o riso sobre a própria vida exige que você olhe para si mesmo com mais carinho. Cuide de si mesmo e seja mais flexível. Muitas vezes, os pensamentos que temos ao longo do dia sobre nós mesmos revelam que temos uma relação interna complicada.

PSC

“Nossa, como eu sou burro!”. “Estou feia hoje! Ninguém vai se interessar por mim!”. “Esse plano não vai dar certo, não sou inteligente o bastante!”. Se você cultiva esse tipo de pensamento, é melhor rever a sua relação consigo mesmo. Se você ouvisse essas frases da boca de um amigo, ele continuaria sendo seu amigo? Então por que permite que você mesmo seja tão rígido a seu respeito? Seja mais flexível!

3. Desenvolva o otimismo

É sabido que a capacidade de rir de si mesmo é um traço típico das pessoas mais otimistas. Ser otimista não significa ser ingênuo e ignorar os riscos que corremos na vida. No entanto, o otimismo nos leva a perceber que as situações do dia a dia, mesmo as mais problemáticas, podem ser analisadas sob pontos de vista diversos.

Há casos em que batidas de carro em pleno trânsito caótico de São Paulo foram o estressante momento em que duas vidas se cruzaram, se apaixonaram e deram início a uma relação amorosa. Portanto, podemos, sim, lançar sobre os fatos um olhar mais positivo, mesmo quando a aparência geral é de que tudo está dando errado.

4. Não seja tão severo consigo mesmo

Como citamos anteriormente, rir de si mesmo é abraçar a essência humana. Essa essência é marcada por erros, já que nenhuma pessoa é perfeita. Dessa forma, aceite as suas imperfeições. Você deve trabalhar no sentido de melhorá-las, mas também não precisa odiar-se por causa delas.

Todo mundo tem questões de que não gosta em sua personalidade, em sua fisionomia, em certos hábitos e até mesmo em algumas atitudes no trabalho. No entanto, assim como você, todas as outras pessoas também estão lidando com as suas próprias imperfeições. Aceitar-se como é constitui um elemento fundamental para conseguir rir de si.

5. Fique vulnerável sem medo

Estar vulnerável significa correr riscos, sem preocupar-se tanto com o que as outras pessoas vão dizer. As crianças são possivelmente o exemplo mais claro de vulnerabilidade. Elas se expõem ao mundo e aprendem o que é legal e o que não é. O problema é que, na idade adulta, a vergonha e o medo do que os outros vão pensar nos levam a evitar essa vulnerabilidade.

Rir de si mesmo significa achar graça da própria vulnerabilidade e dos muitos aspectos da vida não estão sob o nosso controle. Não vale a pena zangar-se com questões que estão além das nossas capacidades. Todo mundo tropeça na rua, mesmo as pessoas mais precavidas. Portanto, é mais fácil apenas achar graça. Talvez, na hora não seja engraçado, mas, mais tarde, você poderá reexaminar a situação com um humor mais leve!

6. Desenvolva a autoestima

As pessoas que não riem das próprias falhas são exatamente aquelas que são muito severas consigo mesmas. Em geral, são indivíduos perfeccionistas, que dão demasiada importância às opiniões alheias e que odeiam ficar expostos à vulnerabilidade. Esse medo de errar e essa intolerância extrema com as próprias imperfeições são frequentemente reflexos de baixa autoestima.

Por isso, procure desenvolver-se nesse aspecto, aprendendo a gostar mais de si mesmo. Não é porque você tem defeitos que isso anula ou ameniza as suas qualidades. Quanto mais desenvolvemos o amor-próprio e a autoconfiança, mais percebemos que os erros são parte do processo e que podemos rir deles sem o menor problema. A perfeição não existe, mas, enquanto damos o melhor de nós mesmos, podemos achar alguma graça das imperfeições.

7. Estimule o convívio com quem faz você rir

O lado bom de vivermos em sociedade é que podemos aprender muito com as outras pessoas, especialmente com aquelas que são mais diferentes de nós. Por isso, se você é alguém muito sério e que se cobra demais pela perfeição, procure conviver com quem não leva tudo a ferro e fogo, como você.

Isso não quer dizer que você não deve mais se preocupar com nada em sua vida. Contudo, o convívio com pessoas bem humoradas e que fazem aqueles que estão ao seu redor rir é muito benéfico para que despertemos esse lado menos sério dentro de nós.

8. Ria de si mesmo, mas não vire uma piada

Como você pode perceber, rir de si mesmo nas situações embaraçosas pode ser até mesmo um alívio para que possamos lidar com elas com mais facilidade. No entanto, isso jamais deve significar que você parou de levar a si mesmo a sério.

Há uma diferença entre rir de si mesmo de vez em quando e virar uma piada na família, no trabalho ou entre os amigos. É importante ser bem-humorado, mas há um limite entre a graça e a humilhação. Assim, não se coloque em posição de ser zombado pelos outros. Mantenha o respeito por si mesmo e o exija dos demais. Como diz a música de Frejat: “Que você descubra que rir é bom, mas que rir de tudo é desespero!”.

E você, querida pessoa, tem conseguido arrancar boas risadas dos seus próprios momentos embaraçosos? Como lida com eles? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela!