Nada melhor do que relaxar em um happy hour com os colegas de trabalho depois de uma semana estressante na empresa, não é mesmo?

No dia a dia de uma empresa, normalmente os colaboradores têm que lidar com pressões que vêm de todos os lados. É preciso estar atento para trazer resultados, participar ativamente de reuniões, desenvolver projetos, resolver demandas, ter bom relacionamento com clientes internos e externos e colegas e muito mais. A lista é imensa e só contribui para que o cotidiano seja agitado.

Justamente por conta disso, é essencial ter momentos de confraternização promovidos pela própria equipe ou empresa. São nesses momentos que todos podem descontrair, aliviar o estresse e até se conhecer melhor. Continue lendo para saber mais!

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Fazer festa não significa diminuir a produtividade

Antes de qualquer coisa, vou salientar que a participação de uma festa não diminui a produtividade do funcionário. Pelo contrário, a confraternização pode incentivá-lo, pois é um momento de descontração e alívio do estresse. Se você continuar lendo o texto, vai entender mais sobre isso.

Muitas organizações preferem fazer apenas uma comemoração anual ou em datas muito específicas como no aniversário da empresa. Em outras, como no caso do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a minha empresa, fazemos questão celebrar os aniversariantes do mês, por exemplo. Para isso, oferecemos aos colaboradores um momento para confraternizar, fazer um lanche e comemorar o aniversário dos colegas juntos.

Além disso, sempre que o IBC conquista alguma vitória, como a certificação da ISO 9001 (que foi alcançada em conjunto com todos os colaboradores), fazemos uma reunião descontraída para comemorar mais um triunfo. As datas festivas também não são esquecidas, pois todos os anos celebramos a festa junina, o Dia das Mães, o Dia da Mulher e ainda nos divertimos muito no Halloween!

PSC

Ao contrário do que muitos gestores pensam, esse tipo de ação não significa que a empresa vai viver em constante festa. Para que as festas sejam motivadores de um bom trabalho e não apenas “perda de tempo”, é preciso que as áreas de de recursos humanos (RH), gestão de pessoas e departamento pessoal (DP) e eventos trabalhem em conjunto no desenvolvimento de um calendário de comemorações.

Todos esses departamentos vão discutir e coordenar a necessidade ou não de uma festa e como ela deve ocorrer. Cada evento deve ter um propósito alinhado com os objetivos da empresa e este deve ficar claro para os participantes. Afinal, ir em uma confraternização da empresa sem entender o motivo, não tem sentido.

Por exemplo, após os períodos de grandes entregas, é interessante fazer uma festa para que todos possam comemorar a fase que passou. Ou, mesmo durante os momentos de mais tensão, é bacana ter um evento que possa descontrair. Quem sabe até as ideias podem fluir melhor depois de uma pausa.

O que não pode acontecer, seja qual for o motivo da confraternização, é que ela atrapalhe as atividades do dia a dia. Por isso, elas devem ser avisadas com antecedência. Assim, o funcionário pode se programar e adiantar as tarefas.  

O profissional deve se sentir mais confortável para, no começo ou final do dia, sair um pouco de sua estação de trabalho e comemorar sem deixar suas demandas de lado e organização não compromete seus resultados.

Como reflexo dessa cultura e das ações de endomarketing, percebemos que os colaboradores sentem-se mais animados e motivados. Quando a empresa oferece isso, ela demonstra que está atenta a qualidade de vida de sua equipe e que se importa com seu bem-estar. Consequentemente, o engajamento tende a aumentar e o clima no ambiente de trabalho fica muito melhor e mais positivo.

Vantagens de implementar um calendário de confraternização

Cada empresa tem seu próprio modelo de gestão. Algumas são extremamente focadas em resultados e, muitas vezes, esquecem de que seus colaboradores são seres humanos e que precisam ter momentos de descompressão.

No fim das contas, a confraternização serve como uma ferramenta para construir um ambiente onde os colegas podem ficar mais à vontade, interagir, relaxar e se divertir juntos. Por isso, este mecanismo também pode ser uma excelente alternativa para impulsionar a qualidade de vida no trabalho e a motivação de sua equipe.

Implantamos os “Aniversariantes do Mês” no IBC para mostrar que a empresa valoriza seus profissionais e para oferecer nossa homenagem pela data. Deu tão certo que hoje esta é uma de nossas comemorações mais tradicionais. Todos já esperam que chegue o seu mês para serem celebrados e aclamados pela empresa e os colegas também.

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Monitore os seus resultados

Toda a ação exige um acompanhamento dos resultados, não é mesmo? Para acompanhar o efeito de um calendário de eventos, faça um monitoramento da produtividade dos colaboradores antes e depois. É possível que você encontre pontos positivos em relação ao engajamento deles nas tarefas do dia a dia, assim como na aderência à cultura organizacional.

Além disso, faça um acompanhamento dos índices de clima organizacional. Uma empresa que se dedica em trazer um ambiente melhor para o seu quadro de funcionários, também deve se preocupar em medir e acompanhar esses números.

Pense nisso: o trabalho é essencial, mas as horas de relaxamento também são. Do contrário, seríamos máquinas. Trabalhe, tenha foco, estipule metas, mas não deixe os momentos importantes passarem em branco.

Se você for um gestor, celebre seus funcionários, desenvolva um calendário de eventos e dê a eles a oportunidade de descontração e de comemoração dos bons momentos. Como no Instituto Brasileiro de Coaching, tenho certeza de que sua organização vai ganhar muito em produtividade e engajamento. Assim, todos terão ainda mais motivos para comemorar.

Saiba que o primeiro passo você já deu. Afinal, você está lendo este artigo! Agora é só conversar com o responsável da sua empresa. Se preferir, compartilhe esse texto para que ele entenda a importância do seu pedido. Com o tempo, é possível planejar e elaborar um calendário de eventos interessante e que seja adequado com a cultura organizacional da sua empresa.

Experimente e até o próximo artigo!

 

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