O sono é uma necessidade humana, é através dele que as energias gastas ao longo do dia são recuperadas para que tudo possa se repetir na manhã seguinte. Existem pessoas que precisam dormir oito horas por noite para se sentirem bem, outras sete ou nove. Não há regras, apenas é importante ligar o sinal de alerta caso os seus hábitos fujam muito da média considerada normal, que é de oito horas. Outro ponto de atenção diz respeito a sentir muito sono durante o dia, o que pode ser sinal de alguns problemas, continue acompanhando e saiba mais.

Sentir muito sono é normal?

A resposta para esse questionamento é: não, não é natural sentir muito sono, a menos que esteja conscientemente dormindo mal, seja por ter um recém-nascido em casa ou por estar trabalhando até tarde. Nesses casos, sentir sono durante o dia é uma consequência das noites mal dormidas e, mesmo que não seja saudável repetir isso por muito tempo, é o tipo de situação em que a origem é conhecida e, portanto, pode ser facilmente resolvida.

Por outro lado, quando a pessoa está indo se deitar sempre nos mesmos horários, tem dormido dentro da média de horas definida como saudável e ainda assim se sente sonolenta, isso pode ser sinal de vários tipos de problemas, que falarei ao longo do artigo. Por essa razão, é essencial manter-se atento em relação aos próprios hábitos e a como se sente ao longo do dia, pois o corpo envia sinais, mas é preciso estar atento para perceber e ir em busca de ajuda especializada.

7 Motivos pelos quais uma pessoa pode sentir muito sono durante o dia

Se está se sentindo sonolento com frequência durante o dia, veja, a seguir, quais são os possíveis motivos. Lembrando que essas informações servem apenas para te ajudar a entender o que está acontecendo e realizar eventuais mudanças na rotina. Contudo, em casos de doenças, apenas um médico poderá dar o diagnóstico e definir o melhor tipo de tratamento.

1 – Maus hábitos de sono

O primeiro motivo que pode levar uma pessoa a sentir muito sono é o mais óbvio de todos e envolve os maus hábitos, como deitar-se tarde demais ou se levantar muito cedo, não ter uma rotina de horários para dormir, entre outros. É muito importante que todos se mantenham atentos em relação à sua higiene do sono, a fim de identificar possíveis problemas e prezar sempre pela qualidade. Afinal de contas, esse descanso é fundamental para que se tenha energia para desfrutar do potencial que cada um possui.

2 – Problemas alimentares

Parece estranho falar de alimentação quando o tema é sono, mas a verdade é que certos tipos de intolerância podem, sim, gerar sonolência. Se você tem uma sensibilidade a algum grupo de alimento, por exemplo, o sono pode ser um dos sintomas experimentados após a ingestão do mesmo. E esse é um tipo de causa que apenas um médico pode identificar, por isso é tão importante fazer checkups regulares e relatar qualquer alteração ao profissional que te acompanha.

3 – Uso de certos tipos de medicamentos

Existem alguns tipos de medicamentos, como é o caso de antialérgicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, entre outros, que podem causar sonolência. Se você faz uso de alguma medicação e está sentindo muito sono, converse com o seu médico e verifique a possibilidade de trocar de medicação ou mesmo alterar os horários. Contudo, apenas faça esse tipo de mudança sob orientação médica.

4 – Ingestão de substâncias que causam sono

PSC

Existem algumas substâncias que não são medicamentos, mas que são capazes de causar sonolência, como é o caso do maracujá, da erva cidreira, da passiflora e de várias outras. Geralmente, essas plantas são usadas para fazer chás relaxantes, mas em excesso e durante o dia podem dar sono. Por essa razão, é preciso tomar cuidado com as quantidades e preferir fazer os chás no final do dia, para que o efeito relaxante venha na hora certa.

5 – Certas condições médicas

Doenças degenerativas, depressão, transtorno de ansiedade, hipotireoidismo, anemia, entre outras condições também podem causar sonolência. Quando o problema está ligado a um quadro preexistente, o tratamento deve ser focado na origem, por isso, mais uma vez ressalto a importância do acompanhamento médico regular para identificar qualquer condição logo no início e iniciar o tratamento aos primeiros sinais.

6 – Distúrbios do sono

Insônia, apnéia, narcolepsia e pesadelos frequentes são exemplos de distúrbios que podem comprometer a qualidade do sono e, como consequência, gerar a sensação de sonolência ao longo do dia. Para quem não sabe, a apneia é a dificuldade para respirar ao dormir, o que faz com que o sono não seja restaurador. Já a narcolepsia é caracterizada por ataques inesperados de sono, que podem acontecer a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

7 – Ritmo circadiano desregulado

Ritmo circadiano é o nome dado ao nosso relógio biológico, que é o responsável por regular várias funções do corpo humano. Em algumas situações, ele pode se desregular, levando o indivíduo a sentir mais sono do que o normal, mesmo que tenha dormido o suficiente. É um problema comum entre pessoas que viajam para locais com fusos horários diferentes com frequência, pois o corpo acaba não tendo o tempo que precisa para se acostumar.

Dicas para um sono revigorante

Além de procurar ajuda médica, caso a sua sonolência esteja ligada a alguma condição em que isso seja necessário, existem algumas medidas que podem auxiliar a manter uma boa higiene do sono, confira.

  • Mantenha uma rotina do sono, tentando ao máximo se deitar e se levantar nos mesmos horários, pelo menos durante os dias úteis.
  • Verificar a vida útil do seu colchão e também do travesseiro, esses itens têm validade e podem se tornar desconfortáveis ao longo do tempo.
  • Evitar ingerir alimentos de difícil digestão à noite e substâncias estimulantes, como álcool e cafeína.
  • Desacelerar cerca de uma hora antes de dormir, deixando de lado a TV e o celular, pois a luz emitida por esses aparelhos é altamente estimulante e atrapalha o processo de relaxamento.

Já tinha parado para pensar em todas essas possibilidades para sentir tanto sono? Lembre-se que zelar pelo seu descanso é fundamental para que tenha energia para se dedicar às suas atividades e alcançar os seus objetivos.

Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

 

Fontes:

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/7-motivos-pelos-quais-voce-sente-muito-sono-durante-o-dia/

https://www.tuasaude.com/o-que-pode-causar-sono/

Copyright: 1065757685 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes