É fato que o nosso país tem uma série de problemas causados, principalmente, pela corrupção e má administração pública. Contudo, mais do que apenas lamentar, nós podemos, sim, agir para construir a nação que queremos. Por isso, convido você a refletir comigo a respeito do que tem feito para lutar por um Brasil melhor, mais justo e onde todos possam viver de forma digna. Afinal, se cada um fizer a sua parte esse sonho poderá se transformar em realidade.
Contents
10 Atitudes Para Lutar Por um Brasil Melhor e Fazer a Diferença
Confira, a seguir, dez atitudes que você pode adotar no seu dia a dia e, assim, contribuir com a construção de um país melhor. Ao fazer a sua parte, estará, também, passando um exemplo positivo adiante e incentivando outras pessoas a se juntarem nessa fantástica corrente do bem.
1 – Votar de Forma Consciente
O voto é uma ferramenta de grande importância na construção de um Brasil melhor, porque é através dele que escolhemos aqueles que irão nos representar. Portanto, jamais veja o seu voto como apenas mais um e leve a sério o seu papel, pesquisando sobre cada candidato, seu passado e seus projetos. Por mais que uma pessoa próxima te indique alguém, vá em busca de mais informações. Lembre-se de que aqueles poucos segundos que você irá levar para apertar os botões da urna eletrônica irão se refletir em anos de mandato.
2 – Agir Com Honestidade
Cobrar honestidade dos políticos é algo que vemos pessoas fazendo todos os dias, e realmente essa é uma qualidade que nossos representantes precisam ter. Entretanto, será que estamos agindo de maneira coerente em relação às nossas exigências? Furar fila, falsificar atestados médicos, dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, são alguns exemplos de pequenas corrupções que podem ter grandes consequências. Exija, sim, que os governantes ajam com honestidade, mas sem se esquecer de que as suas ações também podem fazer a diferença.
3 – Dar um Bom Exemplo Para as Crianças
As nossas crianças são o futuro do Brasil, por isso, dar um bom exemplo a elas é como plantar sementes que irão dar frutos no amanhã. Por menores que elas sejam, acredite, estão aprendendo com os exemplos que veem, e isso não vale apenas para os pais, mas também tios, avós, familiares, amigos. Ensine aos pequenos desde cedo o que é certo e o que é errado através de palavras, mas, principalmente, através de ações, porque são elas que mais deixam marcas.
4 – Conservar o Patrimônio Público
Como você desfruta dos espaços públicos da sua cidade? Refletir sobre isso é importante porque, de nada adianta exigirmos que os governantes construam melhorias para a população, se não soubermos conservar tudo aquilo que já existe. Algumas atitudes fundamentais incluem: descartar o lixo de forma adequada, não depredar praças, ruas e outros ambientes públicos e, também, denunciar ao ver alguém fazendo isso.
5 – Lutar Por Seus Direitos e Combater Injustiças
Quando você luta pelos seus direitos está, também, lutando por um país mais justo e correto. Então, evite se calar ao presenciar uma injustiça, esteja ela afetando você ou qualquer outra pessoa, tome as medidas cabíveis de acordo com a situação em questão e denuncie. Afinal, como bem disse Martin Luther King, o que mais preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons, por isso, não se silencie.
6 – Buscar Informação de Fontes Confiáveis
Antes de compartilhar qualquer tipo de notícia, esteja ela relacionada à política, saúde ou qualquer outro assunto, procure saber se realmente é verdadeira. Hoje, através das redes sociais, cada um de nós pode ser um veículo de informação com grandes proporções, por isso, é fundamental que veja o seu papel com responsabilidade, principalmente em um ano tão importante para o nosso futuro, em que iremos escolher nossos representantes pelos próximos quatro anos. Pense nisso!
7 – Respeitar as Diferenças
O Brasil é um país riquíssimo em cultura e conta com pessoas dos mais diversos perfis, com suas ideias, crenças, valores e estilo de vida. Isso tudo é maravilhoso e nos permite aprender muito uns com os outros, entretanto, para que isso aconteça, é fundamental que saibamos respeitar o diferente. O outro tem uma religião, visão política, orientação sexual ou opinião diferente da sua? Tudo bem! É perfeitamente possível conviver de maneira pacífica e respeitosa, basta que não se veja o diferente como uma ameaça, simplesmente porque não é.
8 – Realizar Debates Saudáveis
Se você conversar apenas com pessoas que têm ideias iguais às suas, dificilmente irá evoluir. Por esse motivo, saber ouvir aqueles que pensam diferente e realizar debates saudáveis pode ser extremamente enriquecedor. Contudo, é fundamental que todos estejam dispostos a ouvir e a debater de forma respeitosa e sem realizar pré-julgamentos, compartilhando pensamentos ao invés de querer impô-los. Conhecer o lado do outro é maravilhoso e irá te ajudar a agir com mais empatia e respeito.
9 – Unir ao Invés de Separar
Quando o assunto é política, vemos uma grande polarização acontecer em nosso país, principalmente nas redes sociais, em que as discussões são extremamente acaloradas. Muitos transformam a situação em uma partida de futebol, como se fossem adversários quando, na realidade, estamos todos no mesmo time e torcendo pela vitória. Então, ao invés de separar, que tal nos unir para cobrarmos os nossos representantes e lutarmos para construir o Brasil que desejamos?
10 – Passar o Bem Adiante
Por fim, a última atitude que venho compartilhar para que contribua com um Brasil melhor é que coloque todas as outras nove em prática e, assim, passe o bem diante, mostrando a todos ao seu redor que sempre vale a pena ser honesto, respeitar o próximo e agir com empatia, não fazendo com o outro aquilo que não gostaria que fizessem contigo. Assim, se cada um fizer a sua parte, estaremos cada vez mais próximos do país que desejamos viver.
Existe mais alguma atitude que acredita ser importante para a construção de um Brasil melhor? Deixe a sua contribuição nos comentários e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para inspirar mais pessoas a se juntarem a essa corrente de bem pelo nosso país.
Copyright: 354364610 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens