A correria do dia a dia faz com que muitos indivíduos sofram com estresse e ansiedade. Reconhecer quando é necessário fazer uma pausa e dizer “preciso de um tempo pra mim”, é fundamental para que o acúmulo de obrigações não cause qualquer tipo de transtorno de ordem física ou emocional. Desacelerar é um ato de autocuidado e de carinho consigo mesmo, uma medida essencial para recarregar as energias e buscar o equilíbrio. Se está sentindo essa necessidade, continue acompanhando e saiba o que fazer.

Preciso de um Tempo Pra Mim – A Importância de Reconhecer Isso

Um dos fatores que mais leva pessoas a sofrerem com um burnout, que é o nome dado ao esgotamento físico e mental, é o fato de que muitas delas demoram a reconhecer que precisam desacelerar e cuidar de si. Nesse sentido, assumir que precisa de um tempo para você é extremamente necessário e uma atitude que pode ajudar a amenizar as consequências da sobrecarga de obrigações.

Profissionais de diversas áreas, mães, donas de casa, empreendedores e estudantes são alguns dos perfis de indivíduos que mais enfrentam esse tipo de problema em sua rotina. Nesses casos, a autorreflexão entra como um termômetro para medir o grau de esgotamento, a fim de que se possa tomar uma atitude e, principalmente, encontrar formas de reduzir o peso das tarefas diárias.

Mesmo que as obrigações não desapareçam, tirar um tempo para si periodicamente pode ajudar o indivíduo a recarregar as suas energias, se conhecer melhor e, assim, voltar para a rotina revigorado e com uma nova visão sobre a vida. Por isso, reconhecer que precisa fazer uma pausa não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é uma prova de que tem coragem de assumir a sua condição de ser humano que tem necessidades como qualquer outro.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

7 Dicas Poderosas Para Tirar um Tempo Para Si e Encontrar o Equilíbrio

Uma pessoa pode ter vários motivos para desejar tirar um tempo para si, e independente de quais forem as suas razões, saiba que não se trata de uma atitude egoísta, mas sim de uma medida de autocuidado. As dicas a seguir irão te ajudar a ter instantes de tranquilidade para relaxar e se reenergizar. Confira!

1 – Encaixe Atividades Que Gosta na Sua Rotina

A chamada jornada dupla, que inclui trabalho e estudos ou cuidados com os filhos, por exemplo, pode ser bastante exaustiva. Contudo, por mais que o tempo pareça escasso, é importante que se coloque como prioridade e realize alguma atividade que goste pelo menos uma vez na semana. Praticar uma atividade física, ir ao teatro ou cinema, fazer uma massagem, ir ao salão de beleza, são apenas alguns exemplos de coisas que podem te proporcionar momentos só seus.

2 – Peça Ajuda Para Pessoas Próximas

PSC

Os amigos e a família são fundamentais na vida de qualquer pessoa, principalmente quando há essa necessidade de tirar um tempo para si e relaxar. Portanto, não tenha vergonha de pedir e, principalmente, saiba aceitar quando te oferecerem ajuda, pois isso não irá te tornar um profissional, um estudante ou uma mãe ou pai ruim. E mesmo que os seus entes queridos não tenham como assumir todas as suas obrigações, eles poderão colaborar de alguma forma, seja te ajudando com as atividades que forem possíveis ou mesmo te ouvindo e oferecendo apoio.

3 – Evite Cobrar Demais de Si

Além da pressão causada pela grande sobrecarga de afazeres, muitos indivíduos se cobram demais, exigindo de si uma perfeição que, muitas vezes, é impraticável. Por essa razão, evite cobrar demais de si e querer que tudo o que faça seja perfeito. Claro que ter o desejo de ser um bom profissional, ter ótimas notas, dar uma boa educação aos filhos e cuidar da casa com zelo é louvável, contudo, é essencial que as expectativas sejam realistas e partam do princípio de que existe um ser humano ali, que tem necessidades e precisa, também, cuidar de si.

4 – Desconecte-se

Nós somos extremamente privilegiados por termos a oportunidade de desfrutar as maravilhas da tecnologia. No passado, nossos avós jamais imaginaram que um dia seria possível se comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo, fazer transações bancárias e enviar mensagens em instantes através de um aparelho que coubesse no bolso. Entretanto, é necessário saber desfrutar de todos esses benefícios de forma equilibrada, para que tenhamos uma dependência meramente funcional e não emocional. Por isso, quando se sentir sobrecarregado, permita-se desconectar e relaxar.

5 – Reserve Alguns Minutos do Seu Dia Para Si

Todos os dias, programe-se para ter uns minutos apenas para si. Meditar, alongar o corpo, tomar um banho relaxante, ler um livro, escolha algo que faça bem para você e não abra mão disso. Evite sacrificar esse momento quando tiver algo que considera mais importante para fazer, pois o seu bem-estar também deve ser considerado. Por isso, se coloque como prioridade, pois cinco ou dez minutos para respirar e fazer algo por si não irão comprometer a sua produtividade, pelo contrário, irão te dar mais energia para continuar.

6 – Tenha um Dia Sem Rotina

Ter uma rotina organizada é necessário para que possa usar o seu tempo com sabedoria. Contudo, sempre que possível, procure ter um dia sem regras, em que possa acordar sem o toque do despertador, se permitir fazer as refeições calmamente, descansar e fazer tudo em um ritmo leve e suave. Se não for possível agir assim durante um dia todo, como em um sábado ou domingo, por exemplo, se permita ficar mais relaxado pelo menos durante uma manhã ou tarde, para que desacelere e descanse.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Faça Coisas Que Te Motivem

Tirar um tempo para si não inclui apenas descansar e pode envolver, também, fazer coisas que te motivem e agreguem para a sua vida. Dessa forma, evite adiar os planos que tem para fazer um curso, começar a praticar um esporte ou cuidar mais de si. Por mais atribulada que seja a sua rotina, se você se colocar como prioridade dará um jeito de encaixar esses objetivos dentro dela. Tenho a certeza de que essa atitude irá te proporcionar inúmeros benefícios.

Espero que este artigo tenha te incentivado a buscar tirar um tempo para si e transformar isso em um hábito. Afinal, para que seja um bom profissional, filho, amigo, pai ou mãe, é fundamental que esteja se sentindo feliz e em paz consigo mesmo. Por isso, cuide de si com carinho e veja o quanto essa atitude é positiva e transformadora.

 

Copyright: 186123380 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4774344sean