Muitas vagas de emprego contêm a exigência do envio da pretensão salarial, que é o valor do salário desejado pelo profissional, junto com o seu currículo. Esse valor apresentado pelo candidato é uma forma de as empresas fazerem uma seleção prévia de quais valores estão ou não dentro daquilo que a organização definiu como a faixa de remuneração para aquela vaga.

Da parte dos profissionais, especialmente daqueles que estão há muito tempo buscando uma oportunidade de trabalho, o envio da pretensão salarial pode ser verdadeiramente um grande dilema. Como não sabem o que a empresa está disposta a pagar, pode ser que, ao definir um valor “mais elevado”, estejam automaticamente eliminados do processo seletivo.

Do mesmo modo, se apresentam um salário muito abaixo, pode ser que, mesmo passando pelo processo seletivo e sendo contratados, aquilo em curto prazo possa trazer-lhes grande insatisfação no trabalho. Portanto, é preciso pensar em uma estratégia para não sair perdendo em nenhuma das situações e para encontrar realmente um salário adequado ao mercado, à realidade e às competências exigidas do profissional.

Veja, a seguir, algumas dicas essenciais para que você saiba como preencher esse campo do seu currículo, sem perder nenhuma oportunidade com isso. Boa leitura!

COMO APRESENTAR a SUA PRETENSÃO SALARIAL?

Bem, não existe uma regra que valha para todas as situações e organizações. Quando, por exemplo, o profissional precisa muito daquele emprego, normalmente ele está mais aberto a negociar valores. Por outro lado, quando é a empresa que precisa muito do candidato, quanto melhor ele for, maiores são as suas chances de negociar um bom valor, de obter o salário que busca ou até mesmo uma proposta melhor.

Para que você se saia bem na hora de responder a essa tão temida pergunta, veja abaixo o que você deve levar em consideração para poder elaborar uma proposta que seja condizente com o que você deseja e merece e também com o que a empresa espera.

1. ESTUDE O MERCADO

PSC

O melhor caminho inicialmente é estudar o mercado, no sentido de saber qual é a média salarial paga aos profissionais da sua área, sobretudo no cargo para o qual você está concorrendo. Essa pesquisa pode ser feita por meio de uma conversa com colegas da mesma área que você, sem ser indiscreto, é claro. As respostas deles vão começar a esclarecer bem as informações e dúvidas na sua cabeça. Além disso, alguns sites também disponibilizam faixas salariais de cargos. Vale a pena pesquisar.

2. verifique como/QUANTO A EMPRESA COSTUMA PAGAR

Se possível, procure saber quais são os valores pagos atualmente pela empresa para o cargo em questão. Essa é também uma informação que vai ajudá-lo a responder a essa pergunta. Quando se sabe mais ou menos a média de valor que a organização está disposta a pagar de salário para o profissional que vai ocupar o cargo, as chances de ser o mais preciso possível são altamente consideráveis.

3. FIQUE ATENTO àS SUAS NECESSIDADES

Na hora de responder a essa pergunta, é fundamental levar em conta as suas necessidades, bem como os seus gastos e despesas fixas. Esse ponto merece bastante atenção, pois é por meio dele que você saberá de quanto precisa para viver mensalmente. Assim, é essencial que você faça uma lista com as suas despesas, como moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outros, de modo que possa solicitar um salário compatível com o seu estilo de vida.

4. VALORIZE A SUA EXPERIÊNCIA

Geralmente, as empresas costumam levar esse aspecto em consideração na hora de elaborar os seus planos de cargos e salários. Diante disso, em se tratando de um profissional sênior, ele vai ganhar de acordo com as experiências que já obteve no mercado. Para profissionais juniores, por sua vez, a probabilidade é de que recebam o valor mínimo determinado para a sua categoria.

Assim, é importante que você faça uma avaliação das experiências que já teve na sua carreira e as leve em consideração na hora de dizer qual é a sua pretensão no que diz respeito ao salário para ocupar a vaga. Se você vai agregar valor à organização com as habilidades e competências que tem a oferecer, com certeza isso vai justificar o valor que você solicitar.

5. AVALIE O SEU ESTADO ATUAL

Esse é também um item importante, pois, se você se encontra desempregado, o ideal é que a sua pretensão salarial esteja de acordo com a média de salário oferecida no mercado. Entretanto, se você está empregado e encontra-se em negociação com outra empresa, tem condições de pedir um pouco mais. O ideal é ser coerente para que, assim, não sejam perdidas boas oportunidades.

6. tome CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR

É necessário manter o equilíbrio na hora de preencher a pretensão salarial. Não devemos pedir menos do que o mercado está oferecendo, por medo de perder oportunidades e, assim, acabar se desvalorizando. Por outro lado, também não podemos pedir valores exorbitantes, ou seja, que não sejam justos e que estejam fora da realidade do mercado.

Não caia na armadilha de pedir mais, com a intenção de negociar posteriormente, pois as empresas podem enxergar que você não aceitará menos do que ela pode oferecer e acabar nem entrando em contato, mesmo que você tenha a experiência que ela deseja e precisa para o seu quadro de colaboradores.

CHEGOU A HORA DE NEGOCIAR!

Neste processo, também é essencial definir quais são os seus valores e o quanto está disposto a negociar. Por exemplo: se você deseja receber um salário líquido de 3 mil reais (valor final recebido, já com descontos) por mês, a sua pretensão salarial seria de 3,5 mil reais para mais. Mas, desse valor, quanto você estaria disposto a negociar? Você aceitaria receber, por exemplo, 2,8 mil líquidos?

Essa é uma definição que você precisa realmente ter para não fazer uma negociação ruim e acabar fechando um valor que, depois da aplicação dos descontos, não seja compatível com aquilo que buscava e precisa para viver. Portanto, ao ser questionado sobre a sua pretensão salarial, pense bem antes de responder qual é o salário que está buscando. Assim, você não será pego de surpresa depois de ser contratado. Lembre-se disso, avalie bem e boa sorte!

E antes de finalizar, queremos compartilhar com você um vídeo sobre o impacto do dinheiro nas nossas vidas. Dessa maneira, você vai também avaliar com precisão e da melhor maneira possível de que forma pode determinar uma pretensão salarial que também seja compatível com os seus planos de carreira e de vida.

Gostou deste conteúdo? Ele contribuiu e esclareceu as suas dúvidas? Agora você se sente mais preparado e mais seguro para responder a essa pergunta tão temida dos processos seletivos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 712767130 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes