Você, com certeza, já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, não é? Mas você já percebeu como esta frase não se aplica apenas à vida pessoal, mas à profissional também? Daí a importância de sempre ter bastante cuidado com a imagem que você passa aos outros, seja dentro ou fora do ambiente organizacional.
Pesquisas mostram que são necessários apenas três segundos para formar a primeira impressão sobre uma pessoa, e os aspectos que mais influenciam esta impressão são: visão do conjunto da imagem, desde o vestuário até a postura (25%), a voz (18%), as palavras (14%) e a linguagem corporal (10%).
Neste sentido, vale refletir: como as pessoas te veem no ambiente de trabalho? Você acredita que sua postura condiz com o seu trabalho? De 0 a 10, que nota você daria para sua própria imagem? Você acredita que se veste de forma adequada? Suas vestimentas estão de acordo com o cargo que ocupa na empresa? Você costuma reparar na imagem de seus colegas de trabalho?
Manter uma boa imagem pessoal e organizacional é fundamental para qualquer profissional que busca destaque. Isso porque um bom marketing pessoal demonstra credibilidade e gera confiança, respeito por parte dos colegas e superiores.
Como criar uma boa imagem pessoal e organizacional
Confira alguns dos principais cuidados para manter uma boa imagem pessoal e organizacional:
- Conheça seus pontos fortes e seus pontos que precisam de melhoria;
- Desenvolva habilidades e aperfeiçoe competências;
- Esteja em constante desenvolvimento;
- Tenha objetivos e metas bem definidas;
- Faça um plano de carreira;
- Dê seu melhor e entregue sempre bons resultados;
- Respeite a empresa e os seus colegas de trabalho;
- Seja simpático e solícito com as pessoas sempre que possível;
- Assuma riscos e responsabilidades;
- Estimule sua criatividade;
- Não tenha medo de falar e contribuir com novas ideias e sugestões;
- Mantenha uma comunicação clara e objetiva, fuja das gírias e jargões;
- Mantenha uma postura profissional condizente com o seu cargo;
- Seja pontual e cumpra com seus horários de trabalho;
- Vista-se adequadamente, de acordo com o ambiente de trabalho;
- Cuidado com o uso do celular, redes sociais e ligações pessoais durante o expediente;
- Seja ético e respeite as normas da empresa;
- Não fale mal de seus colegas e fique longe de fofocas;
- Aprenda a ouvir mais e falar menos;
- Estabeleça relações cordiais com as pessoas na empresa;
- Mantenha bons hábitos;
- Seja agradável com os outros;
Essas dicas foram úteis para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!