Tashatuvango/© Depositphotos.com Não Julgamento, Foco e Tarefas – são os 3 princípios que norteiam o processo de Coaching

 

Esses são os conceitos que eu, José Roberto Marques, venho desenvolvendo ao longo de todos esses anos como facilitador do processo de evolução de tantas. Essas pessoas, por sua vez, passaram pelas minhas formações e de todos os trainers do Instituto Brasileiro de Coaching e ousaram ir além.

Estes princípios absolutos do Coaching sempre estarão em alguma forma, presentes nos textos que publico diariamente em meus sites e blogs. O objetivo, com isso, é que você leitor possa compreender um pouco melhor a forma como cada um deles está vinculado à profissão do Coach e também à conquista de resultados extraordinários tanto na carreira como na vida pessoal.

O Coaching é um processo único, totalmente diferente de outros tipos de metodologias que vemos por ai. É ao mesmo tempo simples e complexo, luz e sombra, pois é feito de um ser humano para outro ser humano , que juntos, somam uma terceira pessoa ainda mais empoderada e maravilhosa.

Por isso, vamos conhecer os 3 princípios que guiam esta ciência de desenvolvimento humano e aceleração de resultados e que tem trazido resultados surpreendentes e duradouros a coaches, coachees e todos que ousam ir além em suas vidas.

Os 3 Princípios Absolutos do Coaching

Suspenda Todo Tipo de Julgamento

PSC

A ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças satisfatórias na nossa vida e na vida dos outros. Independente do que acontecer num processo de Coaching, a regra sempre será: suspenda todo tipo de julgamento.

Foco no Futuro (Estado Desejado)

Coaching é uma abordagem orientada ao futuro, à conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras. Esse é seu grande diferencial, foco no estado desejado, onde o cliente está e o que é necessário fazer e acontecer para ele chegar onde quer.

Ações (Tarefas)

O conhecimento nos inspira a mudar, a prática nos leva a transformar. Coaching só é Coaching se houver ações específicas constantes no sentido de alcançar os objetivos determinados. Entrar em ação significa ir além.

Independe de estar vivenciando ou não por uma processo de Coaching, estes três princípios podem e devem ser utilizados em seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida, seus relacionamentos interpessoais, a comunicação e os sentimentos de respeito e compaixão por si mesmo e pelo próximo.

Experimente colocar o não julgamento em prática. Experimente olhar para seu futuro e definir agora como gostaria de estar daqui a 10 ou 20 ou 30 anos. E por fim, comece a agir agora para que seus sonhos, metas e objetivos se realizem realmente. Lembre que você possuiu um poder infinito e que suas realizações só dependem de você! Permita-se!